Iniciamos o dia rumo à ilha Robben. Situada a sete kilómetros da Cidade do Cabo, a prisão da Ilha Robben, declarada Património Mundial pela UNESCO, albergou, durante os anos coloniais e do apartheid, vários prisioneiros políticos africanos, incluindo Nelson Mandela. Vamos ter oportunidade de conhecer a prisão, numa visita guiada por antigos prisioneiros, e perceber melhor aquele período negro da história da África do Sul.
Já de volta ao porto, seguiremos a marginal V&A Waterfront, conhecida como o coração turístico da Cidade do Cabo, um dos locais mais visitados de África e certamente um dos mais animados, com inúmeros hotéis, restaurantes, lojas e locais de entretenimento. Aqui poderemos, por exemplo, conhecer a praça Nobel, com as estátuas dos quatro sul-africanos galardoados com o Prémio Nobel da Paz.
E porque a identidade de um país também é composta por arte contemporânea, vamos conhecer o Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (Zeitz MOCAA), um museu público de arte contemporânea que acolhe, preserva e exibe arte africana do século XXI.
Terminamos o dia com uma vista panorâmica de tudo aquilo que visitámos ao longo do dia, e mais ainda. Do alto da roda gigante, Cape Wheel, vamos, durante 15 minutos, desfrutar das vistas deslumbrantes do mar e das montanhas circundantes, incluindo a Table Mountain e a Ilha Robben.