Situada no porto, a marginal V&A é o coração turístico da Cidade do Cabo e um dos locais mais visitados de África. Oferece vistas deslumbrantes do mar e das montanhas circundantes e grande animação, com inúmeros hotéis, restaurantes, lojas e locais de entretenimento.

Depois de um passeio pela V&A, embarcamos rumo à ilha Robben. Situada a sete kilómetros da Cidade do Cabo, a prisão da Ilha Robben, declarada património mundial pela UNESCO, albergou, durante os anos coloniais e do apartheid, vários prisioneiros políticos africanos, incluindo Nelson Mandela. Vamos ter oportunidade de visitar a prisão e perceber melhor aquele período negro da história da África do Sul.

À noite vamos ter o privilégio de jantar com Lionel Davis, antigo prisioneiro político que esteve preso na Ilha Robben entre 1964 e 1971 e em prisão domiciliária até 1976. Lionel trabalhou durante muitos anos no Serviço Educativo do Museu da ilha Robben e atualmente, além de prosseguir atividades artísticas, dedica-se a projetos comunitários, a dar palestras e a orientar visitas à ilha. Com ele vamos ter a oportunidade de conversar sobre o apartheid, a luta dos prisioneiros políticos contra o regime e a sua vida na prisão.