Hoje regressamos à Cidade do Cabo, onde começaremos o dia com uma visita ao Museu da Escravatura, mais uma excelente oportunidade para aprendizagem e reflexão sobre a história dos povos e direitos humanos.

Seguimos depois para Company Gardens, um parque e património lindíssimo estabelecido em 1652 pelos colonos Holandeses, cujo objetivo era cultivar produtos para reabastecer os navios ao redor do Cabo. Passaremos pelos portões de ferro fundido, e entrar na magia e beleza da herança deixada pela natureza e preservada pelo Homem, encontrando, também, a pereira mais antiga da África do Sul.

A aprendizagem não termina aqui, e avançamos para o Museu District 6. Este museu visa preservar a memória do antigo Distrito 6, um bairro tradicionalmente negro que em 1966 foi declarado área exclusiva de brancos. O museu alberga uma impressionante coleção de materiais históricos, livros, fotografias, registos audiovisuais e placas de ruas outrora pertencentes ao Distrito 6.

À noite vamos ter o privilégio de jantar com Christo Brand, antigo guarda prisional que conviveu durante muitos anos com Nelson Mandela e do qual ficou amigo. Escreveu o livro “Nelson Mandela – Meu Prisioneiro, Meu Amigo”. Verdadeiro documento histórico vivo, dele vamos ouvir vários dos episódios que marcaram a sua convivência com Nelson Mandela. Uma oportunidade única para conversarmos sobre o apartheid, a vida dos prisioneiros políticos e a complexidade da natureza humana.