Roménia

GERAL A região florestal da Transilvânia, situada na zona central da Roménia, alimenta desde sempre a curiosidade e a imaginação dos viajantes. Com uma beleza natural deslumbrante e muito preservada, repleta de castelos góticos, igrejas fortificadas e cidades medievais, povoada de lendas e personagens misteriosas (como o famoso Drácula!), é um dos locais mais bonitos da Europa e um verdadeiro mergulho no passado. Vamos ter a oportunidade de usufruir de tudo isto, de conhecer de muito perto as histórias, tradições e modo de viver desta região maravilhosa, ao mesmo tempo que poderemos ajudar as populações locais a melhorar as suas condições de vida. Uma simbiose perfeita que vai fazer desta viagem uma experiência inesquecível.

Voluntariado

O voluntariado vai consistir, sobretudo, no desenvolvimento de trabalhos de construção, renovação ou embelezamento de estruturas comunitárias. Vamos trabalhar onde fizermos mais falta:  em escolas, parques infantis ou outros espaços públicos. O trabalho será  supervisionado e adaptado à faixa etária dos voluntários. Vamos também participar num campo de férias para crianças desfavorecidas da região. Aqui, os participantes com idades entre os 12 e os 14 anos serão envolvidos nas diversas atividades do campo, facilitando a sua dinâmica e ajudando na integração das crianças e no seu domínio do inglês. Os participantes mais velhos vão ajudar na planificação e dinamização das atividades. Para todos, será uma excelente forma de treinarem a sua capacidade de entrega, de adaptação e de relacionamento interpessoal.

Cultura e Aventura

Durante duas semanas vamos mergulhar profundamente nas magníficas paisagens e na riquíssima tradição cultural da Transilvânia. Vamos conviver de perto com os seus habitantes, aprender um pouco sobre a língua, a música e a dança e as tradições locais, fazer pão e queijo e conhecer outros aspetos da vida rural da região, naquilo que será quase uma viagem ao tempo dos nossos avós. E porque a Roménia é conhecida pela sua beleza natural, história e lendas, vamos apreendê-las da melhor maneira: aventurando-nos em lagos, montanhas e desfiladeiros, visitando um santuário de ursos, igrejas fortificadas, fortalezas e castelos. Andar de charrete, soltar a adrenalina num parque de aventuras e fazer rafting no rio também farão parte de uma viagem que tem tudo para ser inesquecível.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada a Roménia

    Chegámos à Roménia! Vamos ser recebidos no aeroporto e conduzidos ao nosso alojamento, onde nos espera um jantar de boas vindas e uma boa noite de sono.

  • Dia 2Orientação

    Hoje teremos uma sessão de orientação inicial, onde serão abordadas diversas questões logísticas, de segurança e culturais, o que nos vai ajudar a compreender e interagir melhor com a população local. Vamos também ter uma aula de húngaro (a principal língua da região) e dar um passeio pela cidade.

  • Dia 3Voluntariado e Parque Balu

    Durante a manhã vamos ter uma sessão de orientação geral sobre o projeto de voluntariado e as suas questões de segurança. Depois do almoço, poderemos finalmente pôr mãos à obra e começar a trabalhar nos nossos projetos. Mas o nosso dia não termina aqui, e vamos rumar ao Parque Balu. Trata-se do parque de aventura mais antigo do país, localizado nos Cárpatos Orientais, nas profundezas dos pinhais da poderosa montanha Harghita, onde encontraremos aventura, diversão, adrenalina e, acima de tudo, uma experiência inesquecível.

  • Dia 4Voluntariado e cultura popular

    De manhã, voltamos arregaçar as mangas! De tarde vamos conhecer um museu local de cultura popular, localizado num antigo castelo, onde teremos a oportunidade de nos encontrarmos com voluntários locais no âmbito do clube de Inglês.

  • Dia 5Voluntariado e vida rural

    Hoje dedicamos grande parte do dia ao projeto de voluntariado. Depois, seguimos para mais algumas experiências de vida rural: vamos, literalmente, pôr a mão na massa e fazer um delicioso pão caseiro. Teremos ainda oportunidade para visitar um genuíno celeiro local, onde vamos poder ver de perto alguns animais.

  • Dia 6Voluntariado e montanha de Csíksomlyó

    Tal como ontem, iremos dedicar-nos ao projeto de voluntariado praticamente o dia todo. A meio da tarde faremos uma caminhada pela sagrada montanha de Csíksomlyó. A montanha de Csíksomlyó é um destino conhecido por muitos peregrinos, cujo objetivo é reverenciar a milagrosa estátua da Virgem Maria, acolhida pela igreja franciscana do distrito. Não existem registos escritos da construção e da história da estátua mas, devido ao seu estilo, julga-se ser uma obra renascentista da Europa Central. Por aqui iremos, ainda, experimentar água com gás diretamente da sua fonte natural, e visitar uma horta franciscana.

  • Dia 7Voluntariado, cavalos, charrete e um pé de dança

    Hoje continuamos a dedicar-nos ao projeto de voluntariado. Depois, vamos andar de cavalo e de charrete, seguido por um autêntico banho musical popular. Ao som de uma banda ao vivo, iremos cantar e dançar folclore húngaro num celeiro local.

  • Dia 8Campo de férias e queijo

    Hoje conhecemos o novo projeto que nos propusemos integrar: o campo de férias. Aqui vamos, de diversas formas, ajudar a dinamizar as atividades, a integrar as crianças e a reforçar o seu nível de inglês. Depois rumamos a uma vila próxima, onde iremos aprender a fazer um maravilhoso queijo.

  • Dia 9Campo de férias e rafting

    De manhã, regressamos ao campo de férias. À tarde é tempo de aventura e adrenalina com rafting no rio!

  • Dia 10Voluntariado e Lago Santa Ana

    Hoje despedimo-nos dos projetos em que participámos nos últimos dias. Depois de uma sessão de debriefing e partilha de experiências, partimos para um passeio no Lago Santa Ana, o único lago vulcânico da Roménia, uma reserva natural, geológica e floral. Encontra-se no local da mais recente erupção vulcânica na Europa Oriental, que teve lugar há várias dezenas de milhares de anos. O lago está rodeado por uma paisagem de cortar a respiração.

  • Dia 11Lago Vermelho, desfiladeiro Békási e montanha Cohárd

    Hoje espera-nos um dia cheio de aventura e mistério. Seguimos para os Cárpatos Orientais, onde iremos encontrar o maior lago natural de montanha na Roménia. O Lago Vermelho, também conhecido pelo Lago Killer, é conhecido pelo seu ambiente sombrio e misterioso, pois nele se encontram restos de uma floresta inundada, reflexos dos bosques e da montanha Cohárd e uma cor avermelhada vinda das águas de Vereskő. A caminhada continua pelo desfiladeiro Békási, com os seus imponentes penhascos e estradas serpenteadas.

  • Dia 12Santuário do Urso, Fortaleza Rasnov, Igreja Fortificada e Brasov

    Hoje começamos o dia com uma visita guiada a um santuário de ursos, o Libearty Bear Sanctuary. Trata-se de uma floresta de 69 hectares que acolhe mais de uma centena de ursos e constitui o maior projeto de bem-estar animal da Europa. Depois, mais uma viagem no tempo. Seguimos para a Fortaleza de Rasnov, localizada no topo de uma colina. Sabe-se que a fortaleza foi construída pelos Cavaleiros Teutónicos como proteção contra a invasão dos Tártaros e posteriormente ampliada pela população saxã local.Vamos depois visitar uma das várias igrejas fortificadas da região, património mundial da UNESCO. Partimos, por fim, rumo à pitoresca cidade medieval Brasov, onde iremos conhecer alguns dos mais icónicos monumentos do país e pernoitar num simpático e acolhedor hostel.

  • Dia 13Castelo Peles e partida

    Estamos a chegar ao fim da nossa viagem, mas antes de partir e seguir rumo ao aeroporto, uma última paragem: Castelo Peles. Situado no sopé das montanhas Bucegi, o Castelo Peles é considerado uma obra-prima da arquitetura nova-renascentista alemã, e um dos castelos mais impressionantes da Europa. A sua arquitetura, o seu conforto, as áreas de lazer de que dispõe e a sua decoração elegante e luxuosa fizeram dele um dos refúgios favoritos da família real até 1947. Rumamos por fim ao aeroporto para regressarmos a casa. Saídos desta viagem ao passado, chegamos a Portugal repletos de histórias misteriosas, emoções e aprendizagens para partilhar, mais crescidos, autónomos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Transfere de e para o aeroporto
    • Todas as atividades mencionadas
    • Todas as refeições
    • Alojamento
    • Certificado de participação
    • Seguro
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Voos (a partir de Lisboa)
    • Refeições e atividades não mencionadas
    • Atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação

LÍDER DA VIAGEM

Catarina Anastácio | SÓCIA FUNDADORA

O grupo será acompanhado por Catarina Anastácio. Mãe de 3 filhas adolescentes (14, 17, 19), grande amante (e praticante!) de viagens e fundadora da EarlyBird. Já acompanhou grupos de earlybirds em programas na Costa Rica, África do Sul, Vietname e Quénia e todas elas foram experiências fantásticas que jamais esquecerá. É com muito entusiasmado que este ano rumará à Roménia, país que adora!

ALOJAMENTO

Vamos ficar alojados num hostel ou similar, próximo do local onde iremos desenvolver os projetos de voluntariado. Os participantes ficarão em quartos partilhados unissexo, simples mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Vamos ficar alojados num hostel ou similar, localizado próximo do local onde iremos desenvolver os projetos de voluntariado.
Os participantes ficarão em quartos partilhados unissexo, simples, mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável.
Roménia, Harghita, em particular, é um local seguro e pacífico. Os nossos parceiros locais, responsáveis por toda a logística, são organizações de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumprem todos os requisitos de qualidade e segurança. Os participantes viajarão sempre em transporte privado e contarão com acompanhamento permanente, quer do líder português, quer de staff local. No primeiro dia de estadia serão dadas aos participantes diversas indicações sobre questões de segurança, que estes deverão cumprir.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem levar consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas, há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e encarregados de educação, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela Early Bird.
No caso da Roménia, não é em regra necessário a realização de uma consulta de viajante. Trata-se, contudo, de uma decisão da responsabilidade dos encarregados de educação, em função, nomeadamente, do perfil do participante.
Todos os transportes necessários durante o programa, incluindo a ida de e para o aeroporto, será feito em veículos privados devidamente licenciados.
Mediante a sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante algumas das atividades, por breves períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 10 a 14 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de inscritos seja superior, o grupo poderá terá um segundo líder ou um líder júnior.
Os participantes devem levar consigo um telemóvel para comunicação com os pais, com o líder e com os restantes participantes no programa. No entanto, salvo indicação em contrário, os telemóveis deverão estar desligados: 1) Durante as deslocações nos aeroportos; 2) Durante a realização das atividades; 3) Durante as refeições; 4) Sempre que, por razões de segurança, de dinâmica do grupo ou outras, o líder assim o entender. Relativamente à comunicação com os pais, a EarlyBird aconselha a que a mesma seja reduzida ao mínimo, para facilitar a integração no grupo, a imersão no programa e a otimização dos inúmeros benefícios que o mesmo gera.

Programas 2023

Vem voar connosco!
Vietname

Cultura e Paisagens do Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, quer através de trabalhos diversos de construção quer da interação com as crianças locais – uma oportunidade de enriquecimento e crescimento para todos -, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.