Irlanda 2023

A crescente preocupação com a sustentabilidade e ação climática por parte dos mais jovens foi o mote para a 1ª edição deste programa que se vai realizar na Irlanda. Vamos rumar a Cork, cujas casas coloridas lhe dão um encanto muito especial, e a Slane, uma pitoresca vila conhecida pelo legado histórico. Os participantes vão, em conjunto com organizações locais de proteção do ambiente, realizar diversas atividades de proteção da biodiversidade e partilhar ideias com ativistas climáticos. Ao mesmo tempo vão mergulhar a fundo na cultura irlandesa e visitar algumas das seus mais emblemáticos monumentos e paisagens.

Voluntariado de grupo na Irlanda natureza ambiente sustentabilidade Earlybird

Voluntariado

Durante os próximos dias teremos oportunidade de pôr as mãos à obra em diversos projetos relacionados com a sustentabilidade, a biodiversidade e as alterações climáticas através da colaboração com organizações ambientais e workshops com ativistas climáticos. Vamos desenvolver projetos ligados à importância das abelhas e polinização, e aprender de que forma podemos evitar uma situação de perigo para estes animais. Vamos também limpar praias, criar espaços verdes e cuidar da manutenção de espaços públicos. A nossa ajuda fará toda a diferença!

Programa de voluntariado de grupo jovens 2023 Earlybird

Aventura e cultura

Vamos ter a oportunidade de conhecer a fundo a cultura irlandesa, através de visitas a locais icónicos do país e da interação com locais. Vamos conhecer um castelo do século XVIII, um mosteiro do século VI, cuja prisão era a maior do Reino Unido, as cidades de Dublin e Cork, o Parque Nacional Killarney (classificado pela UNESCO), a Giant's Causeway e Dark Hedges, famoso pelas filmagens de Game of Thrones! Vamos ainda participar em diversas atividades, como jogos gaélicos ou aprender culinária local. Serão 13 dias cheios de atividades e sempre com foco num mundo melhor.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada à Irlanda

    Hoje partimos de Lisboa, com destino à Irlanda. À chegada ao aeroporto, seremos recebidos pelo nosso parceiro local, que nos encaminhará para o local do projeto - Cork. À noite, teremos um encontro de boas-vindas.

  • Dia 2Orientação, voluntariado e centro de proteção de colmeias

    Hoje começamos o nosso dia cedo, com uma orientação matinal sobre como será o nosso trabalho nos próximos dias. Vamos aprender sobre que tem sido realizado pelas organizações locais na proteção das abelhas em extinção, designadamente a plantação de espécies que promovem a polinização e proteção dos habitats das abelhas e outras espécies. Após o almoço, começamos a nossa atividade junto das organizações que nos acompanharão nos próximos dias. Ao final do dia, rumamos até a um centro de proteção de colmeias, onde as abelhas urbanas conseguem estar protegidas e a produzir mel.

  • Dia 3Voluntariado e jogos gaélicos

    Hoje retomamos o nosso trabalho junto das organizações locais. Após o almoço, vamos praticar jogos gaélicos em equipa (Futebol, Hurling, Camogie, Handebol e Rounders). Segundo a mitologia irlandesa, os Tailteann Games, como eram chamados, foram fundados pelo deus Lugh Lámfada como uma homenagem à sua falecida mãe de criação, a rainha Tailtiu. São uma componente muito importante da cultura e nacionalismo Irlandês.

  • Dia 4Voluntariado e Ilha Spike

    Continuamos a trabalhar em prol da biodiversidade e da sustentabilidade! Após o almoço, vamos até Cobh, onde iremos apanhar um ferry para a Ilha Spike. Vamos visitar um mosteiro do século VI, a maior prisão do Reino Unido, explorar os túneis, enquanto ouvimos todas as histórias sobre os acontecimentos fascinantes que aconteceram neste local!  

  • Dia 5Voluntariado

    Hoje continuamos nos nossos projetos ambientais e de sustentabilidade. Teremos a oportunidade de conhecer uma organização que produz mel caseiro e cuja ambição passa por educar as comunidades acerca do trabalho fantástico que fazem estas abelhas, os seus papéis dentro das colmeias e a da importância que têm as abelhas no nosso planeta. Após um delicioso almoço, retomamos o trabalho, desta vez a limpar a praia. À noite, provamos fish & chips.

  • Dia 6Parque Nacional Killarney

    Hoje partimos cedo até à estação de comboios, para irmos até ao Parque Nacional Killarney, cuja classificação da UNESCO se deve à grande diversidade de espécies aqui encontradas. Vamos poder conhecer melhor este local único e aproveitar as vistas das montanhas MacGillicuddy Reeks e os seus lagos. Vamos passar o dia em atividades interativas e aprender mais sobre as espécies, biodiversidade e sustentabilidade.  

  • Dia 7Voluntariado

    Hoje despedimo-nos dos nossos projetos em Cork. Vamos ter saudades! À tarde, encontramo-nos com alguns ativistas para partilhar e discutir ideias para um mundo melhor.

  • Dia 8Co Meath e Slane

    Hoje despedimo-nos do nosso alojamento e rumamos a Co Meath. Pelo caminho, visitamos uma família de agricultores irlandesa, para um verdadeiro banho cultural. Vamos dançar ao ritmo da música irlandesa, fazer o típico Irish Soda Bread e visitar o pântano. Rumamos, depois, para Slane, onde será o nosso próximo alojamento. Este hostel está inserido no terreno de uma fábrica de produtos lácteos, em estábulos recuperados do castelo. O castelo, que tem vistas fantásticas para o Rio Boyne, foi construído em 1785 e é casa do Sir Henry Mountcharles e sua respetiva família.

  • Dia 9The Hill of Slane e encontro com ativistas

    Hoje seguimos cedo até à colina, conhecida como ''The Hill of Slane''. Faremos uma caminhada até ao topo e vamos apreciar as vistas. À tarde, encontramo-nos com ativistas climáticos para uma atividade em grupo.

  • Dia 10Dublin, estádio Croke Park e museu GPO Witness History

    Hoje saímos cedo em direção a Dublin, capital da Irlanda. Dublin é uma cidade jovem e cosmopolita, com uma famosa cultura musical e um povo muito simpático. Visitaremos o estádio Croke Park e o seu respetivo museu interativo. Seguimos depois o museu GPO Witness History, onde vamos aprender mais sobre a cidade, bem como a cultura e tradições irlandesas, após a Rebelião de Páscoa de 1916, que resultou na indepedência da Irlanda. Jantamos no movimentado centro da cidade antes de regressarmos ao alojamento.

  • Dia 11Costa Norte, Giant's Causeway e Dark Hedges (Game of Thrones)

    Pela manhã, seguimos para a costa norte para mais um dia de descobertas. Vamos ter a oportunidade de ver a misteriosa formação geológica ''Giant's Causeway'', envolta em lendas e mitos, bem como Dark Hedges, uma famosa localização de Game of Thrones.

  • Dia 12Voluntariado e jantar de despedida

    Hoje iremos ter uma atividade de voluntariado em Slane, onde vamos conhecer e aprender mais sobre um centro ecológico que promove consciência ambiental, práticas sustentáveis e proteção da biodiversidade. À noite, temos um jantar de despedida.

  • Dia 13Regresso a Portugal

    Hoje regressamos a Portugal. Chegamos a casa cheios de histórias, emoções e aprendizagens para partilhar, mais crescidos, autónomos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Voo
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Transferes de e para os aeroportos
    • Todas as atividades mencionadas
    • Alojamento
    • Todas as refeições mencionadas
    • Seguro
    • Certificado de participação
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Bebidas
    • Refeições e atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante
    • Testes à Covid-19 (se necessários)

LÍDER DA VIAGEM

Ana Carvalho |

A Ana é formada em Comunicação Empresarial, e atualmente gere o seu próprio negócio de relocation, através do qual acompanha e ajuda a instalar estrangeiros recém-chegados a Portugal. Mãe de três filhos, a quem procura estimular a curiosidade, a Ana gosta de conhecer novas culturas e diferentes realidades, e procurou desde sempre envolver-se em projetos de cariz social. Assim, a ideia de acompanhar um grupo de jovens alia todas estas vontades, incluindo ajudar e fazer a diferença na vida do próximo. Em 2022 acompanhou o grupo de earlybirds de Cabo Verde a e experiência foi de tal forma enriquecedora que é com enorme entusiasmo que volta a aceitar o desafio de levar mais um grupo a abrir as suas asas, desta vez com destino à Irlanda.

ALOJAMENTO

Em Cork, ficaremos alojado numa residência universitária, durante 7 noites. A residência onde vamos ficar alojados tem todas as comodidades necessárias a uma estadia confortável. Os participantes ficarão em quartos individuais.

Nas restantes 5 noites, ficaremos alojados num hostel, em Slane Co Meath, em quartos partilhado unissexo.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Vamos ficar alojados em Cork numa casa da organização local; em Slane, ficamos num hostel. Os participantes ficarão em quartos partilhados unissexo, simples, mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável.
A Irlanda é um local seguro e pacífico. Os nossos parceiros locais, responsáveis por toda a logística, são organizações de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumprem todos os requisitos de qualidade e segurança. Os participantes contarão com acompanhamento permanente, quer do líder português, quer de staff local. No primeiro dia de estadia serão dadas aos participantes diversas indicações sobre questões de segurança, que estes deverão cumprir.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem levar consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Sim, existe um Código de Conduta comum a todos os programas e podem ser exigidos Códigos de Condutas específicos a cada participante pelo parceiro local. Em qualquer dos casos este será entregue aos participantes, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela Early Bird.
No caso da Irlanda, não é, regra geral necessária a realização de uma consulta de viajante. Trata-se, contudo de uma decisão que deve ser tomada pelos encarregados de educação, tendo em conta, nomeadamente, o perfil do participante.
Os participantes irão utilizar comboios públicos e carros devidamente licenciados para as suas deslocações dentro da Irlanda.
Mediante a sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante algumas das atividades, por breves períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 9 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de inscritos seja superior, o grupo poderá terá um segundo líder ou um líder júnior.
Os participantes devem levar consigo um telemóvel para comunicação com os pais, com o líder e com os restantes participantes no programa. No entanto, salvo indicação em contrário, os telemóveis deverão estar desligados: 1) Durante as deslocações nos aeroportos; 2) Durante a realização das atividades; 3) Durante as refeições; 4) Sempre que, por razões de segurança, de dinâmica do grupo ou outras, o líder assim o entender. Relativamente à comunicação com os pais, a EarlyBird aconselha a que a mesma seja reduzida ao mínimo, para facilitar a integração no grupo, a imersão no programa e a otimização dos inúmeros benefícios que o mesmo gera.

Programas 2023

Vem voar connosco!
Vietname

Cultura e Paisagens do Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, quer através de trabalhos diversos de construção quer da interação com as crianças locais – uma oportunidade de enriquecimento e crescimento para todos -, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.