Tanzânia

A Tanzânia é um hino à natureza, um jovem país conhecido pela sua imensa beleza natural, riqueza cultural e cunho histórico. Com o Kilimanjaro sempre presente e a sua vida selvagem, é um dos mais icónicos países de África e é considerado por muitos como sendo o berço da humanidade. Aqui vamos trilhar caminhos pelas estradas de cor terracota, conhecer o seu caloroso povo, mergulhar na sua cultura tribal e desfrutar de uma beleza selvagem como há poucas no mundo.

VOLUNTARIADO

Durante duas semanas os voluntários vão prestar apoio à conservação ambiental; à comunidade local através de atividades de reabilitação de edifícios; e a crianças em escolas, centros de acolhimento, centros de ocupação de tempos livres ou outros. O trabalho com crianças pode incluir a realização de atividades pedagógicas, lúdicas e desportivas, a prestação de cuidados básicos de higiene e alimentação, e todo o tipo de apoio de que as crianças de um modo geral necessitam.

CULTURA E VIDA SELVAGEM

Viajar pela Tanzânia oferece uma oportunidade única para conhecer um povo caloroso, de raízes tribais, com crenças religiosas diferentes, disponível para partilhar a sua história, cultura e tradições. A par desta riquíssima vertente humana, podemos apreciar a incrível vida selvagem do país, que nos oferece verdadeiras aulas de National Geographic. Safaris em Ngorongoro e Arusha, mergulhos em cascatas refrescantes, visitas a aldeias, mercados, aulas de culinária, de música ou de língua swahili são algumas das muitas aventuras e atividades possíveis nesta viagem.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Partida de Lisboa

    O início de uma aventura inesquecível!

  • Dia 2Chegada a Kilimanjaro

    Bem-vindos à Tanzânia! O ponto de partida começa aqui, em Kilimanjaro, cidade conhecida pelo seu monte, Monte Kilimanjaro, cujo cume chega aos 5985 metros de altitude. Daqui seguimos para Monduli, onde passaremos as próximas duas semanas. Depois de uma sessão de orientação inicial sobre o alojamento, as redondezas e o programa que nos espera,  é tempo de descansar e prepararmo-nos para o início da aventura.

  • Dia 3Imersão cultural

    Hoje começamos o dia com atividades de imersão cultural. Vamos ficar a conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história da Tanzânia, fazer um pequeno tour local e ter a nossa primeira aula de Swahili. De tarde, vamos fazer um pequeno passeio por uma aldeia local e conhecer onde o local onde iremos fazer voluntariado. Terminamos o dia com uma segunda aula de Swahili. Um dia bem preenchido!

  • Dia 4Voluntariado e aula de culinária

    Hoje damos início ao voluntariado. De manhã, vamos ajudar os locais em trabalhos de reabilitação e conservação de escolas, centros comunitários, casas ou outros locais onde seja necessária a nossa intervenção. De tarde, vamos dar apoio a crianças de uma escola primária local, onde vamos organizar e participar em brincadeiras e atividades educativas. À noite, uma aula de cozinha tanzaniana, cujo resultado vamos poder degustar ao jantar.

  • Dia 5Voluntariado, Parque de Cobras, Museu Maasai e mercado local

    De manhã, mãos à obra, voltamos ao trabalho! De tarde vamos visitar o Parque das Cobras, onde poderemos conhecer as cobras mais mortais do mundo. Vamos também visitar o Museu Maasai, importante centro cultural localizado numa área designada como biosfera da UNESCO e famosa por ser um dos melhores lugares da África para aprender sobre a vida selvagem. Aqui vamos aprender mais sobre os Maasai, os protetores da Terra cuja sabedoria indígena desempenha um papel fundamental na preservação da natureza e da vida selvagem. A seguir vamos visitar um mercado local e praticar o nosso Swahili.

  • Dia 6Voluntariado e artesanato

    Mais um dia de trabalho, de manhã nos trabalhos de construções, de tarde com as nossas crianças. A seguir vamos aprender um pouco mais sobre como é e como se faz artesanato local.

  • Dia 7Voluntariado e karaoke

    Voltamos a dedicar o nosso dia ao voluntariado. À noite é altura de descontrairmos com uma divertida sessão de karaoke.

  • Dia 8Aventura nos Parques Nacionais de Manyara e Tarangire

    Este fim de semana vai ser uma aventura! Hoje vamos visitar o Lago do Parque Nacional Manyara e o Parque Nacional de Tarangire, onde teremos oportunidade de conhecer de muito perto as suas magníficas paisagens e a grande variedade da sua fauna e flora. A noite vai ser passada no Parque Nacional, o que constituirá sem dúvida um ponto alto da nossa viagem!

  • Dia 9Safari no Parque Nacional Ngrongoro

    Mais um dia de aventura que jamais esqueceremos!  Vamos descobrir as maravilhas da natureza tanzaniana no Parque Nacional Ngrongoro. Este magnífico parque, Património Mundial da UNESCO e um verdadeiro ícone da Tanzânia, situa-se na maior cratera de vulcão intacta do Mundo e nele habitam igualmente centenas de animais selvagens. Aqui faremos um safari que promete ser inesquecível!

  • Dia 10Voluntariado

    Depois de um fim de semana onde recarregámos as nossas baterias, voltamos ao trabalho. Desta vez, dedicamos a nossa manhã à preservação ambiental, através de ativiodades de plantação de árvores, reflorestação outras atividades. Trata-se do apoio ao esforço que tem sido levado a cabo para preservação do meio ambiente local e para promover a consciencialização ambiental junto da comunidade local. De tarde, voltamos às atividades com as nossas crianças. À noite, um serão de jogos.

  • Dia 11Voluntariado

    Mais um dia dedicado à conservação ambiental e às crianças. À noite, à volta de uma bela fogueira, vamos conviver, aprender e ouvir músicas e histórias locais.

  • Dia 12Voluntariado

    Voltamos a dedicar mais um dia ao voluntariado. À noite vamos participar em diversas atividades desportivas locais, organizados pela equipa local.

  • Dia 13Voluntariado

    Hoje é o último dia dedicado ao trabalho. Chegou o momento das despedidas. Vamos ter saudades e deixar saudades!

  • Dia 14Imersão cultural com a Tribo Maasai

    Hoje vamos imergir no dia a dia de uma tribo Maasai, uma oportunidade única e inesquecível para conhecermos de muito perto as suas rotinas e as riquíssimas tradições de um povo conhecido pelas suas indumentárias coloridas, os sues métodos de pastorícia e o seu estilo de vida nómada. Aqui, só temos de aproveitar todos os momentos, sabendo que ficarão para sempre marcados na nossa memória!

  • Dia 15Arusha

    Hoje vamos passar o dia em Arusha, onde poderemos desfrutar das suas magníficas cascatas e águas termais. Vamos ter também a oportunidade de visitar os principais pontos turísticos desta grande cidade, incluindo o mercado local, uma oportunidade única para nos envolvermos um pouco na vida local. À noite, o nosso jantar de despedida.

  • Dia 16Partida

    De manhã acabamos de fazer as malas e despedimo-nos de quem nos acompanhou durante estas duas semanas.

  • Dia 17Chegada a Portugal

    Chegamos a casa de coração cheio, orgulhosos do nosso trabalho e do nosso grande voo que conseguimos fazer, cheios de memórias inesquecíveis e histórias para contar!

Incluído O que está incluído no preço
    • Voo
    • Apoio e contacto em Portugal
    • Apoio e contacto de emergência do staff local 24/7
    • Transfere de e para o aeroporto
    • Alojamento
    • Refeições em regime de pensão completa (pequeno-almoço, almoço e jantar), 7 dias por semana
    • Transporte para os locais dos projetos de voluntariado
    • Certificado de participação
    • Seguro
    • Donativo para projeto
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Refeições não mencionadas
    • Atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante
    • Visto
    • Testes Covid (se forem exigidos)
    • Outras despesas não mencionadas

LÍDER DA VIAGEM

Sofia Moura |

O grupo será acompanhado por Sofia Moura. A Sofia é uma das sócias da Earlybird.  É uma apaixonada por viagens, um lema de vida que lhe tem permitido ver com outros olhos, sentir o mundo mais perto. Como mãe de três filhos (17, 15, 13),  tem procurado dar-lhes mundo desde cedo, expô-los a ambientes diversificados. Os seus filhos já participaram nos programas da earlybird da África do Sul, Vietname e Costa Rica, e já liderou o grupo na Tanzânia em 2021. Assistir aos voo dos earlybirds é um privilégio, motivo que a leva a repetir esta experiência em 2023 na Costa Rica.  

ALOJAMENTO

Os participantes ficarão alojados no Monduli TGL Centre, onde os quartos são unissexos e partilhados, com capacidade máxima de 6 voluntários e casas-de-banho privadas.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança. O nosso parceiro local é responsável pelo transporte de e para o aeroporto, pelo alojamento e pelas refeições que estão incluídas no programa e pela orientação inicial dada aos participantes. Estará também permanentemente disponível para qualquer questão que possa surgir no local.
Os participantes ficarão alojados no Monduli TGL Centre, onde os quartos são unissexos e partilhados, com capacidade máxima de 6 voluntários e casas-de-banho privadas.
A Tanzânia é um país seguro e pacífico. O nosso parceiro local, responsável por toda a logística, é uma organização de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumpre todos os requisitos de qualidade e segurança. Dito isto, cabe aos participantes tomar as medidas de precaução que todas as viagens em geral aconselham, e em especial as que serão recomendadas pelo nosso parceiro na sessão de orientação inicial.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal. Fica também a cargo dos participantes o pagamento do visto à entrada.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem levar consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não incluídas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas, há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e, no caso dos menores, aos encarregados de educação, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela EarlyBird.
É aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter. A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 1 mês antes da viagem.
O transporte de e para o aeroporto será feito em veículos privados devidamente licenciados. Durante os restantes períodos, nomeadamente para deslocação para os locais do voluntariado, serão utilizados transportes públicos. O nosso parceiro dará todas as orientações necessárias para que os voluntários se consigam deslocar facilmente.
Os participantes neste programa terão total autonomia para circularem sozinhos.
Os participantes podem e devem levar consigo um telemóvel para comunicação com a família, o staff local, o apoio em Portugal e os restantes elementos do grupo. Para que possam otimizar a fantástica experiência de imersão cultural e natural que vão vivenciar, e usufruir da companhia dos restantes elementos do grupo e dos voluntários que vão conhecer, a EarlyBird aconselha, contudo, que reduzam ao mínimo indispensável a utilização dos telemóveis, em particular durante a realização das atividades e durante as refeições e outros momentos de convívio.

Programas 2023

Vem voar connosco!