Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.

Cultura e Paisagens

Não poderíamos ir ao Vietname e não aproveitar para conhecer mais sobre a sua história, cultura e tradições. Vamos aprender e refletir, em particular, sobre o período da colonização francesa e a guerra do Vietname, mas sem perder de vista as influências milenárias ainda tão vivas. Teremos também uma profunda experiência de imersão cultural – vamos viver em habitações locais, cozinhar pratos tradicionais, conhecer (e aprender a fazer) o riquíssimo artesanato típico da região, assistir a espetáculos, dançar com os aldeões. Não regressaremos sem explorar algumas das incríveis paisagens do Vietname – campos de arroz, rios e lagos, grutas, e a magnífica Halong Bay.

Voluntariado

Durante uma semana vamos trabalhar com habitantes de Mai Chau em projetos de construção necessários na aldeia. Os trabalhos serão adaptados à faixa etária dos participantes e contarão sempre com a orientação dos responsáveis pela obra. Para além disso, vamos dedicar algum tempo a atividades lúdicas e desportivas com as crianças da aldeia. Vivendo bastante isoladas e com pouco acesso ao mundo exterior, o contacto com os voluntários é um instrumento valiosíssimo para o seu crescimento e bem-estar.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada a Hanoi

    Chegamos finalmente ao Vietname! Vamos ser recebidos no aeroporto e conduzidos ao nosso hotel de Hanoi, onde nos espera um jantar de boas vindas e uma boa noite de sono.

  • Dia 2Visita de dia inteiro a Hanoi e teatro de marionetas de água

    Hoje o dia é inteiramente dedicado a visitar a fascinante cidade de Hanoi, capital do Vietname, para uma excelente introdução à história e cultura do país. Começamos por visitar o mausoléu de Ho Chi Minh, onde vamos ficar a saber mais sobre o homem que conduziu o Vietname à independência, libertando-o da colonização francesa. Nas imediações teremos oportunidade de ver o Pagode de Um Pilar e o Palácio Presidencial. Vamos depois conhecer o Templo da Literatura, uma relíquia do Séc. XI construída em homenagem a Confúcio. Vamos ainda visitar o Museu da Etnologia, no qual podemos apreciar uma extensa exposição dedicada às 54 minorias étnicas vietnamitas. A Guerra do Vietname é o tema que nos ocupa a seguir: vamos visitar o Museu Militar e a prisão Hoa Lo, sarcasticamente conhecida como o “Hilton de Hanoi”. A prisão albergou prisioneiros políticos vietnamitas no período de colonização francesa e prisioneiros de guerra norteamericanos durante a Guerra do Vietname. Já durante o fresco da tarde, vamos fazer um passeio de riquexó pelas 36 ruas do bairro antigo e, finalmente, visitar o Templo Ngoc Son, situado numa pequena ilha no Lago Hoan Kiem, e aprender a lenda, que lhe deu o nome, sobre um imperador, uma espada mágica e uma tartaruga gigante. Acabamos o dia a assistir a um tradicional teatro de marionetas de água.

  • Dia 3Transfere para Mai Chau

    De manhã cedo partimos para a Província de Hoa Binh. Almoçamos em Lac Village e partimos em direção a Mai Chau, onde passaremos os próximos 6 dias a trabalhar no nosso projeto. Depois de nos instalarmos, vamos dar um passeio pela aldeia, o que nos permitirá começar a tomar contacto com o modo de vida local e os seus habitantes. Depois de um jantar tradicional, teremos uma sessão de orientação, com a participação do chefe da aldeia.

  • Dia 4Serviço comunitário e aula de cestaria

    Hoje bem cedo começamos a trabalhar no projeto, em conjunto com os aldeões locais. A meio da tarde vamos aprender a fazer cestos tradicionais e à noite, depois do jantar, faremos uma sessão de reflexão e discussão sobre o nosso primeiro dia de trabalho.

  • Dia 5Serviço comunitário, jogos com crianças locais e aula de dança

    Hoje, depois do trabalho no projeto, vamos encontrar-nos com crianças da aldeia para praticarmos alguns desportos em conjunto e realizarmos jogos divertidos. Depois de jantar, vamos aprender danças tradicionais com alguns dos habitantes da aldeia. Um dia cheio de animação!

  • Dia 6Serviço comunitário, visita a escola local e aula de artesanato

    Continuamos a trabalhar no nosso projeto e à tarde vamos visitar uma escola local, para algumas atividades de intercâmbio cultural. Depois de jantar, vamos aprender a fazer peças de artesanato com as mulheres da aldeia.

  • Dia 7Serviço comunitário e aula de culinária

    Depois de mais um dia de trabalho, vamos dividir-nos em pequenos grupos e visitar casas locais, onde vamos aprender a cozinhar deliciosos pratos tradicionais, como arroz em bambu, barbecue de porco e vegetais fritos. Quando as refeições estiverem terminadas, vamos juntar-nos e participar numa competição de Masterchef. Depois de jantar, vamos despedir-nos dos habitantes da aldeia com um show em que mostraremos o que aprendemos na aula de dança.

  • Dia 8Serviço comunitário, transfere para Lac Village e passeio de jangada

    Depois da nossa última manhã de trabalho, rumamos a Lac Village, onde ficaremos alojados uma noite. Vamos fazer uma tranquila e refrescante descida de rio em jangadas de bamboo e caminhar de regresso a casa. Depois de jantar, teremos uma sessão de despedida à volta da lareira, com uma nova sessão de reflexão e debate sobre a nossa experiência dos últimos dias.

  • Dia 9Visita a Lac Village e transfere para Hanoi

    Depois de uma manhã a visitar esta maravilhosa aldeia e de mais um delicioso almoço, começamos a nossa viagem de volta a Hanoi, com algumas paragens pelo caminho. Em Hanoi vamos jantar num restaurante local.

  • Dia 10Visita à província de Ninh Binh

    De manhã bem cedo partimos para a província de Ninh Binh, conhecida pelos bonitos campos de arroz e rios serpenteantes. Quando chegarmos ao distrito de Gia Vien, trocamos o carro por bicicletas, para um passeio através dos campos de arroz até Van Long. Pelo caminho, vamos parar na aldeola Mai Trung para uma experiência agrícola – vamos pôr mãos à obra e aprender com os agricultores locais a semear, fertilizar e colher o arroz. Continuando o nosso passeio de bicicleta, chegamos a uma casa local, onde vamos aprender a cozinhar alguns pratos tradicionais, como bolachas de arroz e caranguejo frito, que serão a base de um almoço que partilharemos com os nossos anfitriões. À tarde vamos fazer um passeio de barco na Reserva Natural de Van Long, a zona húmida mais extensa do norte do Vietname, e que oferece paisagens de uma beleza única. Regressamos a Hanoi a tempo de jantar e descansar.

  • Dia 11Visita a aldeias de artesanato

    Hoje de manhã dirigimo-nos a Bat Trang, onde teremos oportunidade de ver bem de perto os aldeãos a fazer as típicas peças de cerâmica da zona, que ocupam as famílias locais há mais de 400 anos. Não partiremos antes de tentarmos fazer a nossa própria obra de arte! Depois de um almoço num restaurante local, dirigimo-nos a Van Phuc, aldeia famosa pela produção de seda. Vamos ficar a conhecer o processo de produção da seda e visitar as várias lojas locais.

  • Dia 12Halong Bay

    Hoje é, finalmente, dia de rumarmos a Halong Bay, um dos locais mais bonitos do mundo, classificado como Património Mundial pela Unesco. Vamos embarcar no L’Azalee Deluxe, um tradicional barco de madeira restaurado, para darmos início ao nosso cruzeiro. Ao longo do dia realizaremos diversas atividades: vamos visitar a gruta Sung Sot, conhecida como a Gruta Surpresa, vamos conhecer uma incubadora de pérolas e até dar um passeio de caiaque. Ao final da tarde vamos assistir a uma demonstração de culinária pelo chefe de cozinha do barco e aprender a enrolar crepes de massa de arroz e a esculpir fruta. Depois de um delicioso jantar no deck, uma repousante noite a bordo.

  • Dia 13Halong Bay

    Ao nascer do sol, vamos ter uma aula de Tai Chi e, depois do pequeno almoço, rumamos à ilha Ti Tov, onde poderemos relaxar e nadar antes de continuarmos o nosso cruzeiro pelos locais mais icónicos de Halong Bay. Ao fim do dia, despedimo-nos da tripulação e viajamos de volta a Hanoi. Depois de jantar, é hora de irmos para o aeroporto e embarcarmos no nosso voo de regresso. A nossa aventura está a terminar!

  • Dia 14Chegada

    É dia de regresso a casa, onde vamos chegar cheios de histórias para contar, de coração cheio, mais crescidos, autónomos, empáticos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Acompanhante desde Portugal
    • Apoio e contacto de emergência do staff local 24/7
    • Transfere de e para o aeroporto de Hanoi
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Todas as atividades mencionadas
    • Todas as refeições
    • Alojamento:  5 noites no Hotel Hoa Binh Hanoi (ou similar) em Hanoi, 5 noites em casas de famílias locais em Mai Chau, 1 noite em estalagem tradicional em Lac Village e 1 noite no L’Azalee Deluxe em Halong Bay
    • Certificado de participação
    • Visto
    • Seguro
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Voo não incluído. Valor 820€ (válido até 10 abril)
    • Refeições e atividades não mencionadas
    • Atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante

LÍDER DA VIAGEM

Catarina Anastácio | SÓCIA FUNDADORA

O grupo será acompanhado por Catarina Anastácio. Mãe de 3 filhas adolescentes (13, 16, 18), grande amante (e praticante!) de viagens e fundadora da EarlyBird. Acompanhou o primeiro grupo de jovens que, no verão de 2017, passou duas semanas na Costa Rica a fazer voluntariado com crianças e a aventurar-se na selva e nas praias de Manuel Antonio. Em 2018 acompanhou o grupo que viajou até à África do Sul.

ALOJAMENTO

Ao longo da nossa viagem vamos contar com diversos tipos de alojamento, que vão sem dúvida treinar a nossa capacidade de adaptação (a até a resiliência!). Em Hanoi, vamos ficar no Hotel Hoa Binh Hanoi (ou similar). Enquanto estivermos a trabalhar nos nossos projetos de voluntariado, a imersão cultural será total: em Mai Chau vamos ficar alojados nas tradicionais casas dos habitantes da aldeia (casas básicas, de palafita, sem duche quente) e em Lac Village numa estalagem local, também simples (mas aqui já com duche quente. Em Halong Bay vamo-nos permitir mais conforto, e passaremos a noite no L’Azelee Deluxe. Em todos os casos o alojamento será feito em grupos de 2 ou mais participantes.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Os jovens ficarão em vários diversos tipos de alojamento: em Hanoi, no Hotel Hoa Binh Hanoi (ou similar); em Mai Chau, em casas tradicionais dos habitantes da aldeia (casas básicas, de palafita, sem duche quente); em Lac Village numa estalagem local, também simples (mas aqui já com duche quente; em Halong Bay, no L’Azelee Deluxe. Em todos os casos o alojamento será feito em grupos de 2 ou mais participantes.
O Vietname é um país muito seguro e pacífico. O nosso parceiro local, responsável por toda a logística, é uma organização de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumpre todos os requisitos de qualidade e segurança. Os participantes viajarão sempre em transporte privado e contarão com acompanhamento permanente, quer do líder português, quer de staff local.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas [clique aqui], há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e encarregados de educação, que o deverão assinar.
É necessário passaporte com validade mínima de seis meses após a data prevista para o regresso. É ainda necessária a autorização de saída assinada por ambos os pais/encarregados de educação. Toda a documentação está a cargo do participante (com exceção do visto, também necessário, e  que será tratado pela EarlyBird).
É aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter.  A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 2 meses antes da viagem.
Todos os transportes necessários durante o programa, incluindo a ida de e para o aeroporto, será feito em veículos privados devidamente licenciados.
Mediante a concordância dos pais e sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante algumas das atividades, por breves períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 6 a 12 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de participantes seja superior, o grupo terá um segundo líder ou líder júnior.
É permitida a utilização de telemóvel durante todo o programa, não só para comunicação com os pais como com o líder e restantes participantes no programa. No entanto, a Earlybird aconselha os participantes a reduzirem ao mínimo indispensável a utilização de dispositivos eletrónicos durante a participação nos nossos programas, por forma a otimizar os inúmeros benefícios que os mesmos geram.

Programas 2019

Vem voar connosco!
Bali e Singapura

Tradição e Aventura em Bali

A Indonésia é um dos países mais interessantes do mundo para uma experiência de imersão cultural e natural. Bali, em particular, é um tranquilo paraíso de paisagens deslumbrantes e tradições culturais milenares. Vamos poder usufruir ao máximo de toda esta envolvência, aprender imenso sobre esta ilha única e, ao mesmo tempo, ajudar as populações locais menos privilegiadas a melhorar as suas condições de vida. Vai ser, sem a menor dúvida, uma experiência incrível e muito enriquecedora!

Tailândia

Imersão Cultural na Tailândia

A Tailândia é um dos países mais visitados do Sudeste Asiático, com uma enorme riqueza cultural e histórica, repleta de tradições ancestrais e paisagens magníficas. A nossa viagem vai levar-nos à capital Bangkok, a Singburi onde vai decorrer o trabalho de voluntariado, à antiga capital Ayutthaya, às bonitas cidades de Chiang Mai e Chiang Rai, e à aldeia tribal Akha. Uma oportunidade única de enriquecimento e crescimento para e todos.

África do Sul

Direitos Humanos na África do Sul

Em 2018, a comemoração do centenário do nascimento do Nelson Mandela ofereceu-nos um bom pretexto para viajarmos até à África do Sul, onde fizemos voluntariado com crianças, conhecemos as paisagens, o povo e a história deste país e tivemos muitas oportunidades para refletir e debater sobre o racismo, a diversidade, a liberdade e a luta pelos direitos humanos. A viagem revelou-se tão enriquecedora e impactante que em 2019 vamos repetir a experiência!

Quénia

Vida Animal no Quénia

Nesta viagem vamos ter a oportunidade de ajudar algumas das organizações que dedicam o seu dia-a-dia a apoiar os mais vulneráveis, ao mesmo tempo que vamos conhecer melhor a história e cultura quenianas e mergulhar no seu riquíssimo ambiente natural. Será, sem a menor dúvida, uma experiência inesquecível e muito impactante!

Vietname

Cultura e Paisagens do Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.