Camboja

O Camboja é um país de gente simples e sorridente, que soube olhar para a frente quando deixou para trás as feridas do passado. Aqui vamos aprender sobre os dias gloriosos do Império Khmer e conhecer o cruel legado do regime de Pol Pot. E vamos aproveitar o bom que o presente tem para nos oferecer: o esplendor da capital, o magnífico complexo de Angkor, aldeias remotas e vilas flutuantes, arte, cultura e gastronomia. Vamos também trabalhar em prol do ambiente, do bem estar da população e da educação das suas crianças. E vamos, com muitos exemplos práticos, aprender, refletir e debater sobre o conceito de sustentabilidade. Vai ser uma viagem ao passado com os olhos postos no futuro!

Voluntariado

Durante uma semana vamos fazer voluntariado na aldeia Samraong. Vamos passar as manhãs na Greenway School, um projeto incrível que todos os dias acolhe e ensina inglês a mais de 400 crianças. Os professores vão ajudar-nos a preparar as aulas e, sob a sua orientação, sozinhos ou em grupos, vamos dar aulas e corrigir testes. À tarde vamos ajudar a comunidade local com trabalhos de construção ou renovação de espaços públicos. Vamos ainda levar a cabo uma operação de limpeza e reciclagem e ajudar os monges de um templo local nas suas tarefas diárias.

História, Cultura e Sustentabilidade

A nossa viagem vai permitir-nos mergulhar a fundo na História, na cultura e no quotidiano do Camboja. Vamos visitar Angkor, Phnom Penh e uma vila flutuante, ter aulas de culinária e língua Khmer, assistir a espetáculos e visitar mercados. E vamos refletir, debater e aprender da forma mais prática sobre o conceito de sustentabilidade em várias das suas vertentes: económica, educativa, arquitetónica e ambiental. Vamos fazê-lo através de ações de limpeza e reciclagem e do contacto direto com grandes exemplos de iniciativas sustentáveis: a Greenway School, o Circo Pher e o Spoons Cafe. Lições que nos vão ajudar a construir um futuro melhor!

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada ao Camboja

    Bem-vindos ao Camboja! Um membro do staff local vai estar à nossa espera no aeroporto de Siem Reap para nos conduzir ao nosso alojamento em Samrong. Em breve a nossa aventura vai começar!

  • Dia 2Orientação e templo Khlom

    Começamos o nosso dia com uma sessão de orientação inicial. Vamos falar sobre o nosso programa, os projetos em que vamos trabalhar e questões de segurança. Vamos também aprender sobre o Camboja e o seu povo, a sua cultura, religião e modo de vida. Vamos depois dar um passeio pela aldeia e tratar de aspetos logísticos, como levantar dinheiro e fazer compras. À tarde vamos visitar algumas aldeias das redondezas e vamos conhecer os locais onde vamos trabalhar esta semana. Por fim, vamos assistir ao pôr do sol no templo Khlom.

  • Dia 3Voluntariado e aula de Khmer

    Hoje começamos a trabalhar! Vamos passar a manhã na Greenway School, uma escola que se dedica a ensinar inglês a mais de 400 crianças desfavorecidas, que todos os dias vêm para aqui antes ou depois da escola normal. Os professores vão ajudar-nos a preparar as aulas e, sob a sua orientação, sozinhos ou em grupos, vamos dar aulas e corrigir testes. À tarde vamos ajudar a comunidade local com trabalhos de construção, renovação ou embelezamento de espaços públicos. Vamos acabar com as mãos sujas, mas contentes com o trabalho realizado!

  • Dia 4Voluntariado

    Hoje voltamos a trabalhar com as crianças de manhã e a fazer trabalho manual à tarde. À noite vamos ter um jantar barbeque.

  • Dia 5Voluntariado

    A nossa rotina repete-se: escola de manhã e trabalhos de construção à tarde. Ao fim do dia vamos fazer um jogo de futebol com crianças locais.

  • Dia 6Voluntariado

    O trabalho de voluntariado ocupa de novo a manhã e a tarde, com pausa para almoço. À noite espera-nos grande animação: karaoke!

  • Dia 7Voluntariado e aula de Khmer

    Hoje é o nosso último dia na escola, vamos ficar com saudades! E também vamos acabar hoje o trabalho de construção e renovação que temo vindo a fazer. Ao fim do dia, mais uma aula de língua Khmer.

  • Dia 8Programa Oficina Sustentável e aula de culinária

    Hoje vamos passar o dia a refletir e debater sobre sustentabilidade. A questão central vai ser: e se pudéssemos utilizar o lixo de hoje para construir oficinas em que os jovens possam trabalhar em soluções para o futuro? Seguindo esta questão, vamos levar a cabo uma missão de limpeza ambiental e reciclagem. Vamos recolher e selecionar lixo nas ruas e rios locais, aproveitar o plástico e usá-lo para criar novas coisas. Durante o processo, vamos todos aprender por que razão a reciclagem é tão difícil e porque todos devemos fazer um esforço para encontrar soluções sustentáveis para o nosso planeta. E hoje vamos cozinhar o nosso próprio jantar, no âmbito de uma aula de culinária Khmer! À noite vamos ter uma sessão de avaliação sobre a nossa primeira semana, despedirmo-nos dos amigos que fizemos em Samraong e preparar-nos para amanhã partirmos rumo a Siem Reap.

  • Dia 9Visita a templo, transfere para Siem Reap e jantar no Spoons Cafe

    Esta manhã vamos visitar um templo local e ajudar os monges nas suas tarefas. Vamos também ter oportunidade de conversar com um dos monges e fazer-lhe perguntas sobre o budismo. Depois de almoço partimos para Siem Reap. Depois de nos alojarmos ainda teremos tempo para relaxar na piscina da nossa guesthouse antes de jantar. E o jantar hoje vai ser muito especial: vamos conhecer o Spoons Cafe, um grande exemplo de sustentabilidade em todos os sentidos. O café/restaurante foi construído como centro de treino da associação EGBOK ("Everything´s Gonna Be OK"), que desde 2009 forma, treina e oferece oportunidades de emprego a jovens desfavorecidos na área do turismo, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e educativo e permitindo-lhes alicerçar um futuro mais seguro. Além disso, tudo no café é sustentável, desde a arquitetura ao design, passando por todas as técnicas utilizadas. Um grande exemplo que vamos poder conhecer e vivenciar da melhor forma: usufruindo, ao mesmo tempo, da culinária e hospitalidade cambojana!

  • Dia 10Arborismo em Angkor e aldeia flutuante

    Hoje vai ser um dia de muita adrenalina e intensa imersão cultural! Vamos passar a manhã a fazer arborismo na selva localizada no Parque Arqueológico de Angkor. Uma aventura ecológica inesquecível num sítio único! À tarde, vamos visitar uma aldeia flutuante no lago Tonle Sap e observar, a partir da água, o modo de vida tão peculiar dos habitantes locais. Mais uma experiência cultural marcante. À noite vamos visitar um mercado noturno de Siem Reap

  • Dia 11Angkor e Phare, The Cambodian Circus

    Hoje vai ser outro dia de emoções fortes! Vamos conhecer (agora mais de perto) um dos locais mais incríveis do Mundo: Angkor! Angkor foi a sede do Império Khmer entre os séculos IX e XV. Com os seus mais de 1000 templos, é considerada a maior cidade da época pré-industrial e foi declarada património da UNESCO pelo seu inegável valor cultural, histórico e arquitetónico. Vamos explorar o Templo Bayon, visitar o Templo Taprom, que foi uma biblioteca e agora está adornado de árvores, e conhecer o famoso Angkor Wat, o maior complexo de templos Khmer do Mundo. Uma experiência deslumbrante e inesquecível, num sítio verdadeiramente místico! À noite vamos voltar a falar de sustentabilidade da melhor maneira: vamos assistir a um espetáculo do Circo Phare, uma deslumbrante mistura de teatro, música, dança e artes circences levada a cena por atuais e antigos alunos do Phare Ponleu. Trata-se de um centro de formação em artes criado em 1994 por um grupo de 9 jovens oriundos de um campo de refugiados que fugiram do regime dos Khmer Vermelhos, e que tem como lema "Changing Lives through the Arts". A sua missão é apoiar jovens desfavorecidos através da formação e treino em artes, ajudando-os a desenvolver competências e a conquistar uma forma sustentável de sairem do ciclo de pobreza. E mais uma vez a magia vai acontecer: aprendemos, divertimo-nos e ajudamos!

  • Dia 12Transfere para Phnom Penh

    Hoje rumamos a Phnom Penh, a capital do Cambodja. Depois de uma pausa para almoço e algumas pequenas paragens para descansar, instalamo-nos no hotel para amanhã começarmos esta nova etapa da nossa viagem

  • Dia 13Campo da morte Cheung Ek, Museu do Genocídio e compras

    E porque ser earlybird também passa por ter algumas experiências mais duras, hoje vamos contactar com o lado mais negro da História do Camboja e com alguma das cicatrizes deixadas pelo regime de Pol Pot. Vamos começar por conhecer Cheung Ek, o maior dos campos da morte (“killing fields”) daquele regime, onde milhares de vítimas foram mortas e enterradas. À tarde vamos visitar o Museu do Genocídio Tuol Sleng. Este local, inicialmente uma escola, foi transformado pelo regime de Pol Pot numa prisão onde os soldados prendiam e torturavam as suas vítimas antes de as enviarem para os campos da morte. Antes de regressarmos ao hotel, para descontrair um pouco, uma sessão de compras.

  • Dia 14Palácio Real, Museu Nacional e mercados locais

    Hoje vamos conhecer alguns dos locais mais emblemáticos de Phnom Penh: o Palácio Real e o Museu Nacional. Vamos também mergulhar nas cores, cheiros, sabores e animação de alguns mercados locais, aproveitando para fazer algumas compras de última hora.

  • Dia 15Regresso

    Está na hora de partirmos. Vamos fazer as malas, almoçar e rumar ao aeroporto para regressarmos a casa.

  • Dia 16Chegada

    Vamos chegar cheios de histórias para contar, de coração cheio, mais crescidos, autónomos, empáticos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Voos
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Todas as atividades mencionadas
    • Alojamento
    • Transporte
    • Refeições
    • Visto
    • Seguro
    • Certificado de participação
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Refeições não referidas
    • Atividades não referidas
    • Despesas com documentação e consulta de viajante
    • * O preço final ainda poderá sofrer ajustes em função do valor final dos voos (não fechado).
    • *Acréscimo de 250 € no preço do programa para  inscrições posteriores ao dia 1 de abril de 2020

LÍDER DA VIAGEM

Tânia Henriques |

O grupo será acompanhado por Tânia Henriques. Mãe de 1 filha de 14 anos, licenciada em Psicologia, trabalha na área do Marketing e comunicação há mais de 20 anos. Apaixonada por causas humanitárias, viagens, descoberta de novas culturas e projetos no âmbito da educação, tem acompanhado ao longo dos anos, vários programas no âmbito da ação social. Acredita que apenas um gesto pode mudar o curso de uma história e para sempre o destino de uma vida, e por essa razão, demonstrou vontade em integrar a iniciativa da Early Bird, que combina e promove ações sociais e de voluntariado, com a educação cívica e social dos jovens de hoje, que serão o futuro de amanhã.

ALOJAMENTO

Durante o voluntariado os participantes ficarão alojados numa tranquila zona rural nos arredores de Samraong, no noroeste do Camboja, num centro pertencente ao nosso parceiro local. As instalações são simples mas confortáveis e contam com zonas comuns, wifi gratuito e a presença permanente de staff local, incluindo cozinheiros que prepararão deliciosos pratos típicos. Durante a estadia em Siem Reap e em Phnom Penh o grupo ficará em hotéis. Em qualquer caso os quartos serão partilhados.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
por atualizar
por atualizar
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem levar consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas, há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e encarregados de educação, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela EarlyBird.
Apesar do Camboja ser um destino bastante seguro em termos de saúde, é aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter. A consulta deve ser realizada, sempre que possível, até 1 mês antes da viagem.
Todos os transportes necessários durante o programa, incluindo a ida de e para o aeroporto, será feito em veículos privados devidamente licenciados.
Mediante a sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante algumas das atividades, por breves períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 10 a 14 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de inscritos seja superior, o grupo poderá terá um segundo líder ou um líder júnior.
Os participantes devem levar consigo um telemóvel para comunicação com os pais, com o líder e com os restantes participantes no programa. No entanto, salvo indicação em contrário, os telemóveis deverão estar desligados: 1) Durante as deslocações nos aeroportos; 2) Durante a realização das atividades; 3) Durante as refeições; 4) Sempre que, por razões de segurança, de dinâmica do grupo ou outras, o líder assim o entender. Relativamente à comunicação com os pais, a EarlyBird aconselha a que a mesma seja reduzida ao mínimo, para facilitar a integração no grupo, a imersão no programa e a otimização dos inúmeros benefícios que o mesmo gera.

Programas 2020

Vem voar connosco!
Bali

Aventura e Tradição em Bali

A Indonésia é um dos países mais interessantes do mundo para uma experiência de imersão cultural e natural. Bali, em particular, é um tranquilo paraíso de paisagens deslumbrantes e tradições culturais milenares que nos vão deixar encantados. Durante duas semanas vamos poder usufruir ao máximo de toda a envolvência da ilha, explorar os seus arrozais, praias e vulcões, conviver com os seus habitantes e aprender sobre os seus rituais, e as suas artes, a gastronomia e a língua. Ao mesmo tempo, numa fórmula perfeita, vamos ajudar as populações locais desfavordeidas a melhorar as suas condições de vida. Esta é a 2.ª edição deste programa e vai ser outra vez, sem a menor dúvida, uma experiência incrível e muito enriquecedora!

Cabo Verde

Páscoa Solidária em Cabo Verde

Cabo Verde é um arquipélago tranquilo e envolvente, de paisagens diversificadas, uma cultura alegre e cativante e uma ligação a Portugal feita de História, língua e um estreito convívio de séculos. Aqui vamos testemunhar o muito que nos une e tudo aquilo que sempre deslumbrou os seus visitantes: a sua conhecida morabeza hospitalidade, o calor do clima e do povo, os sabores, cheiros, sons e cores que acordam os nossos sentidos. A ilha de Santiago é uma amostra de tudo o que Cabo Verde tem para oferecer: praias, montanhas, vilas piscatórias, monumentos históricos, mercados, artesanato, culinária e um povo muito acolhedor. Aqui vamos passar umas férias da Páscoa solidárias e muito impactantes!

Roménia

À Descoberta da Transilvânia

A região florestal da Transilvânia, situada na zona central da Roménia, alimenta desde sempre a curiosidade e a imaginação dos viajantes. Com uma beleza natural deslumbrante e muito preservada, repleta de castelos góticos, igrejas fortificadas e cidades medievais, povoada de lendas e personagens misteriosas (como o famoso Drácula!), é um dos locais mais bonitos da Europa e um verdadeiro mergulho no passado. Vamos ter a oportunidade de conhecer de muito perto as histórias, tradições e modo de viver da região, ao mesmo tempo que poderemos ajudar as populações locais a melhorar as suas condições de vida. Uma simbiose perfeita que vai fazer desta viagem uma experiência inesquecível.

Costa Rica

Espanhol e Aventura na Costa Rica

A Costa Rica é um dos países mais felizes do Mundo, com maior biodiversidade, e pioneiro em matéria de proteção ambiental e de sustentabilidade, alguns dos motivos que nos levaram a eleger este como o primeiro destino da EarlyBird. Este ano vamos realizar a 4.ª edição deste programa, com diversas novidades: localizações diferentes, aulas de espanhol, novas atividades, outros tipos de voluntariado, mas com a certeza de que voltarão a ser duas inesquecíveis semanas de solidariedade, aventura, emoção e muita aprendizagem!

Tailândia

Imersão Cultural na Tailândia

A Tailândia é um dos países mais visitados do Sudeste Asiático, com uma enorme riqueza cultural e histórica, repleta de tradições ancestrais e paisagens magníficas. A nossa viagem vai levar-nos à capital Bangkok, a Singburi, onde vai decorrer o trabalho de voluntariado, à antiga capital Ayutthaya, às bonitas cidades de Chiang Mai e Chiang Rai e à aldeia tribal Akha, onde nos espera uma profunda experiência de imersão étnica. Não voltaremos sem explorar também a sua imensa riqueza natural. Uma oportunidade única de enriquecimento e crescimento para todos.

Tanzânia

Voluntariado na Tanzânia

A Tanzânia é um jovem país conhecido pela sua imensa beleza natural e riqueza cultural. Com o Kilimanjaro sempre presente, a sua magnífica vida selvagem e imensidão de tribos, é um dos mais icónicos países de África e é considerado por muitos como sendo o berço da humanidade.  Aqui vamos trilhar caminho pelas estradas de cor terracota, conhecer o seu caloroso povo, mergulhar na sua cultura tribal e desfrutar de uma beleza selvagem como há poucas no mundo. Mas, acima de tudo, vamos ajudar a população de Arusha, em particular as suas crianças.

Camboja

Sustentabilidade no Camboja

O Camboja é um país de gente simples e sorridente, que soube olhar para a frente quando deixou para trás as feridas do passado. Aqui vamos aprender sobre os dias gloriosos do Império Khmer e conhecer o cruel legado do regime de Pol Pot. E vamos aproveitar o bom que o presente tem para nos oferecer: o esplendor da capital, o magnífico complexo de Angkor, aldeias remotas e vilas flutuantes, arte, cultura e gastronomia. Vamos também trabalhar em prol do ambiente, do bem estar da população e da educação das suas crianças. E vamos, com muitos exemplos práticos, aprender, refletir e debater sobre o conceito de sustentabilidade. Vai ser uma viagem ao passado com os olhos postos no futuro!

Quénia

Vida Animal no Quénia

O Quénia, com as suas tribos, paisagens deslumbrantes e imensa vida selvagem, é um dos países mais icónicos de África. A sua História, diversidade étnica, crenças e ritos, montanhas e parques naturais, fazem do Quénia um país de extraordinária riqueza humana, cultural e natural mas que ainda continua a lutar diariamente para proporcionar ao seu povo melhores condições de vida. Nesta viagem vamos ter a oportunidade de ajudar uma das organizações que dedicam o seu dia-a-dia a apoiar os mais vulneráveis, ao mesmo tempo que vamos conhecer melhor a cultura queniana e explorar o seu riquíssimo ambiente natural. Vai ser a 2.ª edição deste programa e sabemos que voltará a ser uma experiência inesquecível e muito impactante!

África do Sul

Direitos Humanos na África do Sul

Em 2018, a comemoração do centenário do nascimento do Nelson Mandela ofereceu-nos um bom pretexto para viajarmos até à África do Sul. Aqui fizemos voluntariado com crianças, conhecemos as magníficas paisagens que envolvem a Cidade do Cabo, aprendemos sobre a História da África do Sul e os seus protagonistas, falámos sobre os desafios que o país ainda enfrenta e tivemos muitas oportunidades para refletir e debater sobre o racismo, a diversidade, a liberdade e a luta pelos direitos humanos. A viagem revelou-se tão enriquecedora, impactante e memorável que em 2019 repetimos a experiência. Em 2020 vamos realizar a 3.ª edição e sabemos que a viagem vai ser novamente inesquecível!

Vietname

Cultura e Paisagens do Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, quer através de trabalhos diversos de construção quer da interação com as crianças locais – uma oportunidade de enriquecimento e crescimento para todos -, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.