Costa Rica 2022

A Costa Rica é um dos países mais felizes do Mundo, com maior biodiversidade, e pioneiro em matéria de proteção ambiental e de sustentabilidade, alguns dos motivos que nos levaram a eleger este como o primeiro destino da EarlyBird. Este ano vamos já para a 5.ª edição deste programa: localizações fantásticas (Heredia e Samara), aulas de espanhol, novas atividades, mais voluntariado, mas com a certeza de que voltarão a ser duas inesquecíveis semanas de solidariedade, aventura e muita emoção!

VOLUNTARIADO

Este ano vamos trabalhar em dois  tipos de voluntariado: crianças e trabalho de apoio à comunidade. Vamos acompanhar crianças desfavorecidas em escolas, organizando e participando em atividades pedagógicas, lúdicas e desportivas e ajudando com a limpeza, higiene e organização em geral. Vamos também desenvolver diversas tarefas de apoio logístico à comunidade, onde fizermos mais falta: construção, renovação ou embelezamento de escolas, parques ou outras estruturas públicas, limpeza de praias, jardinagem, entre outros. Certamente, a nossa ajuda fará a diferença!

AVENTURA, CULTURA E ESPANHOL

Estas duas semanas serão repletas de atividades culturais e de aventura, a melhor maneira de ficarmos a conhecer a fundo este país incrível. Vamos ter aulas de espanhol, de danças latinas, de culinária, de artesanato, de surf, de ioga, kayak, tirolesa e rafting, passear de barco e fazer caminhadas na floresta tropical, mergulhar no mar, no rio e em cascatas. Vamos visitar cidades históricas e mercados, visitar parques naturais, refúgios de vida selvagem e centros de conservação de animais em perigo. Um verdadeiro banho de cultura e aventura que jamais esqueceremos!

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada

    Chegamos finalmente à Costa Rica! Vamos ser recebidos no aeroporto por um representante do nosso parceiro local, que nos conduzirá até ao nosso alojamento, onde começaremos a nossa aventura latina.

  • Dia 2La Paz Waterfall Gardens

    Hoje vamos ter um dia muito verde. Começamos por conhecer o parque ecológico mais visitado de Costa Rica: La Paz Waterfall Gardens. Aqui podemos observar a natureza em todo o seu esplendor: cascatas de tirar o fôlego, vegetação densa e um santuário com mais de 100 espécies de animais.

  • Dia 3Voluntariado, ioga e espanhol

    Chegou finalmente o momento de começarmos a trabalhar! Durante a manhã, o nosso parceiro irá dar-nos uma orientação para pormos mãos à obra. O nosso trabalho irá consistir essencialmente em proporcionar um ambiente acolhedor e divertido a crianças desfavorecidas. Os voluntários são encorajados e colocar ao dispor das crianças os seus talentos desportivos, artísticos, pedagógicos, etc., numa experiência enriquecedora para todos. Durante a tarde vamos relaxar com uma aula de ioga, seguido de uma aula de espanhol. À noite, sessão de cinema com pipocas.

  • Dia 4Voluntariado, culinária e espanhol

    O voluntariado hoje é complementado com uma aula de culinária. Vamos aprender a cozinhar (e comer!) pratos típicos da Costa Rica, como “casados” ou “arroz com pollo”. Logo a seguir, continuamos a praticar o nosso espanhol.

  • Dia 5Voluntariado, zumba e espanhol

    Depois de mais uma manhã de voluntariado, esperam-nos mais ritmos latinos: uma aula de zumba! Depois da habitual aula de espanhol e do jantar, segue-se um serão de jogos em casa.

  • Dia 6Voluntariado, dança e espanhol

    Mais uma manhã de voluntariado com as crianças. E antes de seguirmos para mais uma aula de espanhol, vamos treinar os passos latinos que já aprendemos!

  • Dia 7Voluntariado, espanhol e diversão

    De manhã despedimo-nos das nossas crianças! Vamos ter saudades! À tarde, depois da aula de espanhol, vamos dar um passeio pelo centro da cidade, onde iremos encontrar um enorme parque de diversões, cujo conceito único combina atividades de interior e de ar livre.

  • Dia 8White water rafting

    Hoje é um dia de emoções fortes! Vamos fazer white water rafting no rio Sarapiqui e outras atividades radicais! Vai ser um dia cheio de adrenalina em cenários de grande beleza, em plana selva costariquenha.

  • Dia 9Praia Samara

    De manhã, rumamos à praia Samara, onde daremos início a uma nova semana de voluntariado e aventura. A nossa residência fica literalmente em cima da areia e vai saber-nos muito bem esta mudança de cenário.

  • Dia 10Voluntariado, espanhol e praia

    De manhã, o nosso parceiro fará uma introdução ao tipo de voluntariado que iremos fazer nos próximos dias. Depois de almoço, teremos mais uma aula de espanhol. Iremos aproveitar a tarde na praia. À noite, após um jantar caseiro, vamos ter uma aula de danças latinas.

  • Dia 11Surf, ioga e espanhol

    De manhã, teremos mais uma aula de espanhol. De seguida, aula de surf! Vamos mergulhar nas águas cálidas do Pacífico e sentir a liberdade em cima das ondas. À tarde, relaxamos numa aula de ioga e na praia. À noite, após o jantar, um serão de jogos em casa.

  • Dia 12Voluntariado, espanhol e artesanato

    Começamos o dia a trabalhar mais um pouco em prol da comunidade local. À tarde, teremos a nossa habitual aula de espanhol, seguida de um workshop de artesanato local. À noite, depois de um jantar caseiro, um passeio até à cidade para comermos um gelado.

  • Dia 13Espanhol e kayak

    Começamos o nosso dia com a nossa aula de espanhol, seguida de uma aula de culinária. Após o almoço, seguiremos para uma aventura muito refrescante! Vamos até à Ilha Chora para um passeio de kayak no Pacífico, aproveitando para apreciar estas paisagens únicas a partir do mar. À noite teremos uma sessão de cinema.

  • Dia 14Voluntariado e espanhol

    Mais uma manhã de trabalho, junto da comunidade. Após o almoço teremos a nossa última aula de espanhol, onde mostraremos que "ya hablamos español" e que passámos com distinção, com direito a cerimónia de entrega de diplomas.

  • Dia 15Praia e stand up paddle

    Hoje a manhã vai ser livre, para aproveitar as maravilhas da praia e descansarmos um pouco do trabalho que andámos a fazer. À tarde mais uma aventura na água: desta vez vamos praticar stand up paddle. Á noite, depois do nosso jantar, vamos ter um acolhedor convívio à volta da fogueira, onde iremos partilhar o que vivemos nas últimas duas semanas e aproveitar os últimos momentos.

  • Dia 16Voluntariado e praia

    De manhã, voltamos a rumar à associação das crianças, para as nossas últimas horas com elas. À tarde estaremos livres para desfrutar da magnífica praia.

  • Dia 17Praia

    Hoje é dia de descansar, aproveitar ao máximo e despedir-nos da praia paradisíaca que nos acompanhou durante esta última semana.

  • Dia 18Vulcão Arenal e Monteverde

    Hoje, vamos rumar a Arenal. Nenhuma viagem à Costa Rica estaria completa sem uma visita ao vulcão Arenal e à Reserva Natural Monteverde. Aqui vamos encontrar o cenário perfeito para um mergulho relaxante em piscinas naturais e na natureza envolvente. Será nestas paisagens magníficas que passaremos os próximos dois dias.

  • Dia 19Vulcão Arenal e Monteverde

    Continuamos a nossa tour pelo vulcão Arenal e pela Reserva Natural Monte Verde. Será mais um dia de muitas atividades e diversão!

  • Dia 20Regresso

    Hoje deixamos Samara, rumo ao aeroporto de San Jose, para apanharmos o nosso voo de regresso a casa. Vamos chegar cheios de histórias para contar, de coração cheio, mais crescidos, autónomos, empáticos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Voo (a partir de Lisboa)
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Transferes de e para os aeroportos
    • Todas as atividades mencionadas
    • Alojamento
    • Pequeno-almoço, almoço e jantar incluídos
    • Seguro
    • Certificado de participação
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Refeições e atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante
    • Testes à Covid-19 (se necessários)

LÍDER DA VIAGEM

Paula Malta |

O grupo será acompanhado por Paula Malta. Casada, vive em Coimbra, fez voluntariado na área da oncologia pediátrica e tem tido o privilégio de ancorar a sua vida profissional em torno de uma das suas maiores paixões: o mundo das viagens. Já foi docente e investigadora universitária na área do turismo, com interesses centrados no turismo infantil e turismo jovem, foi sócia de um operador turístico, agência de viagens e empresa de organização de eventos, e é neste momento proprietária e gestora de uma guesthouse. Por tudo isto, este convite impôs-se com a força da evidência. Parte agora para esta nova viagem na certeza de que será uma excitante aventura de descoberta, colaboração e magia. E, nesta aventura, parte, grande parte da magia vem, claro, dos mais novos!

ALOJAMENTO

Vamos ficar alojados numa casa de voluntários situado em Heredia, numa zona muito segura e tranquila. Os quartos serão unissexo e a residência tem todas as comodidades para uma estadia confortável.

Espera-nos o mesmo género de alojamento em Samara.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Os participantes vão ficar alojados, quer em Heredia quer em Samara, em residências de estudantes pertencentes ao nosso parceiro local, em quartos partilhados unissexo. Durante a visita ao vulcão Arenal e a Monteverde, ficarão alojados num alojamento turístico selecionado pelo nosso parceiro local.
A Costa Rica é um país muito pacífico, e os locais onde vamos ficar – Heredia e Samara – são particularmente tranquilos. O nosso parceiro local, responsável por toda a logística, é uma organização com muita experiência e que cumpre todos os requisitos de qualidade e segurança. No primeiro dia de estadia serão dadas aos participantes diversas indicações sobre questões de segurança, que estes deverão cumprir.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para pagar transportes públicos e fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes levem consigo dinheiro para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação. No caso de participantes menores, a troca de divisas na Costa Rica terá que ser feita pelo líder. Os participantes poderão levar cartão de débito ou de crédito.
Sim, existe um Código de Conduta comum a todos os programas e podem ser exigidos Códigos de Condutas específicos a cada participante pelo parceiro local. Em qualquer dos casos este será entregue aos participantes, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela EarlyBird.
Apesar de a Costa Rica ser um destino bastante seguro em termos de saúde, é aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter. A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 1 mês antes da viagem.
O transporte de e para o aeroporto de San Jose, entre Heredia e Samara e para os locais onde se desenrolarão a maioria das atividades que o grupo vai realizar será feito em veículos privados devidamente licenciados.
Mediante a sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante alguns períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 10 a 14 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de inscritos seja superior, o grupo poderá terá um segundo líder ou um líder júnior.
Os participantes devem levar consigo um telemóvel para comunicação com os pais, com o líder e com os restantes participantes no programa. No entanto, salvo indicação em contrário, os telemóveis deverão estar desligados: 1) Durante as deslocações nos aeroportos; 2) Durante a realização das atividades; 3) Durante as refeições; 4) Sempre que, por razões de segurança, de dinâmica do grupo ou outras, o líder assim o entender. Relativamente à comunicação com os pais, a EarlyBird aconselha a que a mesma seja reduzida ao mínimo, para facilitar a integração no grupo, a imersão no programa e a otimização dos inúmeros benefícios que o mesmo gera.

Programas 2022

Vem voar connosco!