Quénia

GERAL O Quénia, com os seus mais de 40 grupos tribais, paisagens deslumbrantes e imensa vida selvagem, é um dos países mais icónicos de África. A sua história, a sua diversidade étnica, a sua economia, as suas crenças e ritos fazem do Quénia um país de extraordinária riqueza humana, cultural e natural, que continua, nos dias de hoje, a enfrentar inúmeros desafios e a lutar para proporcionar ao seu povo melhores condições de vida. Nesta viagem vamos ter a oportunidade de ajudar algumas das organizações que dedicam o seu dia-a-dia a apoiar os mais vulneráveis, ao mesmo tempo que vamos conhecer melhor a história e cultura quenianas e mergulhar no seu riquíssimo ambiente natural. Será, sem a menor dúvida, uma experiência inesquecível e muito impactante!

Voluntariado

As nossas atividades de voluntariado vão desenvolver-se em dois locais, ambos em Limuru. O Limuru Children’s Centre oferece educação pré-escolar a crianças vulneráveis de Limuru, acolhe bébés órfãos ou abandonados até que sejam adotados, organiza projetos de transição para a vida ativa para adolescentes e desenvolve um programa alimentar para crianças necessitadas. O nosso trabalho aqui pode incluir assistência em todas estas áreas, tanto nas salas de aula como nos bastidores. A Limuru Cheshire Home é uma casa para raparigas com necessidades especiais a nível físico ou cognitivo. O apoio que lhes é dado consiste essencialmente na ajuda ao desenvolvimento de competências que lhes permitirão ser tanto quanto possível autónomas pessoal e profissionalmente. A nossa ajuda será preciosa nas suas várias áreas de intervenção.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada a Nairobi

    Chegamos finalmente ao Quénia! Vamos ser recebidos no aeroporto e conduzidos ao nosso alojamento em Brackenhurst, onde nos espera um jantar de boas vindas e uma boa noite de sono.

  • Dia 2Orientação e início do voluntariado

    Depois de uma sessão de orientação sobre questões logísticas, de segurança e culturais, e de uma breve apresentação sobre os projetos com que vamos trabalhar, damos finalmente início ao nosso trabalho de voluntariado, que nos vai ocupar todo o dia.

  • Dia 3Voluntariado

    Hoje continuamos o trabalho de voluntariado com as nossas crianças e jovens.

  • Dia 4Voluntariado e culinária

    Hoje, depois de mais um dia de voluntariado, teremos a oportunidade de nos juntarmos a algumas famílias locais, com as quais vamos aprender a cozinhar alguns dos deliciosos pratos tradicionais, que poderemos degustar no final. Mais um dia em cheio!

  • Dia 5Voluntariado

    Outro dia de emoções fortes, a acompanhar as crianças e jovens de Limuru.

  • Dia 6Kibera e Bomas of Kenya

    Hoje vamos a Kibera, o maior bairro da lata urbano de África. Vamos encontrar-nos com algumas das mulheres do Kibera Power Women’s Group, cooperativa que se dedica a fabricar e vender peças de artesanato para angariar fundos com os quais acodem a situações médicas de emergência, pagam despesas escolares e mantém o seu negócio. Com elas vamos conhecer Kibera, enquanto aprendemos sobre o funcionamento da cooperativa e tomamos contacto com os inúmeros desafios com que este grupo de mulheres empreendedoras se depara na sua atividade quotidiana. À tarde vamos visitar o Bomas of Kenya, centro cultural criado em 1971 com o objetivo de promover e preservar as diversas culturas do Quénia. O centro oferece aos visitantes a oportunidade de tomarem contacto com a cultura e tradições das diversas tribos quenianas, em particular através da dança, música e outras artes performativas.

  • Dia 7Orfanato de elefantes, Giraffe Centre e Masai Market

    O David Sheldrick Wildlife Trust, fundado em 1977, gere um orfanato de elefantes e rinocerontes, onde teremos oportunidade de tomar contacto com estes animais e conhecer mais sobre as diversas formas de conservação e reabilitação de ambas as espécies. Vamos também conhecer o African Fund for Endangered Wildlife Kenya, também conhecido como Giraffe Centre, que tem como principal missão preservar a Girafa Rothschild, espécie ameaçada que perdeu o seu habitat natural a favor do desenvolvimento da agricultura no Ocidente do Quénia. O Fundo tem também como objetivo oferecer educação ambiental aos jovens do Quénia e seus visitantes. Por fim, vamos visitar o Mercado Masai, que nos proporcionará uma grande experiência de imersão cultural. Vamos ter oportunidade de conhecer o artesanato tradicional, interagir com os vendedores locais e aperfeiçoar as nossas técnicas de negociação!

  • Dia 8Voluntariado

    Hoje continuamos o nosso trabalho de voluntariado.

  • Dia 9Voluntariado

    Mais um dia nos nossos projetos!

  • Dia 10Voluntariado

    Mais um dia a trabalhar!

  • Dia 11Transfer para Lake Nakuru

    Hoje viajamos até Nakuru, onde nos instalaremos no Sarova Lion Hill.

  • Dia 12Lake Nakuru

    Situado no sopé do Great Rift Valley, o Parque Natural do Lago Nakuru oferece-nos paisagens incríveis e uma imensa diversidade animal, incluindo uma gigante colónia de flamingos. Aqui teremos oportunidade de passear, observar uma enorme variedade de pássaros e fazer um safari.

  • Dia 13Partida

    Hoje temos que dizer adeus ao Quénia - vamos ter saudades!

  • Dia 14Chegada

    É dia de regresso a casa, onde vamos chegar cheios de histórias para contar, de coração cheio, mais crescidos, autónomos, empáticos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Contacto de emergência 24/7
    • Transfere de e para o aeroporto de Nairobi
    • Todas as atividades mencionadas
    • Todas as refeições
    • Alojamento
    • Certificado de participação
    • Visto
    • Seguro
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Voo não incluído. Valor 950€
    • Refeições e atividades não mencionadas
    • Atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante

LÍDER DA VIAGEM

Catarina Anastácio | SÓCIA FUNDADORA

O grupo será acompanhado por Catarina Anastácio. Mãe de 3 filhas adolescentes (14, 17, 19), grande amante (e praticante!) de viagens e fundadora da EarlyBird. Já acompanhou grupos de earlybirds em programas na Costa Rica, África do Sul, Vietname e Quénia e todas elas foram experiências fantásticas que jamais esquecerá. É com muito entusiasmado que este ano rumará à Roménia, país que adora!

ALOJAMENTO

Vamos ficar, durante a maior parte do tempo, alojados em Brakenhurst, hotel e centro de conferências situado na zona de Limuru, conhecida pelas suas quintas e plantações de chá, a cerca de 30km a norte de Nairobi. A propriedade é ecológica, muito tranquila e segura e orgulha-se de possuir uma das maiores coleções de plantas indígenas de África. Dotada de vários tipos de equipamentos de lazer, instalações médicas e restaurante, é apoiada por um acolhedor staff presente 24 horas por dia.

Quando visitarmos o Lago Nakuru, vamos passar uma noite no Sarova Lion Hill Game Lodge, situado em Lion Hill. O lodge oferece magníficas vistas do parque natural e do lago, permitindo avistar a incrível mancha cor-de-rosa de flamingos aí residentes.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Os jovens ficarão alojados,  durante a maior parte do tempo, em Brakenhurst, hotel e centro de conferências situado na zona de Limuru, a cerca de 30km a norte de Nairobi. A propriedade é ecológica, muito tranquila e segura e conta com vários tipos de equipamentos de lazer, instalações médicas e restaurante, é apoiada por um acolhedor staff presente 24 horas por dia. No fim de semana de visita ao Lago Nakuru ficarão alojados no Sarova Lion Hill Game Lodge, situado em Lion Hill.
A zona de Limuru, onde vai decorrer o nosso programa, é muito tranquila e segura. O nosso parceiro local, responsável por toda a logística, é uma organização de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumpre todos os requisitos de qualidade e segurança. Os participantes viajarão sempre em transporte privado e contarão com acompanhamento permanente, quer do líder português, quer de staff local.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas (clique aqui , há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e encarregados de educação, que o deverão assinar.
É necessário passaporte com validade mínima de seis meses após a data prevista para o regresso. É ainda necessária a autorização de saída assinada por ambos os pais/encarregados de educação. Toda a documentação está a cargo do participante (com exceção do visto, també, também necesário, e que será tratado pela EarlyBird).
É aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter.  A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 2 meses antes da viagem.
Todos os transportes necessários durante o programa, incluindo a ida de e para o aeroporto, será feito em veículos privados devidamente licenciados (Toyota Quantum ou similar).
Mediante a concordância dos pais e sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante algumas das atividades, por breves períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 6 a 12 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de participantes seja superior, o grupo terá um segundo líder ou líder júnior.
É permitida a utilização de telemóvel durante todo o programa, não só para comunicação com os pais como com o líder e restantes participantes no programa. No entanto, a Earlybird aconselha os participantes a reduzirem ao mínimo indispensável a utilização de dispositivos eletrónicos durante a participação nos nossos programas, por forma a otimizar os inúmeros benefícios que os mesmos geram.

Programas 2023

Vem voar connosco!
Vietname

Cultura e Paisagens do Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, quer através de trabalhos diversos de construção quer da interação com as crianças locais – uma oportunidade de enriquecimento e crescimento para todos -, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.