A Early Bird proporciona experiências educativas inovadoras e impactantes através da organização de diversas atividades, em ambiente não formal e privilegiando uma aprendizagem experiencial.

Fazemo-lo com o objetivo de estimular nos jovens o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais – as chamadas soft skills

As soft skills são competências transversais, de natureza não curricular, adquiridas através de aprendizagem e treino, e muito importantes para o desenvolvimento e sucesso pessoal, social e profissional.

Nas viagens que organizámos para este Verão incluímos sempre uma componente de service learning. Trata-se de um conceito anglo-saxónico e de uma prática educativa muito presente em países como os EUA, o Canadá e o Reino Unido, e que consiste na combinação de objetivos pedagógicos com serviço comunitário.

Tal como sucedeu em 2018, também este ano os nossos grupos vão estar envolvidos com as comunidades locais e trabalhar em conjunto com elas para a melhoria das suas condições de vida.

Vão fazê-lo de diversas formas: em trabalhos de construção ou renovação de infraestruturas, em apoio logístico à população, em programas de desenvolvimento desportivo, a dar apoio em escolas e centros de dia para crianças desfavorecidas, e até num centro de conservação de tartarugas.

Aconteceu no passado, e vai repetir-se certamente este ano: os grupos vão unir-se em torno de um propósito comum, vão partilhar emoções e trabalhar em equipa. Cada jovem vai ganhar autonomia e sentido de responsabilidade, desenvolver empatia e sensibilidade cultural, aprender a orientar as suas ações para o serviço aos outros, ganhar resiliência e capacidade de adaptação, melhorar a sua capacidade de comunicação.

Num mundo em mudança vertiginosa e em que o futuro das profissões é cada vez mais uma incógnita, a aquisição destas competências é, para além de um alicerce para a felicidade individual e social, uma importantíssima ferramenta académica e profissional.

Em breve vão partir os nossos grupos de julho, rumo ao Vietname, à Costa Rica e a Bali.

A expetativa é grande, a emoção está à flor da pele! Daqui a nada teremos fotos e testemunhos para mostrar!

Ainda temos algumas (poucas) vagas para os nossos programas de agosto: Quénia (13 a 26 de agosto) e África do Sul (18 a 31 de agosto).

Estas são algumas das instituições onde vamos (aprender a) servir:

– Limuru Children’s Centre (Limuru, Quénia)

– Limuru Cheschire Home (Limuru, Quénia)

– GAPA – Grandmothers Against Poverty and Aids (Cidade do Cabo, África do Sul)

– Kuyasa Educare Centre (Cidade do Cabo, África do Sul)

– Ntwasahlobo Primary School

Vem connosco!

Catarina e Sofia