Privilegiamos uma aprendizagem experiencial, em ambiente não formal, que pode incluir viagens, voluntariado, cultura, aventura, línguas e workshops. Organizamos atividades para grupos e desenhamos programas à medida, que podes fazer sozinho, em família, com a escola ou com amigos.

VIAGENS

As viagens são uma componente essencial da educação e oferecem um ambiente único de aprendizagem experiencial. Proporcionam exposição internacional e intercultural, põem os jovens em contacto com a diversidade, ajudam-nos a aceitar a diferença e a perceber o que, apesar dela, nos une. Estimulam a curiosidade e fomentam a independência. Ajudam a cimentar os valores da tolerância, solidariedade, humanidade e compaixão. Fazem-nos crescer e preparam-nos para serem verdadeiros cidadãos do Mundo.

VOLUNTARIADO

O envolvimento dos jovens em atividades de caráter social é uma fórmula mágica em que todos ganham. Quando desenvolvidas de uma forma estruturada, sustentada e responsável, geram um impacto muito positivo na vida de quem dá e de quem recebe. Proporcionam experiência de trabalho e de entreajuda e promovem a capacidade de relacionamento intercultural, intersocial e intergeracional. Desenvolvem a empatia, a compaixão e o sentido de serviço. Estimulam a reflexão sobre questões de desenvolvimento, de sustentabilidade e de justiça social e sobre os conflitos culturais, étnicos e religiosos que afetam os povos. Enriquecem o currículo, assegurando uma vantagem competitiva de relevo.

ATIVIDADES CULTURAIS

O envolvimento em experiências culturais devidamente contextualizadas permite que os jovens compreendam e apreciem a arte, a história, a literatura, a música, o cinema, o teatro, o desporto, etc., como veículos de autoconhecimento, de compreensão do mundo e de união entre a Humanidade. Desenvolvem a cultura geral e a capacidade de comunicação e de análise interdisciplinar. Estimulam a curiosidade, a criatividade, a reflexão e o debate. Despertam a sensibilidade cultural e estética e o sentido de deslumbramento.

ATIVIDADES DE AVENTURA

Atividades de aventura e descoberta desenvolvidas em ambientes seguros encorajam os jovens a sair da sua zona de conforto e a desafiar os seus limites de uma forma responsável. Incutem-lhes autoconfiança, coragem, resiliência e capacidade de adaptação. Treinam o trabalho de equipa e a capacidade de liderança e cooperação. Estimulam a curiosidade e a vontade de explorar o Mundo. Encorajam o respeito pela natureza e pelo ambiente. Fomentam um estilo de vida ativo e saudável.

LÍNGUAS

A aprendizagem de línguas, seja em contexto mais formal ou mais experiencial, é um instrumento extraordinariamente importante para a educação global dos jovens, a sua capacidade de mobilidade e facilidade de comunicação. Potencia a compreensão mútua e a cooperação entre povos e culturas. Estimula a flexibilidade cognitiva. É um fator de enriquecimento curricular, assegurando uma clara vantagem competitiva.

WORKSHOPS

Através de experiências de imersão de diversos tipos e duração, os jovens são convidados a aprender, refletir e debater sobre diversos temas. Treinam, de uma forma direta ou indireta, competências importantes para o seu desenvolvimento e inserção na vida ativa, como autogestão, comunicação, trabalho de equipa, pensamento crítico, resolução de problemas, negociação, empreendedorismo, liderança, inteligência emocional, etc.