Soft skills são competências transversais, de natureza não curricular, adquiridas através de aprendizagem e treino, e importantes para o desenvolvimento e sucesso pessoal, social e profissional.

Há inúmeras classificações e definições de soft skills. Nenhuma é igual à outra, e a nossa foi especialmente concebida em função da faixa etária a que as nossas atividades se destinam. É, também, imbuída de alguns dos valores com que nos comprometemos e que queremos transmitir através das nossas experiências educativas.

Autonomia e responsabilidade

Capacidade de se gerir a si próprio, de se organizar e de gerir o seu tempo. Iniciativa e auto-motivação. Capacidade de planeamento e de execução. Capacidade de assumir responsabilidades. Sentido de dever e de compromisso. Integridade.

Comunicação

Saber comunicar escrita e oralmente de forma efetiva, agradável e adaptada ao contexto. Capacidade de usar linguagem corporal de forma adequada. Capacidade de escuta ativa. Saber questionar e debater.

Relacionamento Interpessoal

Saber relacionar-se com os outros de forma cortês, respeitosa e emocionalmente inteligente. Capacidade de se colocar no lugar do outro e de compreender os seus pontos de vista. Respeito pela diferença. Compaixão.

Trabalho em equipa

Capacidade de trabalhar com os outros com vista a um objetivo comum. Atitude motivadora. Reconhecer quando e como liderar e seguir. Capacidade de negociação e resolução de conflitos. Respeito pela diversidade. Capacidade de reconhecer os contributos dos outros e os seus talentos. Saber partilhar responsabilidades, sucessos e fracassos.

Curiosidade e potencial de aprendizagem

Ter vontade de aprender sempre mais sobre o mundo que nos rodeia. Querer melhorar e crescer. Saber procurar e gerir informação e colocá-la ao serviço da aprendizagem constante.

Pensamento crítico e resolução de problemas

Capacidade de reflexão sobre si próprio, os outros e o mundo. Capacidade de identificação, compreensão e análise de problemas reais. Pensamento independente, responsável e produtivo. Capacidade de análise abstrata e analítica. Flexibilidade cognitiva. Criatividade e capacidade de inovação. Capacidade de desenhar soluções eficientes e eficazes e de as executar.

Adaptabilidade

Flexibilidade. Capacidade de adaptação a diferentes situações e ambientes. Respeito pelo contexto. Querer e saber sair da sua zona de conforto. Capacidade de acompanhar e se adaptar à mudança. Saber tirar partido das oportunidades. Abertura para aceitar novas tarefas e novos desafios.

Resiliência

Coragem. Força de vontade. Resistência às dificuldades e adversidades. Capacidade de ultrapassar obstáculos, problemas e imprevistos. Capacidade de automotivação. Conseguir trabalhar em condições difíceis, sob pressão e debaixo de stress.

Sentido de serviço

Vontade de ajudar o próximo. Vontade de colocar os seus talentos ao serviço da comunidade. Vontade e capacidade de criar impacto positivo. Sentido de cidadania e de participação. Responsabilidade cívica.

Sensibilidade cultural e estética

Capacidade de deslumbramento perante a beleza e a diversidade do mundo. Compreensão da cultura e da estética como fatores de autoconhecimento, de conhecimento do outro e de união entre os povos.