Se tens mais de 16 anos e gostarias de participar individualmente ou com amigos num programa de voluntariado internacional, juntando-te a outros participantes, temos de certeza o destino e o projeto certo para ti.

Na Europa, em África, na Ásia, na América do Sul ou na América Central, podes optar por participar em projetos educativos, culturais, de construção ou apoio a animais, ligados à saúde, ao ambiente, à agricultura, às artes, ao desporto, ou de apoio à comunidade.

Todos os projetos implicam uma profunda imersão cultural e podes ainda participar em diversas atividades opcionais tais como visitas, passeios, workshops, aulas de línguas e atividades de aventura.

Na organização de todas as atividades contamos com reputados parceiros em vários locais do Mundo, que oferecem as maiores garantias de qualidade, segurança e sustentabilidade e que tudo farão para que tenhas uma experiência inesquecível.

Se não encontraste o que procuras, envia-nos um email para info@earlybird.pt.

Voluntariado 2022

Os países e projetos em que podes participar
VoluntariadoÁFRICA DO SUL
A África do Sul é um país cujas paisagens, o povo e sobretudo a sua riquíssima história são razões suficientes para o escolher como um destino privilegiado para uma experiência de voluntariado. A maioria dos nossos projetos situa-se na Cidade do Cabo, uma das cidades mais cosmopolitas e bonitas do mundo. Para os amantes da natureza e dos animais há diversos projetos em parques naturais, reservas de vida selvagem e mesmo no oceano.
VoluntariadoARGENTINA
A Argentina é um país que nos remete para sabores e ritmos fortes. Com prado, montanhas, gelo, calor, cidades vibrantes e paisagens inóspitas, é impossível ficarmos indiferentes à mescla do antigo e do moderno, aos sabores, ao povo hospitaleiro e à sua enorme diversidade cultural. Os nossos projetos localizam-se em Córdoba, a segunda cidade mais importante, que além de ter a universidade mais antiga do país, é repleta de história pelo seu passado colonial.
VoluntariadoCABO VERDE
Cabo Verde é um arquipélago tranquilo e envolvente, de paisagens diversificadas, uma cultura alegre e cativante e uma ligação a Portugal feita de História, língua e um estreito convívio de séculos. A ilha de Santiago é a maior do arquipélago e é uma amostra de tudo o que Cabo Verde tem para oferecer: praias, montanhas, vilas piscatórias, monumentos históricos, mercados, artesanato, culinária e um povo caloroso que nos vai, sem dúvida, fazer sentir em casa.
VoluntariadoCAMBOJA
O Camboja é um país de gente simples e sorridente, que soube olhar para a frente quando deixou para trás as feridas do passado. Os participantes vão aproveitar o bom que o presente tem para nos oferecer: o esplendor da capital, o magnífico complexo de Angkor, aldeias remotas e vilas flutuantes, arte, cultura e gastronomia. E claro, trabalhar em prol do bem estar da população, do ambiente e da educação das suas crianças.
VoluntariadoCHILE
O Chile está situado na América do Sul e possui um território com uma forma peculiar, uma faixa estreita e longa. É um país com diversas peculiaridades e uma enorme diversidade cultural, com imensos locais distintos para explorar, como o Deserto de Atacama ou a Patagónia. Os nossos projetos contrastam entre si, localizando-se na vibrante capital, Santiago, e na pequena cidade de Coihueco, onde os participantes vão ter uma experiência única, junto da comunidade.
VoluntariadoCHINA
A China é um país com muita diversidade cultural e o país mais populoso do mundo. De montanhas a praias idílicas, a China tem locais para todos os tipos de viajante e diversas cidades que merecem ser descobertas, longe dos roteiros turísticos. Os nossos projetos situam-se no interior rural da China e em cidades vibrantes, como é o caso de Zhanjiang, e numa ilha conhecida pelas suas belas praias, Hainan.
VoluntariadoCOSTA RICA
A Costa Rica é um dos países mais felizes do Mundo, com maior biodiversidade, e pioneiro em matéria de proteção ambiental e de sustentabilidade. Localizado na América Central e o primeiro a abolir o seu exército, é um país muito pacífico onde a boa energia é sempre uma constante. Os participantes vão ter muitas oportunidades de se aventurar, abraçar a cultura e ajudar a comunidade local deste país de Pura Vida.
VoluntariadoCROÁCIA
Localizada nos Balcãs, a Croácia é um dos países mais interessantes, joviais e bonitos da Europa. Com muito para oferecer, tem muitas cidades cativantes e cheias de história com diversos monumentos e museus, parques naturais e das praias mais bonitas do mundo. O destino ideal para embarcar numa aventura pelo Adriático em busca da proteção dos golfinhos e descobrir o melhor que este país tem para oferecer!
VoluntariadoEQUADOR
Apesar de ser um dos países mais pequenos da América do Sul, o Equador tem muito para oferecer a nível natural e cultural. Os nossos projetos desenvolvem-se em paisagens tão distintas como a grande cidade de Quito, a Amazónia, e mesmo as ilhas Galápagos (onde Darwin observou as espécies nas quais baseou a sua teoria de evolução). Não faltam motivos para eleger este país como destino para uma experiência de voluntariado.
VoluntariadoESLOVÉNIA
País dos Balcãs conhecido pela sua beleza natural e pelas suas aldeias pitorescas, a Eslovénia é um encanto para quem gosta de montanhas, lagos, igrejas e castelos medievais. A capital, Liubliana, é moderna, animada, colorida, jovem e um local onde as paredes contam histórias. O projeto localiza-se na magnífica Península de Ístria, local com praias de águas claras, casas coloridas e repleto de tradições.
VoluntariadoESPANHA
Espanha é conhecida pela sua cultura vibrante, pela deliciosa gastronomia e pelo seu povo tão animado, o que a torna um dos países mais atrativos da Europa. Os nossos projetos localizam-se em locais tão distintos como Bilbau, a maior cidade do país basco e onde se situa o famoso museu Guggenheim, nos magníficos campos da Andaluzia, e ainda em Tenerife, nas ilhas Canárias, conhecida pelas suas paisagens vulcânicas e estilo colonial.
VoluntariadoFIJI
Localizado na Oceânia, o arquipélago das Fiji possui mais de 300 ilhas e é conhecido pelas exóticas praias e paisagens pintadas de verde pelas palmeiras. Os nossos projetos situam-se numa zona chamada de Costa de Coral, localizada entre Suva e Sigatoka, conhecida exatamente pela enorme biodiversidade e pelos corais. Tudo bons motivos para selecionar este destino para um projeto de voluntariado internacional.
VoluntariadoGANA
O Gana situa-se no Golfo da Guiné, na África Ocidental, e é conhecido pela sua variada vida selvagem, os seus antigos fortes Portugueses e as magnificas praias isoladas. Os nossos projetos situam-se na capital, Accra, na zona rural de, Volta, no Parque Nacional Gana e ainda na zona costeira de Axime. Os participantes vão poder não só ajudar as comunidades locais, como experienciar o estilo de vida ganês.
VoluntariadoGRÉCIA
Localizado no sudeste europeu, é difícil não ficar impressionado com a riqueza cultural da Grécia, as suas águas azuis cristalinas a gastronomia mediterrânica muito própria. Os nossos projetos situam-se na famosa ilha de Creta, conhecida pela sua paisagens de montes e olivais e os seus monumentos que testemunham uma história milenar, e nas deslumbrantes ilhas Jónicas, com o seu mar turquesa e as praias de areia branca.
VoluntariadoGUATEMALA
A Guatemala é um dos países mais fascinantes da América Central, repleto de cor e tradições. Impressiona pelas suas paisagens de montanhas, vulcões e lagos, pela oferta de locais arqueológicos, e pela variedade étnica dos guatemaltecos. Os projetos desenrolam-se em Antígua, no sul, uma pequena e tranquila cidade rodeada de vulcões, conhecida pelos seus edifícios coloniais espanhóis e certamente uma das cidades mais coloridas do mundo.
VoluntariadoHUNGRIA
Localizada no leste do continente europeu, a Hungria tem a pérola do Danúbio, Budapeste, sendo uma das mais bonitas e fascinantes capitais europeias. País de costumes e tradições, as suas várias regiões merecem uma visita pela sua autenticidade e beleza natural. É o caso de Baranya, onde decorre o nosso projeto, uma região típica, situada a sul da Hungria e perfeita para quem gosta de natureza e animais.
VoluntariadoINDIA
A índia é um país de pessoas amáveis, tradições milenares e uma gastronomia conhecida, com influências de diversos povos. Sendo um dos países mais populosos do mundo, existem diversas religiões, tradições e costumes. Os nossos projetos situam-se nas cidades de Goa, que tem muitas influências portuguesas, em Nimdih, uma pequena vila a noroeste, e em Bengala, uma região a Oeste, cuja capital é Calcutá.
VoluntariadoINDONESIA
A Indonésia é um dos países mais interessantes do mundo e tem uma beleza natural incalculável. Bali, em particular, é um tranquilo paraíso de paisagens deslumbrantes e tradições culturais milenares. Os participantes vão poder usufruir ao máximo de toda esta envolvência, aprender sobre esta ilha única e, ao mesmo tempo, ajudar as populações locais menos privilegiadas a melhorar as suas condições de vida.
VoluntariadoIRLANDA
A Irlanda é um país situado no extremo oeste Europeu e tem muito para oferecer: campos verdejantes e costas escarpadas, muita história, cultura, gastronomia, Não admira que seja local de rodagem de muitos filmes e séries famosos. Os nossos projetos situam-se em Cork, a segunda maior cidade, muito carismática e juvenil, cujas casas coloridas, ruas vibrantes e animação constante lhe dão um encanto muito especial.
VoluntariadoISLÂNDIA
Sendo considerado o país mais seguro do mundo, a Islândia encabeça o top de muitos viajantes. É um país pioneiro na sustentabilidade e na ecologia, utilizando cerca de 85% de energias renováveis para as suas necessidades primárias. Os participantes vão descobrir um país pequeno mas acolhedor, e um projeto fascinante, que se localiza em Austurland na região leste do país conhecida pelas suas montanhas, fiordes e portos naturais.
VoluntariadoITÁLIA
Itália é um dos mais cosmopolitas e belos países do Mediterrâneo. País de uma gastronomia vasta e muito apreciada, catedrais e museus imperdíveis, cidades magníficas, um povo encantador e uma língua melodiosa. O nosso projeto de proteção marinha situa-se ao largo do Noroeste de Itália e desenrola-se inteiramente a bordo de um barco! Uma oportunidade única de pesquisa e contacto com a vida dos mares.
VoluntariadoMADAGASCAR
Situado perto da costa sudeste de África, é um país pintado pelas praias de água cristalina e é a segunda maior ilha do mundo. É um sonho de biodiversidade, sendo que 90% da sua vida selvagem não é encontrada em mais nenhum outro lugar do planeta, designadamente os famosos lémures. Os nossos projetos localizam-se em Nosy Be, na costa noroeste de Madagáscar, onde os nossos participante poderão fazer diversas atividades marinhas.
VoluntariadoMALAWI
Localizado no continente africano e vizinho da Tanzânia, Moçambique e Zâmbia, é independente do Reino Unido desde 1964. Com diversas regiões montanhosas, divididas pelo Great Rift Valley e pelo grande lago Malawi, possui uma enorme diversidade de espécies de animais selvagens. Os nossos projetos situam-se em Mangochi, perto do lago Malawi e são uma ótima oportunidade para ajudar as comunidades locais.
VoluntariadoMAURÍCIAS
Perdidas no Oceano Indíco, as Maurícias são conhecidas pelas praias de água quente que contrastam com a paisagem montanhosa de fundo. O Parque Nacional Gargantas do Rio Negro possui uma enorme biodiversidade e muita beleza natural. Em Le Morne, onde são localizados os nossos projetos, os participantes vão descobrir um povo amável, uma gastronomia diversa e muitos locais onde podem pôr mãos à obra!
VoluntariadoMÉXICO
Localizado na América Central, é dono de muitas ruínas arqueológicas de enorme interesse mundial, como é o caso de Chichén-Itzá. Ao ritmo da música mexicana e das ruas coloridas, os participantes vão descobrir um país com muitas tradições, costumes e uma gastronomia diversa e saborosa. Mérida, local dos nossos projetos, é uma cidade colorida, jovem e com muito por fazer, onde vão descobrir um povo divertido e hospitaleiro.
VoluntariadoMoçambique
Moçambique é um país cheio de cor, aromas únicos e pessoas amáveis. Considerada uma das mais bonitas do Mundo, a costa de Moçambique é uma viagem ao nosso passado e palco dos nossos projetos marinhos, que se situam na magnifica praia de Tofo e na Ilha de Benguerra. Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer a fundo a biodiversidade deste país e uma cultura que os ligará para sempre a este destino.
VoluntariadoNAMIBIA
A Namíbia localiza-se no sudoeste africano e é banhada pelo Oceano Atlântico. Património da UNESCO, o deserto e mar encontram-se numa junção que se assemelha a uma obra de arte. Com muita biodiversidade e várias espécies de animais selvagens, é um destino perfeito para se descobrir as influências europeias e indígenas. Os nossos projetos situam-se em Windhoek, a capital, Epukiro, uma remota região localizada a este, e em Damaraland.
VoluntariadoNEPAL
Localizado nos Himalaias, o Nepal é um país fascinante, com as maiores montanhas do mundo. Foi sempre um país independente e é o único país cuja bandeira não tem um formato rectângular. Os participantes podem descobrir os nossos projetos localizados na capital, Kathmandu, em Pokhara, uma cidade com vistas para as montanhas, em Chitwan, casa do mais antigo Parque Nacional e em Dhanusadham, uma cidade sagrada para os Hindus.
VoluntariadoPERÚ
O Perú apresenta uma diversidade de paisagens, sons e cores muito próprias, onde é possível descobrir vestígios da herança cultural deixada pelas civilizações milenares sul-americanas. Os nossos projetos desenvolvem-se em muitos locais distintos, incluindo Cusco, a porta de entrada para o misteriosa Machu Picchu, Cajamarca, cidade montanhosa no Norte dos Andes também conhecida por Quechua, e ainda na Amazónia.
VoluntariadoQuénia
País de cores, sabores e emoções fortes, o Quénia é um destino de contrastes: da azáfama das grandes cidades, à tranquilidade dos lagos e ao deslumbre natural das savanas. Aqui se compreende na sua plenitude o verdadeiro significado da expressão Hakuna Matata ("Está tudo bem..."). Os nossos projetos localizam-se em diversos locais incluindo o Lago Nakuru e o Parque Natural Masai Mara, lar de centenas de espécies de animais selvagens.
VoluntariadoROMÉNIA
A Roménia localiza-se no sudeste europeu e é conhecida especialmente pela região florestal da Transilvânia, que alimenta a curiosidade e a imaginação dos viajantes e onde se desenrolam os nossos projetos. Com uma beleza natural deslumbrante, repleta de castelos góticos, igrejas fortificadas e cidades medievais, povoada de lendas e personagens misteriosas (como o famoso Drácula!), é um dos locais mais bonitos da Europa.
VoluntariadoSRI LANKA
Apelidado de pérola do Índico, o Sri Lanka é um país situado a sul da Índia e conhecido pela sua enorme riqueza histórica (com grande presença portuguesa), cultural e religiosa, paisagens muito diversas de mar, floresta, montanhas, plantações de chá e uma enorme variedade de animais. Os nossos projetos localizam-se em diversas localidades, permitindo aos participantes usufruir de toda esta diversidade.
VoluntariadoSUÉCIA
Este magnífico país está localizado no norte da Europa e é dos mais seguros e desenvolvidos do mundo. Além da fascinante beleza natural, conta com um povo hospitaleiro e simpático. Os projetos localizam-se na Lapónia Sueca, presente no nosso imaginário pela paisagem branca e fria, pelos igloos e pelas renas. Aqui, os participantes vão poder visitar um dos locais mais incríveis do planeta e ainda aprender sobre natureza, animais e sustentabilidade!
VoluntariadoTAILÂNDIA
A Tailândia é um dos países mais visitados do Sudeste Asiático, com uma enorme riqueza cultural e histórica, repleta de tradições ancestrais e paisagens magníficas. Os participantes vão poder imergir totalmente na cultura tailandesa e conhecer os seus costumes. Hua Hin, onde decorrem os nossos programas, é uma cidade costeira fantástica, com um povo amável e praias incríveis. Uma oportunidade única de enriquecimento e crescimento.
VoluntariadoTANZÂNIA
A Tanzânia localiza-se na África Oriental e é conhecida pela sua beleza natural e diversidade, como o vasto Parque Nacional de Serengueti e pelo Kilimanjaro, a montanha mais alta de África. É casa também dos Big 5 e um ótimo local para todos os apaixonados por animais. Os participantes podem explorar Arusha, a capital do Safari, Iringa, local conhecida pela sua beleza natural, Monduli, uma região do interior com muita vida selvagem e Mtwara.
VoluntariadoTOGO
O Togo está localizado no oeste africano e banhado pelo Atlântico. É pouco explorado pelo turismo e pelo Homem, sendo um país com uma imensa beleza natural, rodeado de prados com muitos animais selvagens e cascatas cristalinas. A maioria da população vive da agricultura, principalmente algodão e cana-de-açúcar. Os nossos projetos vão decorrer em Kpalimé, uma cidade centrada na indústria de tecelagem e plantações de cacau.
VoluntariadoTURQUIA
A Turquia é um país fascinante, onde se mistura o antigo com o moderno, o Ocidente com o Oriente, a Ásia com a Europa. O nosso projeto desenvolve-se em Istambul, uma das mais magníficas cidades do Mundo, testemunha de uma história milenar e de uma encruzilhada de civilizações. A sua enorme diversidade cultural, os bazares e os mercados de especiarias e a proximidade do Bósforo, razões para escolher este destino para uma experiência de voluntariado.
VoluntariadoUGANDA
O Uganda localiza-se na África Oriental onde abundam as espécies selvagens, como pássaros raros, e as paisagens naturais deslumbrantes. É conhecido pelos montes Ruwenzori, que ficam cobertos de neve, e pelo Lago Vitória. Os participantes vão poder descobrir o Parque Nacional de Bwindi através do nosso projeto com gorilas, Kajjansi, uma pequena cidade perto das margens do Lago Vitória ou Kampala, a capital e maior cidade do país.
VoluntariadoVIETNAME
Com uma vasta região costeira e um território desenhado em forma de S, o Vietname é um país rico em tradições, costumes e gastronomia. A capital, Hanói, onde se desenrolam alguns programas, é conhecida pela arquitetura centenária, com ruas estreitas, vibrante e caótica. Os participantes podem também explorar o Parque Nacional do Vietname, se gostarem de animais, ou explorar regiões do interior do país como Yên Bái.
VoluntariadoZÂMBIA
A Zâmbia localiza-se no sul do continente africano e conta com uma enorme beleza natural. Os nossos projetos situam-se em Livingstone, junto da fronteira com o Zimbabué e perto das famosas Cataratas Vitória, com mais de 100 metros de altura e das mais bonitas de África. País de costumes e tradições, com um povo amável e hospitaleiro, e um dos mais seguros de África, são muitas as oportunidades que oferece.
VoluntariadoZanzibar
Zanzibar, ilha conhecida pelos seus cenários idílicos e praias paradisíacas, é, no entanto, muito mais do que isso. Aqui confluíram povos vindos de todo o mundo que deixaram uma herança riquíssima e muito eclética e forjaram um povo hospitaleiro, amável e tolerante. Grande produtor de especiarias, com uma forte ligação a Portugal, Zanzibar é um destino cuja história, cultura, gastronomia e costumes merecem ser conhecidos a fundo.
VoluntariadoZIMBABUÉ
O Zimbabué é conhecido pelas suas magníficas paisagens e diversos animais selvagens. Localizado no sul de África, faz fronteira com a Zâmbia e partilham as Cataratas de Vitória. Com um povo simpático e hospitaleiro, muitos costumes e tradições, é um destino ideal para ajudar quem mais precisa! Os nossos projetos localizam-se em Harare, a capital, e no Parque Nacional, ideal para quem gosta de animais.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução dos programas está a cargo dos parceiros da EarlyBird em cada um dos locais, organizações com grande experiência e forte implementação local, e que oferecem todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
A EarlyBird ajuda na escolha dos projetos mais adequados a cada participante, procede à inscrição junto da organização responsável pelo projeto em causa e dá apoio ao processo de preparação da viagem.
Caso o participante o deseje, podemos marcar voos, seguros e vistos, bem como viagens, tours e atividades no destino.
A Earlybird não tem intervenção direta na organização do programa no destino nem mantém um acompanhamento permanente das atividades que estão a ser desenvolvidas pelo participante, mas está disponível 24/7 para comunicar com o participante e com o nosso parceiro no sentido de tentar ajudar a resolver qualquer questão que possa surgir.
A definição da idade mínima e máxima dos participantes é da exclusiva responsabilidade da organização responsável pelos programas. Há parceiros nossos que apenas admitem maiores de 18 anos, mas a maioria aceita maiores de 17 anos, ou até mais novos, mediante autorização dos pais. Nalguns programas (poucos) está também definida uma idade máxima.
Os participantes menores, quando admitidos, têm um acompanhamento exatamente igual aos dos participantes menores e estão sujeitos às mesmas regras. Pode haver limitações à participação em determinadas atividades extra-programa decorrentes da legislação do país de destino.
A inscrição pode ser feita do site da earlybird no formulário de inscrição ou por email para info@earlybird.pt.
Depois de recebida a inscrição, a EarlyBird contactará com o participante e prestar-lhe-á a informação necessária para proceder à respetiva formalização e para começar a preparar a viagem.
Os pagamentos serão feitos por transferência bancária de acordo com o seguinte plano de pagamentos: taxa de inscrição para formalização da inscrição no valor de 350€, e o valor remanescente até 30 dias antes do início do projeto. Condições específicas poderão ser aplicadas pelo parceiro, e serão informadas caso a caso. A taxa inicial de inscrição destina-se a cobrir custos administrativos, é deduzido ao valor total do programa e não é, regra geral, reembolsável. Eventuais pagamentos adicionais resultantes de alterações consideráveis de taxa de câmbio ou de motivos de força maior, da contratação de serviços adicionais à EarlyBird (como processamento de documentação, seguros, etc.) ou da opção por atividades extra não incluídas no programa serão requeridos pela Earlybird até 10 dias antes da data de partida e pagos pelo participante nos 2 dias úteis seguintes. Atrasos no cumprimento do plano de pagamento cuja justificação não seja considerada atendível constituem justa causa para o cancelamento da participação no programa, sem direito a reembolso dos montantes já pagos.
Sim, podem existir custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente voos, visto, seguro, refeições e atividades não mencionadas, despesas com documentação e consulta de viajante, despesas de caráter pessoal e testes à covid 19 (se necessário), bem como despesas de alimentação e atividades extra não incluídas.
Embora tal possa variar em função dos projetos, regra geral as atividades de voluntariado decorrem de 2.ª a 6.ª, durante um número variável de horas. Podem ocupar meio dia ou o dia inteiro, consoante o programa em causa.
Os fins de semana são geralmente livres, salvo quando o programa já inclui atividades. A EarlyBird e/ou o nosso parceiro local podemos ajudar na escolha e marcação de viagens, tours e outras atividades no destino.
Os participantes regra geral ficam alojados numa casa da organização local, em quartos partilhados unissexo, simples, mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável.
Sim, existe um Código de Conduta comum a todos os programas e podem ser exigidos Códigos de Condutas específicos a cada participante pelo parceiro local. Em qualquer dos casos este será entregue aos participantes, que o deverão assinar.
Os nossos parceiros locais, responsáveis por toda a logística, são organizações de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumprem todos os requisitos de qualidade e segurança. No entanto, cabe a cada participante cumprir as regras que venham a ser aconselhadas pelos nossos parceiros locais, sendo ainda recomendadas pela EarlyBird todas as precauções de segurança que devem ser adotadas habitualmente por qualquer viajante. Os participantes devem assegurar-se que estão na medida do possível acompanhados de outros voluntários, ter atenção aos objetos pessoais que transportam, não ostentar objetos valiosos ou grandes quantidades de dinheiro, deixar o passaporte e outros documentos e objetos pessoais num local seguro.
Os participantes devem levar roupa prática, confortável e adequada ao clima (calças, calções, t-shirts de algodão de manga curta e comprida, pullovers, etc.), artigos de higiene pessoal, proteção solar, repelente, kit básico de medicamentos (anti-histamínico local para as picadas de insetos, paracetamol, pensos rápidos, etc.), bem como todos os que sejam recomendados na consulta de viajante, e quaisquer medicamentos usados habitualmente. A EarlyBird aconselha ainda que levem uma mochila para as viagens e dia-a-dia, garrafa de água/cantil, adaptador, uma caneta e um bloco.
Sim, os participantes devem levar consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes pela EarlyBird e/ou parceiro local. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela EarlyBird.
A EarlyBird aconselha a realização de uma consulta do viajante pelo menos um mês antes da realização da viagem.
Algumas organizações exigem que os participantes subscrevam um seguro, caso em que os mesmos serão informados.
Quando não é obrigatória, a subscrição de um seguro de saúde que cubra todas as atividades previstas é altamente aconselhável.
É igualmente aconselhável a subscrição de um seguro de cancelamento que cubra, designadamente, teste positivo à Covid-19 antes da partida. A grande maioria dos seguros não cobre cancelamento por quarentena profilática ou por outros impedimentos relacionados com a Covid-a19 (com exceção do referido teste positivo).
A Earlybird pode aconselhar um seguro adequado e subscrevê-lo em nome do participante. A partir da subscrição, a relação com a seguradora é da exclusiva responsabilidade do participante.
Nas situações em que o cancelamento se deve a causas imputáveis à EarlyBird, há lugar ao reembolso de todos os pagamentos já realizados, sem direito a qualquer indemnização adicional. Caso o cancelamento seja motivado por circunstâncias inevitáveis e excecionais no destino que afetem consideravelmente a realização da viagem, há lugar ao reembolso integral dos montantes pagos, sem direito a qualquer indemnização adicional. Não se considera uma “circunstância inevitável e excecional” qualquer impedimento relacionado com a pandemia por Covid-19. Chama-se a atenção para o facto de existirem seguros que cobrem despesas de cancelamento de viagens e que a EarlyBird aconselha a que sejam subscritos.
SSempre que exista uma desistência por parte de um participante, o que inclui situações relacionadas com Covid-19, após a confirmação da sua inscrição num programa, a mesma deverá ser comunicada por escrito à EarlyBird, não bastando que o seja verbalmente. A taxa de inscrição paga aquando da inscrição não é, em geral, restituída. Situações especiais serão analisadas caso a caso. Os restantes montantes poderão ser restituídos, ou permitida a sua utilização em outros programas da EarlyBird, nas condições especificamente previstas em cada programa, as quais dependem, entre outras condições, das políticas de cancelamento dos nossos parceiros, incluindo as transportadoras aéreas. Caso nada seja referido em contrário no programa em causa, os montantes já pagos, o que inclui situações relacionadas com Covid-19, não serão restituídos. Chama-se a atenção para o facto de existirem seguros que cobrem despesas de cancelamento, e que podem ajudar a enfrentar este tipo de situações.