Quem é responsável pela organização do programa?
O planeamento e execução dos programas está a cargo dos parceiros da EarlyBird em cada um dos locais, organizações com grande experiência e forte implementação local, e que oferecem todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Qual a função da EarlyBird?
A EarlyBird ajuda na escolha dos projetos mais adequados a cada participante, procede à inscrição junto da organização responsável pelo projeto em causa e dá apoio ao processo de preparação da viagem.
Caso o participante o deseje, podemos marcar voos, seguros e vistos, bem como viagens, tours e atividades no destino.
A Earlybird não tem intervenção direta na organização do programa no destino nem mantém um acompanhamento permanente das atividades que estão a ser desenvolvidas pelo participante, mas está disponível 24/7 para comunicar com o participante e com o nosso parceiro no sentido de tentar ajudar a resolver qualquer questão que possa surgir.
Com que idade posso participar?
A definição da idade mínima e máxima dos participantes é da exclusiva responsabilidade da organização responsável pelos programas. Há parceiros nossos que apenas admitem maiores de 18 anos, mas a maioria aceita maiores de 17 anos, ou até mais novos, mediante autorização dos pais. Nalguns programas (poucos) está também definida uma idade máxima.
Os participantes menores, quando admitidos, têm um acompanhamento exatamente igual aos dos participantes menores e estão sujeitos às mesmas regras. Pode haver limitações à participação em determinadas atividades extra-programa decorrentes da legislação do país de destino.
Como me posso inscrever?
A inscrição pode ser feita do site da earlybird no
formulário de inscrição ou por email para
info@earlybird.pt.
Depois de recebida a inscrição, a EarlyBird contactará com o participante e prestar-lhe-á a informação necessária para proceder à respetiva formalização e para começar a preparar a viagem.
Como devo fazer o pagamento?
Os pagamentos serão feitos por transferência bancária de acordo com o seguinte plano de pagamentos: taxa de inscrição para formalização da inscrição no valor de 350€, e o valor remanescente até 30 dias antes do início do projeto. Condições específicas poderão ser aplicadas pelo parceiro, e serão informadas caso a caso. A taxa inicial de inscrição destina-se a cobrir custos administrativos, é deduzido ao valor total do programa e não é, regra geral, reembolsável. Eventuais pagamentos adicionais resultantes de alterações consideráveis de taxa de câmbio ou de motivos de força maior, da contratação de serviços adicionais à EarlyBird (como processamento de documentação, seguros, etc.) ou da opção por atividades extra não incluídas no programa serão requeridos pela Earlybird até 10 dias antes da data de partida e pagos pelo participante nos 2 dias úteis seguintes. Atrasos no cumprimento do plano de pagamento cuja justificação não seja considerada atendível constituem justa causa para o cancelamento da participação no programa, sem direito a reembolso dos montantes já pagos.
Como são calculados os preços finais dos programas?
Os preços dos programa sofrem ajustes recorrentes, decorrentes de entre outros de alterações de preço praticadas pelos nossos parceiros, alterações de taxas de câmbio, ou outras, pelo que os preços publicados no site sao meramente indicativos. Aquando do pedido de informação sobre os mesmos ou no momento de inscrição, a Early Bird deverá informar os participantes do preços atual em vigor de cada programa.
Os preços podem sofrer alterações após a inscrição?
Os preços dos programa estão baseados nas taxas de câmbio vigentes à data da impressão dos mesmos, pelo que estão sujeitos a alterações que resultem de variações de taxas e flutuações cambiais. Com a adjudicação desta proposta, o cliente reconhece e assume qualquer alteração de preço decorrente de variações cambiais, sendo da responsabilidade da Early Bird informar e fundamentar essas alterações ao cliente.
Existem custos extras não incluídos no programa base? Se sim, quais?
Sim, podem existir custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente voos, visto, seguro, refeições e atividades não mencionadas, despesas com documentação e consulta de viajante, despesas de caráter pessoal e testes à covid 19 (se necessário), bem como despesas de alimentação e atividades extra não incluídas.
Quando decorrem as atividades de voluntariado?
Embora tal possa variar em função dos projetos, regra geral as atividades de voluntariado decorrem de 2.ª a 6.ª, durante um número variável de horas. Podem ocupar meio dia ou o dia inteiro, consoante o programa em causa.
Os fins de semana são geralmente livres, salvo quando o programa já inclui atividades. A EarlyBird e/ou o nosso parceiro local podemos ajudar na escolha e marcação de viagens, tours e outras atividades no destino.
Onde ficarão alojados os participantes?
Os participantes regra geral ficam alojados numa casa da organização local, em quartos partilhados unissexo, simples, mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável.
Existe algum código de conduta?
Sim, existe um
Código de Conduta comum a todos os programas e podem ser exigidos Códigos de Condutas específicos a cada participante pelo parceiro local. Em qualquer dos casos este será entregue aos participantes, que o deverão assinar.
Como será garantida a segurança dos participantes?
Os nossos parceiros locais, responsáveis por toda a logística, são organizações de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumprem todos os requisitos de qualidade e segurança. No entanto, cabe a cada participante cumprir as regras que venham a ser aconselhadas pelos nossos parceiros locais, sendo ainda recomendadas pela EarlyBird todas as precauções de segurança que devem ser adotadas habitualmente por qualquer viajante. Os participantes devem assegurar-se que estão na medida do possível acompanhados de outros voluntários, ter atenção aos objetos pessoais que transportam, não ostentar objetos valiosos ou grandes quantidades de dinheiro, deixar o passaporte e outros documentos e objetos pessoais num local seguro.
O que devem os participantes levar?
Os participantes devem levar roupa prática, confortável e adequada ao clima (calças, calções, t-shirts de algodão de manga curta e comprida, pullovers, etc.), artigos de higiene pessoal, proteção solar, repelente, kit básico de medicamentos (anti-histamínico local para as picadas de insetos, paracetamol, pensos rápidos, etc.), bem como todos os que sejam recomendados na consulta de viajante, e quaisquer medicamentos usados habitualmente. A EarlyBird aconselha ainda que levem uma mochila para as viagens e dia-a-dia, garrafa de água/cantil, adaptador, uma caneta e um bloco.
Os participantes devem levar dinheiro consigo?
Sim, os participantes devem levar consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante.
É necessário algum tipo de documentação específica? Se sim, quem trata?
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes pela EarlyBird e/ou parceiro local. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela EarlyBird.
É necessária a realização de uma consulta de viajante?
A EarlyBird aconselha a realização de uma consulta do viajante pelo menos um mês antes da realização da viagem.
É necessário ter seguro?
Algumas organizações exigem que os participantes subscrevam um seguro, caso em que os mesmos serão informados.
Quando não é obrigatória, a subscrição de um seguro de saúde que cubra todas as atividades previstas é altamente aconselhável.
É igualmente aconselhável a subscrição de um seguro de cancelamento que cubra, designadamente, teste positivo à Covid-19 antes da partida. A grande maioria dos seguros não cobre cancelamento por quarentena profilática ou por outros impedimentos relacionados com a Covid-a19 (com exceção do referido teste positivo).
A Earlybird pode aconselhar um seguro adequado e subscrevê-lo em nome do participante. A partir da subscrição, a relação com a seguradora é da exclusiva responsabilidade do participante.
O que acontece se o programa for cancelado?
Nas situações em que o cancelamento se deve a causas imputáveis à EarlyBird, há lugar ao reembolso de todos os pagamentos já realizados, sem direito a qualquer indemnização adicional. Caso o cancelamento seja motivado por circunstâncias inevitáveis e excecionais no destino que afetem consideravelmente a realização da viagem, há lugar ao reembolso integral dos montantes pagos, sem direito a qualquer indemnização adicional. Não se considera uma “circunstância inevitável e excecional” qualquer impedimento relacionado com a pandemia por Covid-19. Chama-se a atenção para o facto de existirem seguros que cobrem despesas de cancelamento de viagens e que a EarlyBird aconselha a que sejam subscritos.
O que acontece se eu tiver que cancelar a minha participação?
SSempre que exista uma desistência por parte de um participante, o que inclui situações relacionadas com Covid-19, após a confirmação da sua inscrição num programa, a mesma deverá ser comunicada por escrito à EarlyBird, não bastando que o seja verbalmente. A taxa de inscrição paga aquando da inscrição não é, em geral, restituída. Situações especiais serão analisadas caso a caso. Os restantes montantes poderão ser restituídos, ou permitida a sua utilização em outros programas da EarlyBird, nas condições especificamente previstas em cada programa, as quais dependem, entre outras condições, das políticas de cancelamento dos nossos parceiros, incluindo as transportadoras aéreas. Caso nada seja referido em contrário no programa em causa, os montantes já pagos, o que inclui situações relacionadas com Covid-19, não serão restituídos. Chama-se a atenção para o facto de existirem seguros que cobrem despesas de cancelamento, e que podem ajudar a enfrentar este tipo de situações.