A EarlyBird desenvolve atividades de diversos tipos, sendo cada uma suscetível de gerar preocupações, dúvidas e questões diferentes. Sempre que se justifique, cada programa específico terá uma secção própria na qual procuraremos antecipar e responder a algumas das perguntas que com mais frequência são colocadas.

As perguntas frequentes de natureza mais genérica, bem as que se suscitam no âmbito de um determinado tipo de atividade, são respondidas nesta seção geral e são válidas para todos os programas da EarlyBird.

A nossa disponibilidade é total para responder a todas as questões não previstas, e para prestar qualquer tipo de esclarecimento, através dos nossos emails e telefones de contacto.

A inscrição pode ser feita através deste formulário ou para o email info@earlybird.pt.
A confirmação da inscrição depende da existência de vagas e do pagamento de um montante que variará em função do programa e do momento da inscrição (incluindo sempre uma taxa de inscrição).
Uma vez reunidas as condições para a confirmação definitiva da inscrição, o participante receberá um aviso nesse sentido. A partir daí serão tramitados todos os procedimentos necessários à participação no programa em causa.
A participação pode depender de um número mínimo de participantes, de acordo com informação constante de cada programa. A participação depende ainda: 1) Da aceitação dos Termos e Condições e da Política de Privacidade da EarlyBird; 2) Da assinatura de um termo de responsabilidade; 3) Da assinatura de um código de conduta; 4) Da reunião atempada de todas as condições legalmente exigíveis para a participação na viagem, nomeadamente em termos de documentação necessária.
Os pagamentos serão feitos por transferência bancária. Após inscrição no programa, a EarlyBird envia a cada participante o plano de pagamento respetivo. Esse plano inclui uma taxa inicial de inscrição, que se destina a cobrir custos administrativos e não é reembolsável. Este valor é deduzido ao valor total do programa e não é, regra geral, reembolsável. Dependendo do programa em causa e do tempo que falta para a sua realização, o pagamento pode ser realizado em prestações. Eventuais pagamentos adicionais resultantes de alterações de taxas aeroportuárias ou de motivos de força maior, da contratação de serviços adicionais à EarlyBird (como processamento de documentação, seguros, etc.) ou da opção por atividades extra não incluídas no programa serão requeridos pela Earlybird até 10 dias antes da data de partida e pagos pelo participante nos 2 dias úteis seguintes. Atrasos no cumprimento do plano de pagamento cuja justificação não seja considerada atendível constituem justa causa para o cancelamento da participação no programa, sem direito a reembolso dos montantes já pagos.
Sim, podem existir custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados em cada programa. Parte destes custos dizem respeito a itens cujo valor final só é possível apurar numa fase mais avançada de contratação dos serviços inerentes a cada programa. Podem também estar aqui incluídas algumas despesas de alimentação e outras de carácter pessoal, bem como os custos de atividades opcionais.
A EarlyBird reserva-se o direito de cancelar uma viagem se o número mínimo previsto no programa não se encontrar preenchido, caso em que reembolsará todos os pagamentos já realizados, sem direito a qualquer indemnizaçao adicional.
Nas situações em que o cancelamento se deve a causas imputáveis à EarlyBird, há lugar ao reembolso de todos os pagamentos já realizados, sem direito a qualquer indemnização adicional.Caso o cancalemento seja motivado por circunstâncias inevitáveis e excecionais, há lugar ao reembolso dos pagamentos já realizados, deduzidos da taxa de inscrição, sem direito a qualquer indemnização adicional.
Chama-se a atenção para o facto de existirem seguros que cobrem despesas de cancelamento de viagens.
Sempre que exista uma desistência por parte de um participante após a confirmação da sua inscrição num programa, a mesma deverá ser comunicada por escrito à EarlyBird, não bastando que o seja verbalmente. A taxa de inscrição paga aquando da inscrição não é, em geral, restituída. Situações especiais serão analisadas caso a caso. Os restantes montantes poderão ser restituídos, ou permitida a sua utilização em outros programas da EarlyBird, nas condições especificamente previstas em cada programa, as quais dependem, entre outras condições, das políticas de cancelamento dos nossos parceiros, incluindo as transportadoras aéreas. Caso nada seja referido em contrário no programa em causa, os montantes já pagos não serão restituídos. Chama-se a atenção para o facto de existirem seguros que cobrem despesas de cancelamento, e que podem ajudar a enfrentar este tipo de situações.
Sim. Os nossos programas visam proporcionar experiências enriquecedoras, agradáveis e seguras para todos, e para isso é necessário que determinadas regras sejam cumpridas. Sempre que tal se justifique, será pedido aos participantes e aos pais que leiam e aceitem o código de conduta que lhes será apresentado no momento da inscrição. Sem prejuízo das regras específicas de cada programa, o Código de Conduta comum a todas as atividades desenvolvidas pela Earlybird pode ser encontrado aqui
Os participantes viajam sozinhos ou em grupo, conforme previsto em cada programa.
A idade é definida em função das características de cada programa, do destino e de condições impostas pelos nossos parceiros locais. No entanto em algumas circunstâncias a EarlyBird pode aceitar jovens com idades diferentes das que estão definidas em cada programa, quando em conversa com os pais concluir que o jovem é suficientemente autónomo, maduro e responsável para poder participar.
O valor dos voos não está incluído no valor base do programa. Esta é a melhor forma de assegurarmos, por um lado, as tarifas mais vantajosas em cada momento e, por outro, acomodarmos inscrições feitas em momentos diversos. Sempre que necessário e/ou possível e adequado, a EarlyBird faz reservas de grupo, as quais, contudo, obedecem a regras próprias que influenciam as tarifas e as datas limite para a confirmação da participação no programa. A maioria dos programas indicará a tarifa contratada ou o preço estimado do voo.
Os voos de participantes que viajam em grupo são regra geral reservados pela EarlyBird, de forma a garantir que os jovens viajem juntos. Situações especiais serão analisadas caso a caso. Os participantes que viajem sozinhos ou com amigos, sem acompanhamento de um líder, poderão comprar os voos diretamente. Os detalhes dos voos devem neste caso ser comunicados à EarlyBird com antecedência, para que seja assegurada a coordenação com a organização do programa no destino, designadamente a receção no aeroporto.
A necessidade de visto ou outro tipo de autorização depende do destino. Sempre que haja essa exigência, a EarlyBird informará os participantes. A obtenção da documentação necessária é da responsabilidade dos participantes ou respetivos encarregados de educação, salvo se o contrário constar do programa em causa. Tal documentação deve ser enviada à Earlybird com a antecedência definida em cada programa. Caso tal seja requerido, a EarlyBird pode tratar de alguns tipos de documentação, mediante o pagamento de uma taxa a definir em cada programa.
A EarlyBird, na organização dos seus programas, recorre a parceiros locais com reconhecida qualidade e experiência e que cumprem todos os padrões necessários de segurança, assumindo a responsabilidade de acautelar os procedimentos exigidos em caso de emergência. Sempre que possível e adequado, a embaixada de Portugal nos países de destino será informada sobre a realização do programa.
Sim, será disponibilizado aos participantes um documento com todas as orientações acerca do programa. Caso se justifique, será organizado uma sessão presencial com todos os participantes. Grande parte dos programas, em especial se envolverem atividades de impacto social, terão uma sessão de orientação no destino, dirigida pelo staff local.
Sim, em cada programa será divulgada  uma lista do que é necessário e/ou aconselhável levar de acordo com as especificidades de cada programa.
Sim, os participantes devem levar consigo dinheiro para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação. A EarlyBird poderá indicar  qual a moeda e montante aconselhados, em função do destino e do tipo de programa.
Em todos os programas os participantes terão acesso aos cuidados médicos que se revelem necessários. Contudo, levar um kit médico básico é recomendável e pode evitar, em situações simples, dispêndios de tempo desnecessários com consultas. Além disso, cada participante deve levar consigo os medicamentos que toma habitualmente. Para grande parte dos destinos é aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a medicamentos que os participantes devem levar para cada destino. Independentemente do destino, um kit básico deve incluir, além de protetor solar e repelente, paracetamol, anti-inflamatório, um soluto de hidratação oral, pomada para picadas de insetos e queimaduras, desinfetante e pensos rápidos.
Existem destinos que necessitam de profilaxia específica, que será indicada na consulta de viajante.
Sempre que os programas prevejam acompanhamento de um líder, como é o caso da generalidade dos nossos programas de grupo, os participantes viajam acompanhados por um líder adulto. Exceto nos casos de programas feitos à medida, a escolha do líder é sempre da responsabilidade da EarlyBird, que se reserva o direito de o substituir em qualquer momento antes da viagem ou, em caso de força maior, durante a realização do programa.
Os líderes são selecionados pela EarlyBird, que avalia de forma criteriosa o seu perfil e a sua motivação para participar em experiências desta natureza. Apenas podem ser líderes adultos que convictamente demonstrem junto da EarlyBird o nível de experiência e responsabilidade exigidos por cada programa, comprometimento com os nossos valores, bem como vontade de apoiar a todo o momento os jovens e de participar ativamente nas atividades propostas, incluindo, quando seja o caso, nas atividades de impacto social.
É sempre necessária uma autorização dos pais dos menores para que estes se ausentem do país, nos termos da legislação em vigor. O modelo de autorização de saída será fornecido pela EarlyBird para cada programa concreto. No caso de viagens com acompanhamento de líder, a autorização incluirá, para além da sua identificação, uma autorização genérica para, em caso de necessidade, este ser substituído por quem a EarlyBird indicar e/ou por um representante da empresa transportadora. Esta autorização genérica visa acautelar situações de força maior, em que por qualquer razão o líder fique impedido de viajar, ou situações em que, por razões de natureza pessoal ou por incumprimento das regras do programa, nomeadamente do Código de Conduta, o participantes seja obrigado a cessar a sua participação no programa e a regressar a casa antes da data prevista.  O correto preenchimento  da autorização de saída, incluindo o reconhecimento das assinaturas, é da exclusiva responsabilidade dos pais. A autorização deve ser enviada à EarlyBird até duas semanas antes da partida.
A segurança é uma prioridade para a EarlyBird e estará sempre em primeiro lugar na avaliação das regras específicas de cada programa, a qual dependerá da idade dos participantes, do local onde o programa se desenrola, entre outros fatores. Um dos objetivos dos nossos programas é potenciar a autonomia e responsabilidade dos jovens, pelo que, sempre que possível e mediante a concordância dos pais e sujeição a determinadas regras, os participantes poderão circular sozinhos ou em pequenos grupos.
Hoje em dia, a facilidade de acesso a wifi em grande parte dos destinos permite aos participantes estar em contacto com as suas famílias. Esse acesso, contudo, não é garantido em todos os programas, não é permanente e pode deixar de funcionar por variadas razões. Embora a EarlyBird não impeça os participantes de contactar com a família, encoraja os jovens e os pais a limitarem tanto quanto possível esse contacto e, em geral, a reduzirem ao mínimo indispensável a utilização de dispositivos eletrónicos durante a participação nos nossos programas, por forma a otimizar os inúmeros benefícios que os mesmos geram.
O líder avisa os pais da chegada ao destino. Tal poderá acontecer apenas algumas horas depois, uma vez que nem sempre haverá meios de comunicação a funcionar imediatamente e há uma série de procedimentos a cumprir na chegada, que serão prioritários. Ao longo da estadia o líder comunicará com regularidade com os pais através de email, whatsapp, redes sociais ou, caso se justifique, por telefone.
Sim, a EarlyBird estará disponível para qualquer contacto de emergência quer da parte dos pais quer dos participantes. Os nossss parceiros no destino disponibilizam sempre, igualmente, contactos emergência a funcionar 24/7.
A EarlyBird organiza experiências educativas que em alguns casos prevêem a participação dos jovens em acções de voluntariado, por considerar que é uma experiência muito enriquecedora para todos e que potencia como poucas outras o desenvolvimento de skills e a cimentação de valores em que acreditamos. Esta participação envolve custos de organização e logísticos que se refletem no preço do programa. Por outro lado, em muitas situações parte desse preço reverte diretamente a favor dos projetos que são apoiados, o que é uma componente importante da missão e do compromisso social da EarlyBird e dos seus parceiros.
Tanto a EarlyBird como os parceiros que seleciona estão comprometidos com ideais de turismo e voluntariado sustentáveis. Os projetos em que se envolvem são criteriosamente escolhidos considerando diversos fatores, como a sua credibilidade, sustentabilidade e impacto que geram nas comunidades locais. Os projetos escolhidos para cada programa em concreto têm igualmente em conta as idades e perfis dos participantes, procurando que o seu envolvimento seja gratificante e enriquecedor e que gere um efetivo impacto positivo. Todas as atividades de impacto social são precedidas de orientação inicial, em Portugal e/ou no destino, e acompanhadas de perto pelo staff local. Na maioria das situações, uma parte do preço pago pelo programa reverte a favor dos projetos que apoiamos.