“We want to give our children two things: one is ROOTS, the other WINGS.”
Continuo a ficar emocionada sempre que (re)leio este provérbio africano. Ele encerra em si uma enorme sabedoria e traduz de uma forma maravilhosa o amor parental. Exprime, em tão poucas palavras, aquilo que sempre quis para as minhas filhas: ensiná-las que a sua origem está aqui, perto de nós, e que cá encontrarão, sempre, um porto de abrigo; mas também que o Mundo, na sua incrível riqueza e diversidade, está aí à espera que o descubram.
Deixar (e incentivar) os nossos filhos a sair do ninho e a aventurar-se por esse Mundo fora é um ato de amor e de coragem. Temos dúvidas e receios, mas também sabemos que é a voar que eles se tornarão mais seguros, mais sábios, mais fortes, mais tolerantes e mais felizes.
Foi ao deixar as minhas filhas voar e ao assistir, inchada de orgulho, ao seu crescimento saudável, que decidi ajudar outros pais a proporcionar aos seus filhos mais oportunidades de voo.
E assim nasceu a EarlyBird, cuja missão é, através de diversos tipos de experiências educativas (que podem acontecer no nosso bairro ou do outro lado do mundo), incentivar os jovens a saltar do ninho e voar.
Estamos – eu e a Sofia Moura, que abraçou este projeto com alma, coração e garras de fora – profundamente empenhadas em ajudar os pais a criar earlybirds, “miúdos com asas”. Dinâmicos, autónomos e confiantes. Trabalhadores e resilientes. Inovadores e empreendedores. Curiosos e criativos. Solidários e cooperantes. Tolerantes e flexíveis. Simpáticos e empáticos.
Queremos que os jovens que voam connosco se tornem verdadeiros cidadãos do Mundo, que se abram a novas culturas, se adaptem a vários ambientes, acompanhem a mudança. Que queiram e saibam criar impacto.
Que, a cada bater de asas, voem mais alto e cheguem mais longe!
Catarina Anastácio