Bali e Singapura

A Indonésia é um dos países mais interessantes do mundo para uma experiência de imersão cultural e natural. Bali, em particular, é um tranquilo paraíso de paisagens deslumbrantes e tradições culturais milenares. Vamos poder usufruir ao máximo de toda esta envolvência, aprender imenso sobre esta ilha única e, ao mesmo tempo, ajudar as populações locais menos privilegiadas a melhorar as suas condições de vida. Vai ser, sem a menor dúvida, uma experiência incrível e muito enriquecedora!

Cultura e Aventura

Bali é famosa pelas suas magníficas e diversificadas paisagens (que incluem mar, montanhas, selva e arrozais) e pelas suas tradições religiosas, culturais e artísticas, o que nos oferece um cenário ímpar para uma intensa experiência de imersão natural e cultural. Vamos poder aproveitá-lo da melhor maneira através de uma intensa semana de atividades culturais e de aventura. Vamos visitar templos, participar em cerimónias tradicionais, ter aulas de culinária, de ioga, de língua bahasa e de pintura de batik, assistir a um espetáculo de dança tradicional e fazer compras num mercado típico local. Vamos também mergulhar a fundo nas magníficas paisagens circundantes: vamos explorar de bicicleta os arredores do vulcão Kintamari, percorrer os famosos arrozais balineses e as plantações de especiarias, fazer rafting no rio Ayung, passear até à cascata Tegenungan, conhecer a baía de Jimbaran, visitar a ilha Nusa Penida, contactar com macacos e tartarugas.

Voluntariado

Durante uma semana vamos fazer voluntariado na zona de Ubud. A nossa ajuda à comunidade consistirá essencialmente em trabalhos de construção, renovação e/ou jardinagem em casas, escolas ou outras estruturas de apoio à população local. O trabalho será feito sob a orientação de um coordenador local e é adaptado em função das necessidades do momento e da faixa etária dos participantes. Teremos ainda oportunidade de, durante 1 dia, fazer voluntariado num centro de conservação de tartarugas na ilha Nusa Penida, o qual será antecedido por uma sessão de orientação e informação sobre esta espécie, os perigos que enfrentam e os desafios que suscitam.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada a Singapura

    Hoje começamos a nossa aventura – vamos embarcar rumo à nossa primeira paragem: Singapura!

  • Dia 2Bem vindos a Singapura

    Bem vindos a Singapura! Antes de descansarmos da longa viagem ainda temos tempo para um primeiro relance a esta cidade incrível e para um retemperador jantar tradicional.

  • Dia 3Conhecer Singapura, voo para Bali

    Hoje vamos conhecer Singapura! Vamos começar pela Singapore City Gallery, que documenta a transformação física da cidade e mostra o seu percurso urbano único.  Rumamos depois a Chinatown, uma fascinante mistura de modernidade e tradição, onde bancas de ouro brilhante e ervas tradicionais convivem com hotéis glamorosos e restaurantes trendy. Vamos conhecer o Buddha Tooth Relic Temple e o Sri Mariamman Temple, o templo Hindu mais antigo de Singapura. Vamos também visitor o Merlion Park e apreciar as magníficas vistas da zona marginal da Marina Bay. Teremos ainda oportunidade de percorrer as ruas da Little India antes de rumarmos ao aeroporto para o nosso voo para Bali.

  • Dia 4Orientação Inicial

    A manhã de hoje é dedicada a uma sessão de orientação inicial, onde serão abordadas diversas questões logísticas, de segurança e culturais e  que nos vai ajudar a compreender e interagir melhor com a população local. À tarde vamos visitar um dos templos mais impressionantes de Bali: o templo Pura Tirta Empul, conhecido pela sua nascente de águas sagradas onde os hindus balineses realizam rituais de purificação. Vamos poder entrar nas águas sagradas e participar numa cerimónia de oferta de flores. À noite vamos ter uma aula de língua bahasa, especialmente útil para facilitar a nossa interação com os locais.

  • Dia 5Ilha Nusa Penida

    Hoje partimos bem cedo para a ilha Nusa Penida, uma das mais bonitas da Indonésia, e onde chegaremos depois de uma viagem de 45 minutos de barco. Disporemos de algum tempo para relaxar na praia de Crystal Bay e dar uns mergulhos nas suas águas quentes e transparentes. À noite teremos uma sessão de orientação sobre tartarugas, que nos vai preparar para as atividades de amanhã.

  • Dia 6Tartarugas

    Hoje o dia vai ser totalmente dedicado ao voluntariado com tartarugas. Vamos ajudar os cuidadores locais a proteger esta espécie ameaçada. À noite vamos relaxar e conviver à volta de uma fogueira

  • Dia 7Ubud

    Antes de regressar a Ubud vamos visitar o miradouro Kelinking, onde poderemos apreciar as magníficas vistas que nos oferece. À tarde, revisão da aula de língua bahasa e sessão de debate e reflexão sobre a semana de voluntariado que se aproxima.

  • Dia 8Rafting

    Hoje é dia de adrenalina total! Vamos fazer rafting no rio.

  • Dia 9Voluntariado

    Hoje damos início ao nosso trabalho de voluntariado. À noite vamos relaxar assistindo a um espetáculo de dança tradicional.

  • Dia 10Voluntariado

    Hoje teremos mais um dia de dedicação aos nossos projetos de voluntariado.

  • Dia 11Voluntariado

    Outro dia inteiramente dedicado a ajudar.

  • Dia 12Voluntariado

    Mais um dia de trabalho, e estamos quase a despedir-nos dos nossos projetos.

  • Dia 13Criatividade

    Hoje começamos o dia com um desafio à nossa criatividade numa aula de pintura de batik, onde vamos aprender esta técnica tradicional indonésia de desenho com cera e tinta sobre tecido. À tarde, vamos dar um passeio no centro de Ubud, onde teremos oportunidade de fazer algumas compras no mercado. Visitaremos também o Ubud Monkey Forest (santuário natural do macaco de causa longa balinês) e o Palácio de Ubud.

  • Dia 14Vulcão Kintamani

    Hoje vamos fazer um passeio de bicicleta na área do vulcão Kintamani, onde poderemos observar as magníficas paisagens da montanha Batur. Vamos ainda percorrer plantações de especiarias e os famosos arrozais balineses.

  • Dia 15Último dia em Bali

    Hoje é o nosso último dia em Bali! Depois de prepararmos as malas, vamos a Ubud para um último passeio e comprar souvenirs. Depois de um último almoço, rumamos ao aeroporto para regressarmos a Portugal

  • Dia 16Chegada a Lisboa

    Chegamos a casa cheios de histórias para contar, mais crescidos, mais autónomos e mais solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Acompanhante desde Portugal
    • Apoio e contacto de emergência do staff local 24/7
    • Transferes de e para os aeroportos
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Todas as atividades mencionadas
    • Todas as refeições
    • Alojamento: 1 noites em Singapura no hotel D´Resort (ou similiar), 1o noites numa casa de voluntários situado em Pejeng Kaja nos arredores de Ubud e 2 noites na ilha de Nusa Penida.
    • Certificado de participação
    • Seguro
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Voo não incluído.
    • Refeições e atividades não mencionadas
    • Atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante

LÍDER DA VIAGEM

Madalena Caria Mendes |

O grupo será acompanhado por Madalena Caria Mendes. Bióloga e ilustradora, tem 25 anos e é aquilo a que se pode chamar de uma tree hugger. As suas grandes paixões são a natureza, a fotografia e as viagens. Tem se envolvido em vários projetos de âmbito científico e social, recentemente fez investigação na Dinamarca e em França. Em 2018 aventurou-se com 6 jovens (12-13 anos) num programa de intercâmbio no Vietname.    

ALOJAMENTO

Em Singapura ficaremos no hotel D´Resort (ou similar).

Vamos ficar alojados numa casa de voluntários situado em Pejeng Kaja, a 15-20 minutos do centro de Ubud, numa zona muito segura e tranquila e onde vamos poder observar de muito perto o típico modo de vida balinês.

Os participantes ficarão em quartos partilhados, simples mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável

O mesmo tipo de alojamento espera-nos quando pernoitarmos na ilha de Nusa Penida.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Os jovens ficarão em vários diversos tipos de alojamento: em Singapura ficaremos no hotel Resort (ou similar), vamos ficar alojados numa casa de voluntários situado em Pejeng Kaja, a 15-20 minutos do centro de Ubud, numa zona muito segura e tranquila – os participantes ficarão em quartos partilhados, simples mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável. O mesmo tipo de alojamento espera-nos quando pernoitarmos na ilha de Nusa Penida.
A Indonésia e Singapura são países seguros e pacíficos. Os nossos parceiros locais, responsáveis por toda a logística, são organizações de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumprem todos os requisitos de qualidade e segurança. Os participantes viajarão sempre em transporte privado e contarão com acompanhamento permanente, quer do líder português, quer de staff local.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas [clique aqui], há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e encarregados de educação, que o deverão assinar.
É necessário passaporte com validade mínima de seis meses após a data prevista para o regresso. É ainda necessária a autorização de saída assinada por ambos os pais/encarregados de educação. Toda a documentação está a cargo do participante.
É aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter.  A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 2 meses antes da viagem.
Todos os transportes necessários durante o programa, incluindo a ida de e para o aeroporto, será feito em veículos privados devidamente licenciados.
Mediante a concordância dos pais e sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante algumas das atividades, por breves períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 6 a 12 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de participantes seja superior, o grupo terá um segundo líder ou líder júnior.
É permitida a utilização de telemóvel durante todo o programa, não só para comunicação com os pais como com o líder e restantes participantes no programa. No entanto, a Earlybird aconselha os participantes a reduzirem ao mínimo indispensável a utilização de dispositivos eletrónicos durante a participação nos nossos programas, por forma a otimizar os inúmeros benefícios que os mesmos geram.

Programas 2019

Vem voar connosco!
Bali e Singapura

Tradição e Aventura em Bali

A Indonésia é um dos países mais interessantes do mundo para uma experiência de imersão cultural e natural. Bali, em particular, é um tranquilo paraíso de paisagens deslumbrantes e tradições culturais milenares. Vamos poder usufruir ao máximo de toda esta envolvência, aprender imenso sobre esta ilha única e, ao mesmo tempo, ajudar as populações locais menos privilegiadas a melhorar as suas condições de vida. Vai ser, sem a menor dúvida, uma experiência incrível e muito enriquecedora!

Tailândia

Imersão Cultural na Tailândia

A Tailândia é um dos países mais visitados do Sudeste Asiático, com uma enorme riqueza cultural e histórica, repleta de tradições ancestrais e paisagens magníficas. A nossa viagem vai levar-nos à capital Bangkok, a Singburi onde vai decorrer o trabalho de voluntariado, à antiga capital Ayutthaya, às bonitas cidades de Chiang Mai e Chiang Rai, e à aldeia tribal Akha. Uma oportunidade única de enriquecimento e crescimento para e todos.

África do Sul

Direitos Humanos na África do Sul

Em 2018, a comemoração do centenário do nascimento do Nelson Mandela ofereceu-nos um bom pretexto para viajarmos até à África do Sul, onde fizemos voluntariado com crianças, conhecemos as paisagens, o povo e a história deste país e tivemos muitas oportunidades para refletir e debater sobre o racismo, a diversidade, a liberdade e a luta pelos direitos humanos. A viagem revelou-se tão enriquecedora e impactante que em 2019 vamos repetir a experiência!

Quénia

Vida Animal no Quénia

Nesta viagem vamos ter a oportunidade de ajudar algumas das organizações que dedicam o seu dia-a-dia a apoiar os mais vulneráveis, ao mesmo tempo que vamos conhecer melhor a história e cultura quenianas e mergulhar no seu riquíssimo ambiente natural. Será, sem a menor dúvida, uma experiência inesquecível e muito impactante!

Vietname

Cultura e Paisagens do Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.