A Associação GAPA – Grandmothers Against Poverty and AIDS foi criada em 2001 em Khayelitsha, a maior township da Cidade do Cabo e a segunda maior da África do Sul, por um conjunto de mulheres, na sua maioria avós de crianças que perderam os pais para o flagelo da SIDA. Confrontadas com a necessidade de criar e educar os netos em circunstâncias tão difíceis e num ambiente tão duro, estas avós juntaram forças e criaram esta incrível rede de apoio para as suas crianças.
Entre apoios externos e o trabalho das próprias grannies (que executam e vendem peças de artesanato), a rede cresceu e hoje em dia a GAPA, entre outros projetos, gere um centro de apoio onde, depois da escola, mais de 200 crianças escapam a tardes erráticas que as vulnerabilizam. Aqui são alimentadas, acarinhadas e participam em diversas atividades lúdicas e pedagógicas.
Em agosto de 2018, durante a nossa viagem à Cidade do Cabo, tivemos o enorme privilégio de conhecer esta associação e de, durante uma semana, fazer voluntariado no centro de apoio pós-escolar da GAPA.
Para além de uma pequena ajuda ao jardineiro, os nossos earlybirds estiveram profundamente envolvidos em todas as atividades de apoio às crianças: ajudaram com os trabalhos de casa, fizeram trabalhos manuais, leram livros, realizaram jogos de exterior…
A experiência foi incrivelmente enriquecedora e marcante. Desde as reuniões com as avós às atividades com as crianças, passando pelo contacto com voluntários mais velhos, todos nós saímos de lá diferentes e lá deixámos um pouco do nosso coração.
Neste Dia Internacional da Mulher, não podia deixar de fazer aqui uma homenagem a estas mulheres únicas, de uma força extraordinária e uma dignidade como poucas vezes vi. Um exemplo de coragem, união e solidariedade que nunca esqueceremos.
Também nunca esquecerei dois dos maiores elogios que já me fizeram, e que recebi aqui:
Quando uma das avós me disse, no último dia: “We are so proud of you!”
E quando uma das crianças me perguntou: “Are you a granny?”
Saiba mais sobre a GAPA aqui:
E sobre a 2.ª edição da viagem à África do Sul, a realizar em agosto de 2019, aqui:
https://earlybird.pt/programa/direitos-humanos-na-africa-do-sul/
Catarina Anastácio