Costa Rica

A Costa Rica é um dos países mais felizes do Mundo e com maior biodiversidade, motivos suficientes que nos levaram a eleger este como o primeiro destino da Earlybird. Este ano lançamos a 3.ª edição deste programa, com duas fantásticas semanas de voluntariado e aventura na praia e na selva.

Voluntariado

Durante uma semana vamos fazer voluntariado com crianças desfavorecidas, em escolas, orfanatos ou centros de dia. Os voluntários organizam e participam em atividades pedagógicas, lúdicas e desportivas com as crianças e ajudam com a limpeza, higiene e organização em geral. O objetivo principal é proporcionar às crianças um ambiente acolhedor e diversificado, e, ao mesmo tempo, permitir que as professoras e outras cuidadoras se dedicam a todas as tarefas, incluindo logísticas, que é necessário cumprir.

Aventura e Cultura

Durante a segunda semana, vamos aventurar-nos na selva e nas praias de Manuel António. Vamos fazer white water rafting, arborismo, caminhadas na selva, banhos de cascata, snorkeling, passeios de trimaran e visitas a parques naturais. Ao mesmo tempo, vamos imergir na cultura e vida quotidiana da Costa Rica. Ficaremos alojados em casas de famílias locais, o que proporcionará um contacto mais próximo com a sua a língua, costumes e gastronomia. Também vamos ter aulas de salsa e culinária.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada a San Jose

    Chegamos finalmente à Costa Rica! Vamos ser recebidos no aeroporto por um representante do nosso parceiro local, que nos conduzirá às famílias que nos acolherão nas duas próximas noites, para um primeiro jantar típico e uma boa noite de sono.

  • Dia 2Orientação, passeio em San Jose e transfere para Quepos

    De manhã vamos ter uma primeira sessão de orientação, onde falaremos sobre o nosso programa para as próximas duas semanas e nos serão diversas informações úteis sobre questões culturais, de segurança e de saúde. Segue-se um passeio a pé pelas animadas ruas de San Jose, passando pelos seus locais mais icónicos. À tarde rumamos a Quepos, onde decorrerá o resto do nosso programa. A viagem de autocarro, de cerca de 3 horas, proporcionará o primeiro contacto com as paisagens deslumbrantes da Costa Rica e com o clima tropical na costa do Pacífico. Quepos é uma pequena cidade situada a poucos kilómetros do Parque Natural Manuel António. É uma cidade tranquila e segura, onde toda a gente se conhece e, como na maioria das cidades da Costa Rica, as ruas não têm nome, sendo as moradas encontradas através de pontos de referência.

  • Dia 3Orientação e gincana fotográfica

    Hoje vamos conhecer a sede do nosso parceiro local, localizada no cimo de uma colina com vistas deslumbrantes sobre o Oceano Pacífico. Ponto de encontro de estudantes de vários países, é aqui que se realizam as aulas de línguas, de ioga, de salsa e de culinária, bem como variados eventos culturais e sociais. Vamos ter mais uma sessão de orientação, particularmente focada no trabalho de voluntariado e nas atividades de aventura. Por fim, vamos começar a conhecer melhor Quepos através de uma gincana fotográfica.

  • Dia 4Parque Natural Manuel Antonio e praia

    Hoje iniciamos as nossas atividades de aventura, e começamos em beleza! Vamos ter uma manhã de caminhada e aprendizagem no Parque Nacional Manuel Antonio, caracterizado por uma imensa variedade de fauna e flora. Os animais selvagens que podem ser encontrados no parque incluem esquilos, bugios, macacos-de-face-branca, preguiças-de-dois-dedos, quatis, iguanas e mais de 350 espécies de aves. O resto do dia é passada na maravilhosa praia do Parque Natural, com areia branca e água morna.

  • Dia 5White Water Rafting e aula de salsa

    Hoje é dia de White Water Rafting. Vamos ter um dia cheio de emoção, com uma fantástica experiência de rafting adaptada a qualquer nível de aventureiro. Dia com muita adrenalina em cenários de grande beleza, que inclui um incrível banho de cascata. Depois de almoço, nada melhor do que uma gincana fotográfica para ficarmos a conhecer melhor Quepos, tomarmos o primeiro contacto com a população local e treinarmos a nossa curiosidade cultural e sensibilidade estética. Por fim teremos uma aula de salsa, dança típica da Costa Rica. Diversão garantida!

  • Dia 6Reserva Natural Rainmaker

    Hoje vamos fazer uma caminhada na Reserva Natural Rainmaker, habitat das borboletas-morfo, da rã-colorida-de-dardo-de-veneno, de uma grande variedade de aves e de milhares de espécies de plantas únicas. O passeio tem lugar ao longo do Rio Seco e do trilho florestal mais impressionante da Costa Rica, constituído por um sistema de pontes suspensas concebidas para minimizar o impacto florestal.

  • Dia 7Cascatas Nayuaca

    As Nauyaca são consideradas as mais bonitas e espetaculares cascatas da Costa Rica, oferecendo um cenário de tirar o fôlego aos amantes da natureza e de aventura. O dia será dedicado a passear e a explorar a área em torno das cascatas, incluindo mergulhos nas águas quentes do Rio Barucito.

  • Dia 8Passeio de trimaran e snorkeling

    Vamos passar a manhã e início da tarde a bordo de um trimaran, a passear ao longo da costa, enquanto aprendemos sobre a rota e a vida aquática da região. Poderão ser observados golfinhos, raias, tartarugas marinhas e baleias migratórias. As ilhas principais da área (incluindo Olocuita e Isla Verde) podem igualmente ser vistas. Vamos também fazer snorkeling e almoçar a bordo.

  • Dia 9Arborismo na selva

    Meio-dia de excitação e aventura! Vamos deslizar ao longo de cabos de aço de árvore para árvore usando equipamento da melhor qualidade e desfrutando de vistas únicas sobre a floresta.

  • Dia 10Praia de Biesanz

    Hoje vamos depois passar o dia na tranquila praia de Biesanz (transporte incluído), onde poderemos desfrutar da sua areia branca, água quente e cristalina e praticar desportos náuticos (opcional e a custo extra)

  • Dia 11Voluntariado e aula de salsa

    Chegou finalmente o momento de começarmos a trabalhar! Durante as manhãs vamos participar em atividades com crianças em escolas ou centros de apoio. O nosso trabalho consiste essencialmente em proporcionar um ambiente acolhedor e divertido a crianças desfavorecidas. Os voluntários são encorajados e colocar ao dispor das crianças os seus talentos desportivos, artísticos, pedagógicos, etc., numa experiência enriquecedora para todos. Durante a tarde vamos realizar diversas atividades de construção e similares (pinturas, embelezamento, etc.) adaptadas à faixa etária dos participantes.

  • Dia 12Voluntariado

    Mais meio dia de voluntariado e tempo livre para passearmos ou irmos à praia ou simplesmente desfrutarmos da “pura vida” da Costa Rica.

  • Dia 13Voluntariado e aula de culinária

    O voluntariado hoje é complementado com uma aula de culinária. Vamos aprender a cozinhar (e comer!) pratos típicos da Costa Rica, como casados ou arroz com pollo.

  • Dia 14Voluntariado

    Mais um dia de trabalho!

  • Dia 15Voluntariado

    Hoje é dia de despedidas. As crianças deixam sempre saudades, mas vamos partir de coração cheio! A meio da tarde despedimo-nos de Quepos e das famílias que nos acolheram e rumamos a San Jose, para a última noite na Costa Rica.

  • Dia 16Voo de regresso

    Regressamos a casa cheios de histórias para contar, de coração cheio, mais crescidos, autónomos, empáticos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Acompanhante desde Portugal
    • Orientação inicial
    • Apoio e contacto de emergência do staff local 24/7
    • Transfere de e para o aeroporto (San Jose)
    • Alojamento em famílias locais (2 noites em San Jose, 13 em Quepos), com pequeno-almoço e jantar
    • 14 almoços
    • Transporte, guias, entradas e equipamento das atividades de aventura
    • 2 aulas de salsa
    • 1 aula de culinária
    • Acesso a computador e wi-fi, chá e café no instituto local
    • Certificado de participação
    • Seguro
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Voo não incluído. Valor 1105€ (valido até 1 maio)
    • Transporte (público) para os locais do voluntariado
    • Refeições não mencionadas
    • Atividades não mencionadas
    • Despesas com documentação e consulta de viajante

LÍDER DA VIAGEM

Gorete Figueira |

O grupo será acompanhado por Gorete Figueira. Mãe de 2 filhos (11 e 15 anos), trabalhou mais de 20 anos na área financeira e participou ao longo dos anos em vários projetos no âmbito da ação social. As viagens e o mundo são, desde sempre, umas das suas grandes paixões. Acredita que mais do que a viagem em si, o importante é a riqueza do que se aprende e retira dela, pelo que é com imenso orgulho que se associa a este projeto.

ALOJAMENTO

O alojamento faz-se em casas de famílias locais e classe média devidamente selecionadas, permitindo um envolvimento maior com o país, o seu povo e os seus costumes. O pequeno-almoço e o jantar estão incluídos.

Em cada casa ficarão entre 2 e 5 jovens. Antes da partida serão facultadas informações detalhadas sobre cada família de acolhimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Os jovens ficarão alojados em casas de famílias locais devidamente selecionadas pelo nosso parceiro local. A grande maioria das famílias tem muita experiência em receber jovens e oferece-lhes todo o apoio de que necessitam durante a estadia. Cada família alojará grupos entre 2 e 5 jovens. Além do alojamento, as famílias fornecem pequeno-almoço e jantar. Toda a informação sobre as famílias, com o respetivo contacto, será recebida antes da viagem.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para pagar transportes públicos e fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes levem consigo dinheiro para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação. No caso de participantes menores, a troca de divisas na Costa Rica terá que ser feita pelo líder. Os participantes poderão levar cartão de débito ou de crédito.
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas [clique aqui], há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e encarregados de educação, que o deverão assinar.
É necessário passaporte com validade mínima de seis meses após a data prevista para o regresso. Não é necessário visto de entrada na Costa Rica. Esta viagem exige ESTA, uma vez que será feita escala nos EUA. Toda a documentação está a cargo do participante. A EarlyBird pode encarregar-se de pedir o ESTA, o que tem um custo adicional.
Apesar de a Costa Rica ser um destino bastante seguro em termos de saúde, é aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter.  A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 2 meses antes da viagem.
O transporte de e para o aeroporto de San Jose, bem como para os locais onde se desenrolarão as atividades de aventura, será feito em veículos privados devidamente licenciados. Durante os restantes períodos, nomeadamente para deslocação para os locais do voluntariado, serão utilizados transportes públicos (autocarro).
Mediante a concordância dos pais e sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante alguns períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 6 a 14 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de participantes seja superior, o grupo terá um segundo líder ou líder júnior.
É permitida a utilização de telemóvel durante todo o programa, não só para comunicação com os pais como com o líder e restantes participantes no programa. No entanto, a Earlybird aconselha os participantes a reduzirem ao mínimo indispensável a utilização de dispositivos eletrónicos durante a participação nos nossos programas, por forma a otimizar os inúmeros benefícios que os mesmos geram.
O instituto local, sede no nosso parceiro, disponibiliza computadores e wi-fi. A maioria das casas onde os participantes ficarão alojados também dispõe de wi-fi, embora não seja garantido que isso aconteça.

Programas 2019

Vem voar connosco!
Bali e Singapura

Tradição e Aventura em Bali

A Indonésia é um dos países mais interessantes do mundo para uma experiência de imersão cultural e natural. Bali, em particular, é um tranquilo paraíso de paisagens deslumbrantes e tradições culturais milenares. Vamos poder usufruir ao máximo de toda esta envolvência, aprender imenso sobre esta ilha única e, ao mesmo tempo, ajudar as populações locais menos privilegiadas a melhorar as suas condições de vida. Vai ser, sem a menor dúvida, uma experiência incrível e muito enriquecedora!

Tailândia

Imersão Cultural na Tailândia

A Tailândia é um dos países mais visitados do Sudeste Asiático, com uma enorme riqueza cultural e histórica, repleta de tradições ancestrais e paisagens magníficas. A nossa viagem vai levar-nos à capital Bangkok, a Singburi onde vai decorrer o trabalho de voluntariado, à antiga capital Ayutthaya, às bonitas cidades de Chiang Mai e Chiang Rai, e à aldeia tribal Akha. Uma oportunidade única de enriquecimento e crescimento para e todos.

África do Sul

Direitos Humanos na África do Sul

Em 2018, a comemoração do centenário do nascimento do Nelson Mandela ofereceu-nos um bom pretexto para viajarmos até à África do Sul, onde fizemos voluntariado com crianças, conhecemos as paisagens, o povo e a história deste país e tivemos muitas oportunidades para refletir e debater sobre o racismo, a diversidade, a liberdade e a luta pelos direitos humanos. A viagem revelou-se tão enriquecedora e impactante que em 2019 vamos repetir a experiência!

Quénia

Vida Animal no Quénia

Nesta viagem vamos ter a oportunidade de ajudar algumas das organizações que dedicam o seu dia-a-dia a apoiar os mais vulneráveis, ao mesmo tempo que vamos conhecer melhor a história e cultura quenianas e mergulhar no seu riquíssimo ambiente natural. Será, sem a menor dúvida, uma experiência inesquecível e muito impactante!

Vietname

Cultura e Paisagens do Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.