PERGUNTAS FREQUENTES
Quem é responsável pela organização do programa?
O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Como são escolhidas as famílias locais nas quais ficarão alojados os participantes?
Os jovens ficarão alojados em casas de famílias locais devidamente selecionadas pelo nosso parceiro local. A grande maioria das famílias tem muita experiência em receber jovens e oferece-lhes todo o apoio de que necessitam durante a estadia. Cada família alojará grupos entre 2 e 5 jovens. Além do alojamento, as famílias fornecem pequeno-almoço e jantar. Toda a informação sobre as famílias, com o respetivo contacto, será recebida antes da viagem.
Existem custos extras não incluídos no programa base? Se sim, quais?
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para pagar transportes públicos e fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
O que devem os participantes levar?
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Os participantes devem levar dinheiro consigo?
Sim, os participantes levem consigo dinheiro para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação. No caso de participantes menores, a troca de divisas na Costa Rica terá que ser feita pelo líder. Os participantes poderão levar cartão de débito ou de crédito.
Existe algum código de conduta específico deste programa?
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas [clique
aqui], há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e encarregados de educação, que o deverão assinar.
É necessário visto ou outro tipo de documentação específica? Se sim, quem trata?
É necessário passaporte com validade mínima de seis meses após a data prevista para o regresso. Não é necessário visto de entrada na Costa Rica. Esta viagem exige ESTA, uma vez que será feita escala nos EUA. Toda a documentação está a cargo do participante. A EarlyBird pode encarregar-se de pedir o ESTA, o que tem um custo adicional.
É necessária a realização de uma consulta de viajante?
Apesar de a Costa Rica ser um destino bastante seguro em termos de saúde, é aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter. A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 2 meses antes da viagem.
Que meios de transporte serão utilizados durante o programa?
O transporte de e para o aeroporto de San Jose, bem como para os locais onde se desenrolarão as atividades de aventura, será feito em veículos privados devidamente licenciados. Durante os restantes períodos, nomeadamente para deslocação para os locais do voluntariado, serão utilizados transportes públicos (autocarro).
Os participantes podem circular sozinhos no local de destino?
Mediante a concordância dos pais e sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante alguns períodos e em pequenos grupos.
Qual o rácio de adultos por jovem?
O grupo será composto por 6 a 14 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de participantes seja superior, o grupo terá um segundo líder ou líder júnior.
É permitido levar telemóvel?
É permitida a utilização de telemóvel durante todo o programa, não só para comunicação com os pais como com o líder e restantes participantes no programa. No entanto, a Earlybird aconselha os participantes a reduzirem ao mínimo indispensável a utilização de dispositivos eletrónicos durante a participação nos nossos programas, por forma a otimizar os inúmeros benefícios que os mesmos geram.
Estará disponível wi-fi?
O instituto local, sede no nosso parceiro, disponibiliza computadores e wi-fi. A maioria das casas onde os participantes ficarão alojados também dispõe de wi-fi, embora não seja garantido que isso aconteça.