Sri Lanka 2022

Apelidado de pérola do Índico, o Sri Lanka é um país situado a sul da Índia e conhecido pela sua enorme riqueza histórica (com grande presença portuguesa), cultural e religiosa, paisagens muito diversas de mar, floresta, montanhas, plantações de chá e uma enorme variedade de animais. Neste programa vamos descobrir localizações incríveis, paisagens deslumbrantes e um povo amável e hospitaleiro. Teremos muitas atividades culturais, lúdicas e de aventura e vamos ajudar a comunidade e o ambiente local através de diversas ações de voluntariado. Serão duas semanas de muita partilha, descoberta e solidariedade!

TRADIÇÃO E AVENTURA

Vamos ter a oportunidade de conhecer vários locais importantes do Sri Lanka, como templos milenares, uma fábrica de chá e uma cidade com vestígios portugueses. Iremos também apreciar as suas magníficas paisagens, passear de bicicleta, fazer um safari, surf e kayak num rio. Participaremos em diversas atividades de imersão cultural  tais como aulas de culinária e espetáculos tradicionais. Serão duas semanas de cultura e aventura que jamais esqueceremos.

VOLUNTARIADO

Durante a nossa estadia vamos trabalhar em diversos projetos de ajuda à comunidade. Iremos realizar atividades pedagógicas, lúdicas ou desportivas com as crianças de um jardim de infância e aprender a cuidar de tartarugas numa reserva natural. Vamos também pôr as mãos na terra a cuidar de mangais, aprendendo porque são tão importantes para a preservação dos ecossistemas costeiros. Continuando na preservação do ambiente, iremos, também, ajudar na limpeza de uma praia e de um rio.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada ao Sri Lanka

    Chegámos ao Sri Lanka! Após o transfere para o alojamento, seremos recebidos com um jantar de boas-vindas.

  • Dia 2Galle, Unuwatuna e voluntariado com tartarugas

    Pela manhã teremos uma sessão de orientação por Galle e Unuwatuna, para conhecermos alguns locais importantes e nos ambientarmos a esta mudança de cenário. Galle, onde os portugueses chegaram no século XVI, tem fortes elementos arquitetónicos europeus e é a maior fortaleza na Ásia construída por Europeus. À tarde, vamos começar um novo projeto: cuidar de tartarugas. Vamos aprender mais sobre estes simpáticos animais e ajudar em diversas tarefas relacionadas com a sua preservação.

  • Dia 3Voluntariado e mosteiro Budista

    Começamos o dia com um novo projeto em mãos! O nosso projeto de hoje passará por ajudar a cuidar de crianças num jardim de infância local, com jogos ou atividades. À tarde, vamos imergir um pouco na cultura local, ao visitar um templo Budista.

  • Dia 4Voluntariado e passeio de bicicleta

    Hoje seguimos para um centro de conservação de mangais. Estas árvores protegem a linha costeira de erosão, tempestades e até tsunamis. São importantes na cadeia alimentar e providenciam abrigo para peixes jovens e invertebrados. Vamos ajudar em tudo o que for necessário para preservar esta árvore tão importantes. Pela tarde, vamos fazer um passeio de bicicleta pelos arrozais e vilas e apreciarmos de perto estas paisagens magníficas.

  • Dia 5Voluntariado com tartarugas e forte de Galle

    Mais uma manhã de voluntariado com tartarugas. Pela tarde, vamos fazer uma visita ao forte de Galle, descobrindo mais um pedaço na nossa história. Construído pelos portugueses e expandido pelos holandeses, este forte é monumento histórico, arqueológico e arquitetónico de inestimável valor, razão pela qual foi classificado como património da UNESCO.

  • Dia 6Voluntariado na praia e culinária

    Hoje vamos passar a nossa manhã a limpar a praia. Á tarde, vamos ter uma aula de culinária cingalesa, marcada pela enorme diversidade cultural presente neste país.

  • Dia 7Aula de surf e visita a aldeia local

    Hoje temos uma manhã radical! Vamos começar o dia com uma aula de surf. Posteriormente, pela tarde, vamos visitar uma aldeia local para descobrirmos mais sobre a sua população, os seus costumes e tradições.

  • Dia 8Kayak e praia

    Hoje teremos um dia de aventura e descontração. Vamos conjugar uma atividade muito divertida, o kayak, com a nossa indispensável ajuda, a limpar o rio. Vai ser uma manhã em cheio! Pela tarde, vamos aproveitar para descansar, na praia, do trabalho dos últimos dias.

  • Dia 9Safari

    Seguimos cedo para o Parque Natural de Udawalawe onde vamos poder observar elefantes, leopardos, preguiças, búfalo-asiático e muitas espécies de aves aquáticas. Será uma experiência inesquecível!

  • Dia 10Cascata de Ravana, Ponte dos Nove Arcos e Pico de Adão

    De manhã, visitaremos a cascata de Ravana: digna de postal e de cortar a respiração, é uma das maiores cascatas do Sri Lanka! De seguida, vamos para a Ponte dos Nove Arcos, cujo contraste com o verde a toda a volta, faz com que seja um marco deste país. Foi construída durante a era colonial e, reza a lenda, que durante a Guerra dos Impérios, todo o aço que seria para a construção da ponte, foi necessário para o exército. Desta forma, a sua construção parou, fazendo com que os locais a construíssem sozinhos com pedras e cimento. Seguimos para o Pico de Adão, montanha com 2243 metros de altitude, local sagrado para diversas religiões. No topo, encontramos uma das melhores vistas do Sri Lanka.

  • Dia 11Fábrica e plantação de chá

    O Sri Lanka é um dos maiores produtores de chá do mundo e, hoje, teremos a oportunidade de conhecer uma fábrica de chá e a história por detrás desta tradição. Vamos, depois, passear pelas plantações, uma paisagem fantástica!

  • Dia 12Kandy e Templo do Dente

    O nosso dia hoje será passado em Kandy. Pela manhã, vamos descobrir um mercado de artes e visitar o Templo do Dente. Este templo budista, envolto em misticismo e tradição, abriga uma relíquia: o dente de Buda. Deste a antiguidade que a relíquia sempre foi muito importante na política: reza a lenda que quem detém o dente governa do país. De seguida, vamos ter um espetáculo de dança tradicional.

  • Dia 13Negombo

    Quase a despedirmo-nos do Sri Lanka, vamos passar a nossa última noite com uma vista para o mar. Vamos aproveitar este último dia para ver um pôr-do-sol magnífico e para relaxarmos na piscina.

  • Dia 14Regresso a Portugal

    Hoje despedimo-nos deste projeto e país incrível. Vão ficar as memórias e os amigos que fizemos. Voltamos mais crescidos, empáticos, solidários e com muitas histórias para contar!

Incluído O que está incluído no preço
    • Voo (a partir de Lisboa)
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Transferes de e para os aeroportos
    • Todas as atividades mencionadas
    • Alojamento
    • Todas as refeições mencionadas
    • Seguro
    • Certificado de participação
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Refeições e atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante
    • Testes à Covid-19 (se necessários)

LÍDER DA VIAGEM

A definir |

Em breve indicaremos quem será a líder que acompanha esta viagem.

ALOJAMENTO

O nosso alojamento em Galle será feito numa residência de estudantes, pertencente ao nosso parceiro local, em quarto partilhados unissexo. A residência tem piscina e duas varandas com vista para o mar.

O restante alojamento, noutras cidades, será feito em residências similares com todas as comodidades necessárias para uma estadia tranquila e confortável.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Os participantes vão ficar alojados em residências de estudantes, pertencentes ao nosso parceiro local, em quartos partilhados unissexo. Durante algumas visitas previstas no programa, ficam em alojamentos turísticos indicados e selecionados pelo parceiro local.
Os locais onde vamos ficar durante o nosso programa no Sri Lanka são tranquilos. O nosso parceiro local, responsável por toda a logística, é uma organização com muita experiência e que cumpre todos os requisitos de qualidade e segurança. No primeiro dia de estadia serão dadas aos participantes diversas indicações sobre questões de segurança, que estes deverão cumprir.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para pagar transportes públicos e fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes levem consigo dinheiro para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação. No caso de participantes menores, a troca de dinheiro no Sri Lanka terá que ser feita pelo líder. Os participantes poderão levar cartão de débito ou de crédito.
Sim, existe um Código de Conduta comum a todos os programas e podem ser exigidos Códigos de Condutas específicos a cada participante pelo parceiro local. Em qualquer dos casos este será entregue aos participantes, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela EarlyBird.
Apesar de o Sri Lanka ser um destino seguro em termos de saúde, é aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter. A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 1 mês antes da viagem.
O transporte de e para o aeroporto, para o alojamento e para os locais onde se desenrolarão a generalidade das atividades que o grupo vai realizar será feito em veículos privados devidamente licenciados.
Mediante a sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante alguns períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 10 a 14 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de inscritos seja superior, o grupo poderá terá um segundo líder ou um líder júnior.
Os participantes devem levar consigo um telemóvel para comunicação com os pais, com o líder e com os restantes participantes no programa. No entanto, salvo indicação em contrário, os telemóveis deverão estar desligados: 1) Durante as deslocações nos aeroportos; 2) Durante a realização das atividades; 3) Durante as refeições; 4) Sempre que, por razões de segurança, de dinâmica do grupo ou outras, o líder assim o entender. Relativamente à comunicação com os pais, a EarlyBird aconselha a que a mesma seja reduzida ao mínimo, para facilitar a integração no grupo, a imersão no programa e a otimização dos inúmeros benefícios que o mesmo gera.

Programas 2022

Vem voar connosco!