Cabo Verde | Julho

Cabo Verde é um arquipélago tranquilo e envolvente, de paisagens diversificadas, uma cultura alegre e cativante e uma ligação a Portugal feita de História, língua e um estreito convívio de séculos. Aqui vamos testemunhar o muito que nos une e tudo aquilo que sempre deslumbrou os visitantes portugueses: a sua conhecida morabeza (hospitalidade), o calor do clima e do povo, os sabores, cheiros, sons e cores que acordam os nossos sentidos. A ilha de Santiago é a maior do arquipélago, a sua capital, e uma amostra de tudo o que Cabo Verde tem para oferecer: praias, montanhas, vilas piscatórias, monumentos históricos, mercados, artesanato, culinária e um povo caloroso que nos vai, sem dúvida, fazer sentir em casa.

VOLUNTARIADO

O nosso trabalho de voluntariado será desenvolvido em torno do objetivo de alegrar os dias e melhorar as condições de aprendizagem das crianças do Tarrafal. Vamos fazê-lo através da dinamização de diversas atividades pedagógicas, desportivas e lúdicas e também da realização de trabalhos de construção, renovação e embelezamento das infraestruturas educativas e recreativas locais (salas de aula, bibliotecas, zonas de recreio, etc.). Vamos, também, cuidar daqueles que são conhecidos como sendo a mascote cabo-verdiana: as tartarugas Caretta. O objetivo será ajudar na proteção e preservação das tartarugas e do seu habitat natural, através de diferentes atividades, tais como patrulhamento das praias, transporte e proteção dos ovos, alimentação dos filhotes ou sua libertação no oceano.

CULTURA E AVENTURA

O nosso programa em Santiago vai colocar-nos em contacto muito próximo com a História, a cultura e as paisagens cabo-verdianas, nas mais variadas formas. Vamos visitar o Museu da Resistência, o Campo de Concentração de Tarrafal, os mercados locais e os mais destacados monumentos, testemunhos da História de Cabo Verde e de Portugal. Vamos mergulhar a fundo na cultura local através da visita a uma aldeia remota, de um workshop de olaria e de uma incrível experiência de pesca com os pescadores locais. E também vamos ter muita aventura: espera-nos uma caminhada na Serra Malagueta, um passeio de kayak, uma expedição de snorkeling e longos mergulhos no cálido mar cabo-verdiano.      

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada a Cabo Verde

    Bem-vindos a Cabo Verde! Vamos ser recebidos no aeroporto e conduzidos ao nosso alojamento em Tarrafal, onde teremos uma sessão de orientação sobre o que nos espera nos próximos dias. Depois do almoço, um primeiro contacto com as redondezas, incluindo a famosa praia do Tarrafal e a Ponta de Atum.

  • Dia 2Museu da Resistência, Campo de Concentração do Tarrafal e Ribeira da Prata

    Hoje conhecemos um pouco da História desta ilha, intrinsecamente ligada à História de Portugal: vamos conhecer o Museu da Resistência, situado no Ex-Campo de Concentração do Tarrafal, onde, durante o Estado Novo, o Governo português mantinha, como prisioneiros políticos, muitos dos opositores do regime. A tarde será mais relaxada: vamos visitar um mercado local para ver as cores e sentir os aromas dos mais variados produtos crioulos. Depois seguimos para a Ribeira da Prata, uma pitoresca aldeia a noroeste da ilha, onde poderemos desfrutar da sua bonita praia de areia preta durante o resto da tarde.

  • Dia 3Olaria em Trás di Munti e Farol D. Maria Pia

    Hoje começamos o dia no Centro de Artes e Ofícios Trás di Munti, onde, literalmente de “mãos na massa”, contactaremos da forma mais prática com o artesanato local, aproveitando para desenvolver os nossos skills de olaria. Seguimos depois para a vila para um almoço delicioso, onde recuperamos as nossas energias para a nossa próxima visita: o farol de D. Maria Pia, também conhecido por farol da Ponta Temerosa ou farol da Praia, situado, como um dos nomes indica, na Ponta Temerosa!

  • Dia 4Rabelados e praia

    Esta manhã rumamos à aldeia de Rabelados, em Espinho Branco, para passarmos a manhã com uma comunidade de origem religiosa, formada a partir de grupos que se revoltaram contra as reformas na liturgia da Igreja Católica, introduzidas na década de 1940, e que simboliza a resistência e o espírito de independência dos cabo-verdianos contra aos poderes instituídos. É uma comunidade com habitações simples, alheia à modernidade e às novas tecnologias, que se dedica sobretudo à agricultura, à pesca e ao artesanato. À tarde voltamos ao Tarrafal, onde ainda teremos tempo para um mergulho.

  • Dia 5Pesca e Serra Malagueta

    Hoje é dia de imersão total numa das maiores fontes de subsistência dos cabo-verdianos – a pesca! Após o pequeno-almoço, rumamos à praia para conhecer os pescadores locais, com quem passaremos a manhã a pescar e a conhecer o melhor pescado da região. Depois de um bom churrasco de peixe para o almoço, vamos fazer uma caminhada pela magnífica Serra Malagueta, uma zona montanhosa a perder de vista, de origem vulcânica, e que possui uma flora e fauna riquíssima.

  • Dia 6Voluntariado

    Hoje começamos os nossos projetos de voluntariado! Depois de um primeiro contacto com a escola, os professores e as crianças com que vamos crescer juntos nos próximos dias, mãos à obra! De manhã vamos ajudar as professoras na dinamização de diversas atividades com as crianças e à tarde vamos dedicar-nos à renovação ou embelezamento dos espaços circundantes.

  • Dia 7Voluntariado

    De volta ao trabalho! Dedicamos outra vez o nosso dia às crianças e à escola.

  • Dia 8Voluntariado

    Mais um dia dedicado aos nossos projetos.

  • Dia 9Voluntariado

    De manhã vamos dedicar-nos às crianças e à tarde à escola, como temos feito nos últimos dias.

  • Dia 10Praia e Cidade Velha

    Hoje espera-nos um dia muito cultural, que inclui mais alguns momentos de contacto com a História de Portugal. Vamos até à capital, a cidade da Praia, deixarmo-nos embalar pelo seu ritmo pacato e conhecer os seus edifícios históricos, a praça central, a muralha fortificada, o Mercado de Sucupira e os seus simpáticos habitantes. Vamos também conhecer a Cidade Velha, reconhecida pela UNESCO como a primeira cidade tropical onde os europeus (mais especificamente os portugueses) se estabeleceram. Fundada em 1462 com o nome de Ribeira Grande, tornou-se um importante entreposto internacional no comércio dos escravos. Vamos conhecer, entre outros locais de interesse, o pelourinho, a Igreja e Convento de São Francisco e Fortaleza Real de São Filipe.

  • Dia 11Snorkeling, atividades com os meninos da aldeia e churrasco

    Hoje vamos fazer snorkeling, conhecer mais a fundo o fundo do mar. À tarde vamos realizar atividades com os meninos da aldeia: um jogo de futebol, saltar à corda, entre outros jogos. Depois de tanta atividade física, nada como um bom churrasco na praia para o jantar.

  • Dia 12Voluntariado com tartarugas

    De volta ao trabalho! Mas desta vez vamos cuidar de tartarugas! Vamos conhecer de perto um centro de conservação de tartarugas, aprender mais sobre estes simpáticos animais e ajudar em diversas tarefas relacionadas com a sua preservação. Uma experiência diferente e que ficará para sempre na nossa memória!

  • Dia 13Voluntariado com tartarugas e acampamento na praia

    Hoje é o nosso último dia com as nossas tartarugas. À noite, um belo churrasco e acampamento na praia!

  • Dia 14Despedida e kayak

    Chegou o momento de nos despedirmos daqueles com quem partilhámos tantos momentos nos últimos dias. Vamos ter saudades, vamos de certeza deixar saudades! Depois das despedidas, ainda temos tempo para mais um momento de aventura e faremos um passeio de kayak para abrir o apetite para o almoço. De tarde preparamos as malas, jantamos.

  • Dia 15Regresso

    De manhã cedo rumamos ao aeroporto para regressarmos a casa. Chegamos a casa cheios de histórias, emoções e aprendizagens para partilhar, mais crescidos, autónomos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Voo
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Transfere de e para o aeroporto
    • Todas as atividades mencionadas
    • Todas as refeições
    • Alojamento
    • Certificado de participação
    • Visto
    • Seguro
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Refeições e atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação
    • Testes Covid (se forem exigidos)

LÍDER DA VIAGEM

Paula Malta |

O grupo será acompanhado por Paula Malta. Casada, vive em Coimbra, fez voluntariado na área da oncologia pediátrica e tem tido o privilégio de ancorar a sua vida profissional em torno de uma das suas maiores paixões: o mundo das viagens. Já foi docente e investigadora universitária na área do turismo, com interesses centrados no turismo infantil e turismo jovem, foi sócia de um operador turístico, agência de viagens e empresa de organização de eventos, e é neste momento proprietária e gestora de uma guesthouse. Por tudo isto, este convite impôs-se com a força da evidência. Parte agora para esta nova viagem na certeza de que será uma excitante aventura de descoberta, colaboração e magia. E, nesta aventura, parte, grande parte da magia vem, claro, dos mais novos!

ALOJAMENTO

Durante todo o programa ficaremos baseados na cidade de Tarrafal, que recebeu o nome da planta indígena Tarrafe. Também chamado de Mangui ou Mangue, é um porto de pesca situado na costa noroeste da ilha de Santiago, um município muito seguro e tranquilo.
A casa onde vamos ficar alojados é simples mas tem todas as comodidades necessárias a uma estadia confortável.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Vamos ficar alojados numa casa da organização na cidade de Tarrafal, que recebeu o nome da planta indígena tarrafe (também conhecida por tamargueira). Também chamado de Mangui ou Mangue, é um porto de pesca situado na costa noroeste da ilha de Santiago, um município muito seguro e tranquilo.
Os participantes ficarão em quartos partilhados unissexo, simples mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável.
Cabo Verde, a ilha de Santiago, em particular, é um local seguro e pacífico. Os nossos parceiros locais, responsáveis por toda a logística, são organizações de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumprem todos os requisitos de qualidade e segurança. Os participantes viajarão sempre em transporte privado e contarão com acompanhamento permanente, quer do líder português, quer de staff local. No primeiro dia de estadia serão dadas aos participantes diversas indicações sobre questões de segurança, que estes deverão cumprir.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem levar consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Para além do Código de Conduta comum a todos os programas, há algumas regras específicas para este programa. O Código de Conduta será entregue aos participantes e encarregados de educação, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela Early Bird.
No caso de Cabo Verde, não é, regra geral necessária a realização de uma consulta de viajante. Trata-se, contudo de uma decisão que deve ser tomada pelos encarregados de educação, tendo em conta, nomeadamente, o perfil do participante.
Todos os transportes necessários durante o programa, incluindo a ida de e para o aeroporto, será feito em veículos privados devidamente licenciados.
Mediante a sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante algumas das atividades, por breves períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 10 a 14 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de inscritos seja superior, o grupo poderá terá um segundo líder ou um líder júnior.
Os participantes devem levar consigo um telemóvel para comunicação com os pais, com o líder e com os restantes participantes no programa. No entanto, salvo indicação em contrário, os telemóveis deverão estar desligados: 1) Durante as deslocações nos aeroportos; 2) Durante a realização das atividades; 3) Durante as refeições; 4) Sempre que, por razões de segurança, de dinâmica do grupo ou outras, o líder assim o entender. Relativamente à comunicação com os pais, a EarlyBird aconselha a que a mesma seja reduzida ao mínimo, para facilitar a integração no grupo, a imersão no programa e a otimização dos inúmeros benefícios que o mesmo gera.

Programas 2021

Vem voar connosco!
Costa Rica | Julho

Aventura, Voluntariado e Espanhol

A Costa Rica é um dos países mais felizes do Mundo, com maior biodiversidade, e pioneiro em matéria de proteção ambiental e de sustentabilidade, alguns dos motivos que nos levaram a eleger este como o primeiro destino da EarlyBird. Este ano vamos realizar a 4.ª edição deste programa, com diversas novidades: localizações diferentes (Heredia e Samara), aulas de espanhol, novas atividades, outros tipos de voluntariado, mas com a certeza de que voltarão a ser duas inesquecíveis semanas de solidariedade, aventura e muita emoção!

Tanzânia | Julho

Voluntariado e Tribos

A Tanzânia é um hino à natureza, um jovem país conhecido pela sua imensa beleza natural, riqueza cultural e cunho histórico. Com o Kilimanjaro sempre presente e a sua vida selvagem, é um dos mais icónicos países de África e é considerado por muitos como sendo o berço da humanidade. Aqui vamos trilhar caminhos pelas estradas de cor terracota, conhecer o seu caloroso povo, mergulhar na sua cultura tribal e desfrutar de uma beleza selvagem como há poucas no mundo.

Cabo Verde | Julho

Voluntariado, Cultura e Aventura

Cabo Verde é um arquipélago tranquilo e envolvente, de paisagens diversificadas, uma cultura alegre e cativante e uma ligação a Portugal feita de História, língua e um estreito convívio de séculos. Aqui vamos testemunhar o muito que nos une e tudo aquilo que sempre deslumbrou os visitantes portugueses: a sua conhecida morabeza (hospitalidade), o calor do clima e do povo, os sabores, cheiros, sons e cores que acordam os nossos sentidos. A ilha de Santiago é a maior do arquipélago, a sua capital, e uma amostra de tudo o que Cabo Verde tem para oferecer: praias, montanhas, vilas piscatórias, monumentos históricos, mercados, artesanato, culinária e um povo caloroso que nos vai, sem dúvida, fazer sentir em casa.

Costa Rica | Agosto

Aventura, Voluntariado e Espanhol

A Costa Rica é um dos países mais felizes do Mundo, com maior biodiversidade, e pioneiro em matéria de proteção ambiental e de sustentabilidade, alguns dos motivos que nos levaram a eleger este como o primeiro destino da EarlyBird. Este ano vamos realizar a 4.ª edição deste programa, com diversas novidades: localizações diferentes (Heredia e Samara), aulas de espanhol, novas atividades, outros tipos de voluntariado, mas com a certeza de que voltarão a ser duas inesquecíveis semanas de solidariedade, aventura e muita emoção!

Cabo Verde | Agosto

Voluntariado, Cultura e Aventura

Cabo Verde é um arquipélago tranquilo e envolvente, de paisagens diversificadas, uma cultura alegre e cativante e uma ligação a Portugal feita de História, língua e um estreito convívio de séculos. Aqui vamos testemunhar o muito que nos une e tudo aquilo que sempre deslumbrou os visitantes portugueses: a sua conhecida morabeza (hospitalidade), o calor do clima e do povo, os sabores, cheiros, sons e cores que acordam os nossos sentidos. A ilha de Santiago é a maior do arquipélago, a sua capital, e uma amostra de tudo o que Cabo Verde tem para oferecer: praias, montanhas, vilas piscatórias, monumentos históricos, mercados, artesanato, culinária e um povo caloroso que nos vai, sem dúvida, fazer sentir em casa.