Zanzibar

Zanzibar, ilha conhecida pelos seus cenários idílicos e praias paradisíacas, é, no entanto, muito mais do que isso. Aqui confluíram povos vindos de todo o mundo que deixaram uma herança riquíssima e muito eclética e forjaram um povo hospitaleiro, amável e tolerante. Em 2022, com os locais, um grupo de earlybirds explorou uma nova língua, abraçou uma nova cultura e ajudou a comunidade local trazendo na bagagem memórias para a vida!

Voluntariado

Nestes 14 dias, vamos participar em diversos projetos de voluntariado. Vamos trabalhar com crianças num jardim de infância local, onde podemos (e devemos) utilizar as nossas habilidades para melhorar os seus dias. Participaremos também num projeto de conservação ambiental, onde ganharemos mais consciência ambiental, e aprenderemos o que podemos fazer individualmente para mudar alguns hábitos nocivos. E vamos ainda fazer trabalhos de reconstrução e renovação de casas, escolas ou outros edifícios, para melhorar a vida da comunidade local. Serão duas semanas com muitos projetos, que nos tornarão cidadãos melhores, mais solidários e, com toda a certeza, deixarão um grande impacto!

História e Cultura

Durante a nossa estadia, vamos visitar diversos locais icónicos em Zanzibar e algumas atividades lúdicas. Vamos passear de bicicleta por aldeias locais, visitar Stone Town, uma cidade histórica cheia de energia e contrastes e imergir na cultura local através de aulas de dança, de culinária e de Swahili, de visitas a mercados locais. Vamos até conhecer curandeiros, que utilizam técnicas naturais para curar os seus pacientes. Teremos também tempo para visitar praias idílicas e conhecer tartarugas gigantes, praticar snorkeling e outras atividades desportivas.

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Chegada

    Hoje chegamos a Zanzibar para começarmos a nossa aventura! Teremos uma breve sessão introdutória. À noite, teremos um jantar de boas-vindas.

  • Dia 2Stone Town, mercado local e aula de culinária

    Começamos o nosso dia com uma orientação geral sobre a cidade, questões culturais e de segurança, seguida de uma aula de Swahili. Após o almoço, vamos visitar Stone Town! Este local fascinante é composto por ruas labirínticas, com mesquitas, lojas e casas, incorporando diversos estilos arquitetónicos. Seguimos para um mercado local, onde vamos descobrir mais um pouco da cultura a partir das cores e dos sabores. À noite, teremos uma aula de culinária Swahili e iremos comer o jantar confecionado por nós mesmos.

  • Dia 3Voluntariado e aula de Swahili

    Começamos hoje o nosso projeto de voluntariado! De manhã, vamos conhecer o infantário e as crianças com quem iremos trabalhar nos próximos dias. À tarde, seguimos para o projeto de construção e renovação que nos irá ocupar as tardes dos próximos dias. Estamos ansiosos por fazermos a diferença! Após o jantar, teremos mais uma aula de Swahili.

  • Dia 4Voluntariado

    De manhã, voluntariado com as crianças; à tarde, projeto de construção e renovação.

  • Dia 5Voluntariado

    Mais um dia a fazer a diferença: de manhã, voluntariado com as crianças. Após o almoço, construção e renovação de casas para os locais. Após o jantar, vamos praticar desportos com os locais, numa noite muito divertida!

  • Dia 6Passeio de bicicleta, Khanga e tradição

    Começamos o dia a passear de bicicleta pela cidade, explorando recantos e descobrindo curiosidades. De seguida, vamos aprender sobre tradições e práticas dos curandeiros locais! Após o almoço, vamos descobrir as roupas tradicionais do povo e descobrir a utilidade dos côcos na vida dos locais. Seguida de uma demonstração, vamos fazer cordas e telhados com este fruto.

  • Dia 7Prison Island, tartarugas e museu

    De manhã, seguimos cedo para Prison Island. Esta ilha, inicialmente pensada como uma ilha para escravos que se rebelavam, tornou-se um sítio comum para quarentena de casos de febre amarela. Atualmente, é um local imperdível, onde vamos ter uma oportunidade única: uma experiência com tartarugas gigantes! À tarde, seguimos para a cidade onde vamos visitar alguns museus importantes.

  • Dia 8Praia

    Dia de aproveitarmos as praias paradisíacas de Zanzibar! Durante a tarde, vamos aproveitar para comprar algumas recordações.

  • Dia 9Voluntariado e jantar barbeque

    De manhã, voltamos ao trabalho com as nossas crianças. Após o almoço, vamos participar num projeto ambiental, que irá ocupar as nossas tardes nos próximos dias. À noite, vamos ter um jantar barbeque.

  • Dia 10Voluntariado e aula de dança

    Mais uma manhã de voluntariado com as crianças. Após o almoço, seguimos para o nosso projeto ambiental. À noite, antes do jantar, uma atividade diferente e muito divertida: aula de afrodance!

  • Dia 11Voluntariado

    Dia de despedidas: vamos dizer adeus às nossas crianças, tão especiais, de quem vamos ter muitas saudades; à tarde, vamos despedir-nos do nosso projeto ambiental e esperamos ter feito a diferença!

  • Dia 12Fruta, especiarias e aula na praia

    Hoje começamos o dia a experimentar fruta e especiarias de Zanzibar. Tão conhecidas e apreciadas, será uma manhã divertida... e saborosa. Aula de fitness na praia durante a tarde, onde vamos poder experimentar capoeira ou acrobática.

  • Dia 13Nakupenda e jantar de despedida

    Esta manhã vamos explorar Nakupenda, um dos locais mais paradisíacos de Zanzibar, onde vamos fazer um piquenique e snorkeling. Após o almoço, vamos comprar recordações para os nossos amigos e familiares. Esta noite, última sessão de feedback e, claro, um jantar de despedida e festa à altura!

  • Dia 14Regresso a Portugal

    Hoje é dia de nos despedirmos da nossa equipa, que nos acompanhou ao longo destes 14 dias. Regressamos a Portugal com sentido de dever cumprido, mais autónomos e crescidos!

Incluído O que está incluído no preço
    • Voo (a partir de Lisboa)
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Transferes de e para os aeroportos
    • Todas as atividades mencionadas
    • Alojamento
    • Pequeno-almoço, almoço e jantar incluídos
    • Seguro
    • Certificado de participação

     

Não incluído O que não está incluído no preço
    • Refeições não mencionadas
    • Atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante
    • Visto
    • Testes à Covid-19 (se necessários)

LÍDER DA VIAGEM

Gorete Figueira |

O grupo será acompanhado por Gorete Figueira. Mãe de 2 filhos (13 e 18 anos), trabalhou mais de 20 anos na área financeira e tem participado ao longo dos anos em vários projetos no âmbito da ação social. As viagens e o mundo são, desde sempre, umas das suas grandes paixões. Acredita que mais do que a viagem em si, o importante é a riqueza do que se aprende e retira dela, pelo que é com imenso orgulho que se associa a este projeto.

ALOJAMENTO

Vamos ficar alojados numa casa de voluntários situado em Stone Town, numa zona muito segura e tranquila. Os participantes ficarão em quartos partilhados unissexo, simples, mas com as comodidades necessárias a uma estadia confortável.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Os participantes vão ficar alojados num alojamento do nosso parceiro local, em Stone Town.
Zanzibar é um local pacífico. O nosso parceiro local, responsável por toda a logística, é uma organização com muita experiência e que cumpre todos os requisitos de qualidade e segurança. No primeiro dia de estadia serão dadas aos participantes diversas indicações sobre questões de segurança, que estes deverão cumprir.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para pagar transportes públicos e fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes levem consigo dinheiro para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação. No caso de participantes menores, a troca de dinheiro em Israel terá que ser feita pelo líder. Os participantes poderão levar cartão de débito ou de crédito.
Sim, existe um Código de Conduta comum a todos os programas e podem ser exigidos Códigos de Condutas específicos a cada participante pelo parceiro local. Em qualquer dos casos este será entregue aos participantes, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela EarlyBird.
Apesar de Israel ser um destino seguro em termos de saúde, é aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter.  A consulta deve ser realizada, sempre que possível, cerca de 1 mês antes da viagem.
O transporte de e para o aeroporto, para o alojamento e para os locais onde se desenrolarão as atividades que o grupo vai realizar será feito em veículos privados devidamente licenciados.
Mediante a sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante alguns períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 10 a 15 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de inscritos seja superior, o grupo poderá terá um segundo líder ou um líder júnior.
Os participantes devem levar consigo um telemóvel para comunicação com os pais, com o líder e com os restantes participantes no programa. No entanto, salvo indicação em contrário, os telemóveis deverão estar desligados: 1) Durante as deslocações nos aeroportos; 2) Durante a realização das atividades; 3) Durante as refeições; 4) Sempre que, por razões de segurança, de dinâmica do grupo ou outras, o líder assim o entender. Relativamente à comunicação com os pais, a EarlyBird aconselha a que a mesma seja reduzida ao mínimo, para facilitar a integração no grupo, a imersão no programa e a otimização dos inúmeros benefícios que o mesmo gera.

Programas 2022

Vem voar connosco!