Tailândia 2023

A Tailândia é um dos países mais visitados do Sudeste Asiático, com uma enorme riqueza cultural e histórica, repleta de tradições ancestrais e paisagens magníficas. Neste programa, vamos poder imergir totalmente na cultura tailandesa, experimentar a sua gastronomia, conhecer os costumes e os locais. Vamos conhecer a vibrante capital, Banguecoque, a cidade dos templos, Chiang Mai, e a pequena região de Omkoi, onde decorrerá o nosso projeto. Será uma oportunidade única de enriquecimento e crescimento para todos.

Voluntariado

Durante os próximos dias teremos várias oportunidades de pôr as mãos à obra na vila de Om Goi, participando em diversas atividades que sejam necessários para melhorar a vida da comunidade local. Vamos ainda viver com eles e como eles, a melhor forma de dar e receber. Da nossa experiência antevemos que este seja um projeto fisicamente exigente, para os mais arrojados, mas também por isso muito enriquecedor. A nossa ajuda fará toda a diferença!  

Projeto de voluntariado na Tailândia em grupo para jovens Earlybird 2023 verão missão

Tradição e cultura

Vamos começar por conhecer Banguecoque e Chiang Mai, visitar aldeias, mercados e templos onde poderemos aprender mais sobre os rituais budistas. Em Om Goi vamos pernoitar em casas de famílias locais humildes, experienciando e vivendo como os locais, de vivenciar os seus rituais e tradições e de entender de perto os desafios que enfrentam e onde poderemos ser mais úteis. Vamos cozinhar em suas casas, andar em bicicletas de bamboo, dançar com eles...    

GALERIA

ITINERÁRIO

  • Dia 1Partida de Lisboa

    Hoje partimos, de Lisboa, rumo à Tailândia!

  • Dia 2Chegada a Banguecoque

    Chegamos hoje a Banguecoque, onde iremos ser recebidos por parceiros locais, que nos levarão até ao nosso hotel.

  • Dia 3Banguecoque e vila artística Bang Luang

    De manhã, rumamos até aos pontos mais interessantes de Banguecoque. Visitaremos monumentos budistas, incluindo o templo Wat Pho e o gigante Buddah dourado, em Wat Traimit. Observaremos, ainda, a beleza arquitetónica do Grand Palace, residência oficial do Rei até ao século XX. Navegaremos os tradicionais canais da cidade, num barco de cauda longa. Ao longo do caminho, faremos algumas paragens importantes, como por exemplo na vila artística Khlong Bang Luang, construída com estacas de madeira. Continuamos o nosso passeio pelo rio Chao Phraya, com paragem para vista do templo Wat Arun, que significa templo da aurora, um dos mais bonitos e imponentes templos da Ásia. Jantar num restaurante local.

  • Dia 4Banguecoque, mercado flutuante, Centro Artístico e Cultural de Banguecoque e compras

    Hoje seguimos até ao mercado flutuante de Damnoen Saduak, na região de Ratchaburi. Neste mercado vamos poder ver frutas frescas, flores, vestes coloridas e souvenirs. Rumamos de seguida até ao conhecido mercado Mae Klong, ou Talad Rom Hoop, cuja tradução significa ''fechar um guarda-chuva'', pois os produtos são colocados em cima, ou perto, da linha do comboio e retirados sempre que o comboio passa. Já de regresso a Banguecoque e após um almoço saboroso, rumamos ao Centro Artístico e Cultural de Banguecoque, seguido de algum tempo livre para comprarmos algumas lembraças nas icónicas lojas da cidade. Jantamos cedo e vamos até à estação de comboios de Banguecoque para apanharmos o nosso comboio até Chiang Mai.

  • Dia 5Chegada a Chiang Mai, Cidade Velha, Doi Suthep e jantar Khantoke

    Chegamos cedo a Chiang Mai, onde seremos recebidos pelo nosso parceiro local, que nos encaminhará até ao nosso hotel. De seguida, rumamos até ao mercado centenário de Talad Waroros. Seguimos pela Cidade Velha ao encontro de duas comunidades locais, que produzem peças ornamentais e decorativas, feitas de ouro. Aqui iremos não só aprender a fazer as nossas peças, bem como todo o processo de produção. Terminamos a nossa manhã no monumento ''Three Kings''. Após recarregarmos as nossas energias com um delicioso almoço, rumamos até à Doi Suthep, a montanha que se eleva sobre a cidade de Chiang Mai. Subimos depois até ao inconfundível Wat Phra That Doi Suthep. À noite, iremos ter uma verdadeira experiência gastronómica e cultural: ao ritmos das danças tailandesas e músicos locais, vamos provar um tradicional jantar Khantoke, constítuido por diversos pratos típicos, servido em mesas baixas.      

  • Dia 6Chegada a Om Goi e orientação

    Hoje partimos cedo de Chiang Mai, com destino a Om Goi (cerca de 3h), local onde iremos ter os nossos projetos. Mal podemos esperar! À chegada, seremos recebidos por parceiros locais, que nos guiarão numa caminhada pela selva, até ao local onde iremos aprender a confecionar bamboo, para preparmos o nosso almoço em equipa. Comemos o nosso almoço enquanto continuamos a caminhada até à vila, onde decorrerá o nosso projeto. Após a chegada à vila, iremos conhecer as hospitaleiras famílias locais que nos acolherão nos próximos dias. Tempo livre durante a tarde. À noite, após o jantar, teremos uma sessão de orientação com o parceiro local sobre como serão os nossos próximos dias, bem como algumas regras básicas.

  • Dia 7Voluntariado, aula de culinária e concurso masterchef

    Pela manhã, rumamos até ao local do projeto, para começarmos a pôr mãos à obra. Os voluntários são encorajados a participar em atividades, essencialmente, de construção e embelazamento de espaços, numa experiência enriquecedora para todos. Após o trabalho, teremos uma aula de culinária típica tailandesa, Kaeren Cooking, ensinada pela comunidade local. Regressamos ao nosso alojamento, onde deveremos ter alguns ingredientes preparados para uma competição Masterchef onde os jurados são os professores e staff. Após o jantar, debriefing do primeiro dia de projeto.

  • Dia 8Voluntariado e cestaria

    Continuamos no nosso projeto, a trabalhar em prol da comunidade local! Após o trabalho, iremos aprender mais sobre a confeção de cestos, muito típico deste local, junto dos locais.

  • Dia 9Voluntariado e corrida de bicicletas de bamboo

    Mais um dia a fazer a diferença! Após o trabalho, teremos um divertido concurso de bicicletas de bamboo, juntamente com a comunidade local.

  • Dia 10Voluntariado e escola local

    Mais um dia de trabalho, junto da comunidade local. À tarde, após o trabalho, iremos visitar uma escola local, onde iremos interagir e criar alguns jogos e atividades pedagógicas, para as crianças da vila. À noite, após o jantar, iremos falar e refletir sobre os últimos dias.

  • Dia 11Voluntariado e experiência com os locais

    Mais um dia em que pomos mãos à obra, sempre em prol da comunidade local. Após o projeto, rumamos até um campo de orquídeas ou arroz, onde iremos trabalhar junto dos locais, noutro banho de cultura. À noite, jantar de despedida das nossas famílias de acolhimento que tão bem nos trataram. Seremos presenteados com uma cerimónia, cujo objetivo é desejar-nos boa sorte para o futuro, com danças e tradições locais. Uma noite inesquecível!

  • Dia 12Voluntariado e regresso a Chiang Mai

    Hoje despedimo-nos dos nossos projetos e das pessoas que nos acompanharam durante os últimos dias. Guardaremos para sempre nas nossas memórias os seus sorrisos! Após o almoço, regressamos a Chiang Mai, onde iremos relaxar.  

  • Dia 13Chiang Mai, aula de culinária e experiência de artesanato local

    Após uma boa noite de sono, rumamos até a um mercado local para comprarmos os ingredientes para a nossa próxima aventura. Seguimos até à escola Asia Scenic Thai Cooking School, para uma aula de culinária do norte da Tailândia, onde teremos a oportunidade de almoçar o que confecionámos. À tarde, seguimos até Sankampaeng, o coração do artesanato da cidade. Muitos dos produtores encontram-se neste local, perfeito para descobrirmos mais sobre a confeção de produtos de seda, pintura de guarda-chuvas e utensílios de laca. Iremos experimentar pintar o nosso próprio guarda-chuva, que mais tarde podemos levar como recordação!

  • Dia 14Elefantes e jantar de despedida

    Pela manhã, seguimos até ao norte de Chiang Mai, até chegarmos à reserva de elefantes Baan Chang. Após mudarmos de roupa e prepararmos as frutas, é hora de irmos alimentar, acaraciar e conhecer melhor estes animais tão interessantes e imponentes. Após pausa para almoço, iremos preparar arroz para alimentarmos os elefantes. Durante a tarde iremos aprender muito sobre o comportamento, saúde e quotidiano dos elefantes, numa oportunidade única. Regresso a Chiang Mai.

  • Dia 15Chiang Mai e regresso a Banguecoque

    Após tempo livre durante a manhã, seguimos para um delicioso almoço. Rumamos depois até ao aeroporto para o nosso voo Chiang Mai - Banguecoque. À chegada, iremos apanhar um shuttle do hotel.

  • Dia 16Partida de Banguecoque

    Após uma manhã livre, seguimos no shuttle do hotel até ao aeroporto. Partimos, depois, de Banguecoque, com destino a Lisboa.

  • Dia 17Chegada a Lisboa

    Hoje chegamos a Lisboa. Voltamos cheios de histórias para contar, de coração cheio, mais crescidos, autónomos, empáticos e solidários!

Incluído O que está incluído no preço
    • Voo (a partir de Lisboa)
    • Acompanhante desde Portugal
    • Acompanhamento permanente por um membro do staff local
    • Transferes ou shuttles de e para os aeroportos
    • Outras deslocações dentro da Tailândia
    • Todas as atividades mencionadas
    • Alojamento
    • Pequeno-almoço, almoço e jantar incluídos
    • Seguro
    • Certificado de participação
Não incluído O que não está incluído no preço
    • Refeições não mencionadas
    • Atividades não mencionadas
    • Despesas de caráter pessoal
    • Despesas com documentação e consulta de viajante
    • Visto
    • Testes à Covid-19 (se necessários)

LÍDER DA VIAGEM

Joana Vacas de Carvalho |

A Joana é licenciada em Economia e trabalha no Hospital de Beja, cidade onde vive. Tem duas filhas, e uma delas participou o ano passado no programa de Bali. Já acompanhou dois grupos Earlybird, um à Costa Rica em 2021, outro ao Sri Lanka em 2022 e foram duas experiências de sucesso. Regressámos todos mais felizes, mais conscientes de que há outras formas de viver e que facilmente nos adaptamos a elas. Regressámos também com novas amizades mas, acima de tudo, com a certeza de que viajar transforma-nos.

ALOJAMENTO

Durante a viagem ficaremos alojados em diversos tipos de alojamento: em Bangkok num hotel de 3* ou equivalente, em Chiang Mai no Hostel Lullaby, e iremos também pernoitar no comboio entre Banguecoque – Chiang Mai em carruagens de 2ª classe com beliches e ar condicionado. Em Omkoi ficaremos alojados em casas típicas de famílias locais, com casas de banho partilhadas, sem água quente e a dormir em colchões com redes mosqueteiras.

O alojamento é feito em quartos partilhados e unissexo. Nos hotéis, em grupos de 2 ou 4 participantes e nas casas e hostal, os grupos terão entre 4 a 6 participantes.

PERGUNTAS FREQUENTES

O planeamento e execução do programa estão a cargo da EarlyBird, em parceria com uma organização local com grande experiência e forte implementação local, e que oferece todas as garantias em termos de acompanhamento, qualidade e segurança.
Os jovens ficarão alojados em diversos tipos de alojamento: em Bangkok ficaremos em hotéis de 3* ou equivalentes, e em Chiang Mai ficaremos no Hostel Lullaby, em quartos partilhados e unissexo; em Om Koi, local do projeto, ficaremos alojados em casas de famílias locais. Nos hotéis, o alojamento será feito em grupos de 2 ou 4 participantes. Nas casas, os grupos terão entre 4 a 6 participantes. Iremos também pernoitar no comboio Banguecoque – Chiang Mai, em carruagens de 2ª classe com beliches e ar condicionado. Nos hotéis, o alojamento será feito em grupos de 2 ou 4 participantes. Nas casas, os grupos terão entre 4 a 6 participantes.
A Tailândia é um país seguro e pacífico. O nosso parceiro local, responsável por toda a logística, é uma organização de reconhecida qualidade, com muita experiência e que cumpre todos os requisitos de qualidade e segurança. No primeiro dia de estadia serão dadas aos participantes diversas indicações sobre questões de segurança, que estes deverão cumprir.
Sim, existem custos extra não incluídos no programa base, que estão devidamente identificados, designadamente para fazer face a despesas de alimentação e atividades não incluídas no programa, bem como todas as despesas de carácter pessoal.
Antes da partida será disponibilizado aos participantes um documento com todas as informações práticas relevantes para a preparação da viagem, incluindo o que é aconselhável levar.
Sim, os participantes devem consigo dinheiro (em numerário ou cartão de débito ou crédito) para as despesas não previstas no programa e outras de carácter pessoal. O montante a levar fica ao critério de cada participante/encarregado de educação.
Sim, existe um Código de Conduta comum a todos os programas e podem ser exigidos Códigos de Condutas específicos a cada participante pelo parceiro local. Em qualquer dos casos este será entregue aos participantes, que o deverão assinar.
A informação sobre a documentação necessária para a participação no programa é disponibilizada aos participantes após a inscrição. Toda a documentação é da responsabilidade dos participantes com base, quando for o caso, em minutas disponibilizadas pela EarlyBird.
É aconselhável a realização de uma consulta do viajante, na qual serão feitas todas as recomendações relativas a eventual profilaxia específica, medicamentos que os participantes devem levar e cuidados a ter. A consulta deve ser realizada, sempre que possível, até 1 mês antes da viagem.
Os participantes irão utilizar comboios, carros devidamente licenciados e avião para deslocações dentro da Tailândia.
Mediante a sujeição a determinadas regras que serão indicadas pelo líder, os participantes poderão circular sem acompanhamento do líder durante algumas das atividades, por breves períodos e em pequenos grupos.
O grupo será composto por 10 a 14 jovens acompanhados por um líder adulto. Caso o número de inscritos seja superior, o grupo poderá terá um segundo líder ou um líder júnior.
Os participantes devem levar consigo um telemóvel para comunicação com os pais, com o líder e com os restantes participantes no programa. No entanto, salvo indicação em contrário, os telemóveis deverão estar desligados: 1) Durante as deslocações nos aeroportos; 2) Durante a realização das atividades; 3) Durante as refeições; 4) Sempre que, por razões de segurança, de dinâmica do grupo ou outras, o líder assim o entender. Relativamente à comunicação com os pais, a EarlyBird aconselha a que a mesma seja reduzida ao mínimo, para facilitar a integração no grupo, a imersão no programa e a otimização dos inúmeros benefícios que o mesmo gera.

Programas 2023

Vem voar connosco!
Vietname

Cultura e Paisagens do Vietname

O Vietname é um país lindíssimo e de uma enorme riqueza cultural, histórica e natural que vamos poder aproveitar ao máximo durante esta viagem. Para além da ajuda preciosa que vamos dar à população de Mai Chau, quer através de trabalhos diversos de construção quer da interação com as crianças locais – uma oportunidade de enriquecimento e crescimento para todos -, vamos poder conhecer melhor a história, a cultura e as paisagens magníficas de um dos países mais bonitos e simpáticos do sudeste asiático.